Voltar

O que Aprendi sobre Recursos Humanos (RH) que Você Precisa Saber

Publicado em | 0 comentários

Você sabe o que é “recursos humanos” ou mais abreviadamente, RH? Muita gente já ouviu e ouve falar disso, mas nem todos conseguem falar com propriedade sobre o assunto | Créditos da imagem – Depositphotos – Autor:mast3r

Você sabe o que são os tão falados “recursos humanos”, ou mais abreviadamente, RH? Muita gente já ouviu e ouve falar disso, mas na hora de conceituar, nem todos conseguem falar com tanta propriedade sobre o assunto. Normal, nem precisa se culpar, até porque você pode aprender sobre esta definição facilmente.

Mas, não basta ficarmos no lugar comum, não é mesmo? Eu resolvi ir mais além do que uma mera conceituação e quero mostrar certas coisas que eu aprendi sobre o assunto e que você, definitivamente, precisa saber.

 

O CAPITAL HUMANO É MAIS VALIOSO QUE O FINANCEIRO

Para alguns mais céticos pode soar como hipocrisia, para outros pode soar como uma loucura, mas para quem realmente entende a preciosidade do que é o capital humano, com certeza essa frase tida no tópico parecerá justa e coerente.

Quer saber o motivo? Porque nenhum negócio se faz apenas com dinheiro. Aliás, para você ter dinheiro, é necessário contar com o capital humano já na sua empresa. Ou você vai fazer todo o trabalho sozinho? Pense nisso!

 

É NECESSÁRIO OLHAR OS RECURSOS HUMANOS COMO O NÚCLEO DE UMA ENGRENAGEM

O que é uma empresa? Uma engrenagem funcionando, pensada milimetricamente para que todo trabalho seja feito no ponto necessário e para que os resultados que são desejados sejam alcançados. Quando você pensa no setor ou nas tarefas de RH como uma administração dessa engrenagem toda, não no sentido contábil ou jurídico, mas como um mecanismo que faz a roda girar.

Se uma empresa não contar com um departamento de Recursos Humanos suficientemente efetivo, com toda a certeza ela irá sofrer com problemas operacionais que irão minar o crescimento da corporação. Portanto, é importante mudar esse olhar e não enxergar o RH como mais um departamento e sim como algo extremamente necessário.

 

O RH PRECISA DO COACHING

O coaching deve ser fomentado através do RH. Desde os processos de trainee, passando pelo outplacement ou em trabalhos de recrutamento, o coaching é algo essencial para que a empresa conte com um capital humano sempre valorizado e cada vez mais especial.

É algo que aprendi ao longo dos anos e que com certeza ninguém há de discordar. O coaching veio para ficar e não há lugar melhor para colocá-lo em prática do que o setor de Recursos Humanos.

É assim na sua empresa?

 

Deixe seu comentário e compartilhe o conhecimento em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!