Voltar

O que acontece em uma sessão de Coaching?

Publicado em | 0 comentários
homem sentado conversando com coach

© Depositphotos.com / AndreyPopov Os processos de Coaching são realizados durante o que chamamos de “sessões”, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais e variam entre uma a duas horas.

O Coaching é a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana do país. Trata-se de um poderoso e eficiente processo que une conhecimentos de inúmeras ciências — como Gestão de Pessoas, Neurociência, Linguagem Ericksoniana, Psicologia, Recursos Humanos e Administração — com técnicas e mais de cem ferramentas poderosas, com o objetivo promover o alcance rápido e eficaz de grandes resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, espiritual, familiar e qual mais você desejar desenvolver.

Como funciona uma sessão de Coaching

Os processos de Coaching são realizados durante o que chamamos de “sessões”, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais e variam entre uma a duas horas, de acordo com o que Coach e Coachee julgarem melhor.

Durante os encontros, são trabalhados os pontos fortes do cliente, bem como os que precisam de melhoria. Também são identificadas as habilidades que precisam ser desenvolvidas, competências que precisam ser aperfeiçoadas e comportamentos sabotadores que devem ser eliminados.

O Coach incentiva, ainda, a superação de dificuldades e obstáculos, definição de valores e missão de vida, sempre com a finalidade de promover mudanças positivas e permanentes que favoreçam e motivem a conquista de tudo aquilo que o Coachee deseja para si, em todos os âmbitos da sua vida.

Estrutura de uma sessão de Coaching

Confira, passo a passo, tudo o que realmente acontece em uma sessão de Coaching.

Psicogeografia

Esta é a primeira técnica aplicada ao iniciar uma sessão de Coaching. Ela consiste em criar e promover um ambiente seguro para que o cliente se sinta confortável e confiante para se “entregar” ao processo de Coaching.

Não existe uma regra para realizar a psicogeografia, podendo variar de Coach para Coach. Entretanto, o processo de preparação de um ambiente seguro e confortável para o Coachee sempre envolve um local claro e agradável, com cadeiras ou poltronas iguais, colocadas uma de frente para a outra.

Conexão

Com o local seguro bem estabelecido, é hora de iniciar a sessão de Coaching por meio da conexão. Nesta etapa, o profissional explica o que é Coaching para seu cliente e faz uma apresentação de si mesmo como Coach, informando sua formação, experiências e habilidades adquiridas com os processos de Coaching.

Em seguida, o Coach faz a pergunta introdutória que deve ser o tema da sessão: “O que você busca com a sessão de Coaching?”.

Proposta

O próximo passo é realizar a ferramenta chamada Shazan, que consiste em um conjunto de perguntas que ajudam o Coach a compreender seu cliente de maneira profunda. Em geral, essas perguntas são:

– Quais foram os três momentos mais especiais da sua vida?

– Quais foram os três momentos menos especiais da sua vida?

– Se você pudesse voltar no tempo e escolher um destes momentos, qual você reviveria?

– Tem mais alguma coisa que queira compartilhar comigo neste momento?

Desenvolvimento da sessão

De acordo com as necessidades do cliente, identificadas na etapa anterior, é hora de aplicar diferentes ferramentas para o desenvolvimento e evolução do coachee.

Aprendizado da sessão

Após a aplicação das ferramentas, cada uma específica para cada área que o cliente busca desenvolver, é o momento de encerrar a sessão extraindo o aprendizado do cliente. O Coach, então, pede para que o cliente identifique se o encontro valeu a pena, quais foram seus maiores aprendizados e o que ele leva deste momento para a vida.

Recapitulação final

O Coach faz uma recapitulação rápida de tudo o que foi abordado, estimulando seu Coachee a propor tarefas que deverão ser cumpridas até a próxima sessão.

É importante frisar que Coaching só é completo com essas tarefas, que devem necessariamente ser definidas pelo próprio cliente. Isso porque é dever do Coach instigar seu cliente a descobrir, por si mesmo, o que precisa ser feito para conquistar o que deseja.

Desconexão

Esta é uma parte essencial para o processo de Coaching. Neste momento, Coach e Coachee devem se desconectar com um abraço ou aperto de mãos. O processo de desconexão deve ser acompanhado da seguinte frase: “Tudo o que é meu eu pego de volta, tudo o que é seu eu lhe devolvo. Isso é meu e isso é seu. Nós continuamos livres e conectados em direção ao estado desejado.”

Fazer esta afirmação é essencial para que o cliente entenda que tudo o que foi dito durante a sessão permanece no mais absoluto sigilo.

Gostou deste conteúdo? Quais outras dúvidas de Coaching você gostaria de esclarecer? Contribua deixando o seu comentário logo abaixo.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!