mulher pedindo ajuda em seu primeiro dia de trabalho

© Depositphotos.com / Avrora-Andrey Para começar em um novo emprego com o pé direito, vale a pena tomar alguns cuidados para causar uma boa primeira impressão.

O primeiro dia em um trabalho novo é um dos momentos mais tensos após o processo de contratação, pois todas as atenções dos gestores e colegas ficam voltadas para o novo colaborador. Por isso mesmo, causar uma boa primeira impressão é fundamental para o futuro do profissional na organização.

No primeiro dia na empresa, tudo é observado com olhos mais críticos. Vestimentas, maquiagem, cabelo, perfume, postura corporal e até a comunicação do colaborador são avaliados. Para começar em seu novo emprego já com o pé direito, vale a pena anotar algumas dicas extraordinárias para tirar de letra a tensão do primeiro dia:

Dicas para o primeiro dia de trabalho

Estude a Empresa

Uma das melhores maneiras de evitar gafes é saber tudo sobre sua nova empresa. Se informe sobre os donos, gestores, número de colaboradores, setores, faturamento, cultura organizacional, projetos de expansão e possibilidades de crescimento.

Seja pontual

Nada de chegar atrasado logo no primeiro dia de trabalho. Para evitar que isso aconteça, estude bem o trajeto a ser feito, escolha a rota mais adequada e, para evitar imprevistos, foque em chegar pelo menos 30 minutos antes do expediente começar.

Cuidado com o visual

Bom senso é a palavra de ordem quando o assunto é vestuário no ambiente de trabalho. E esta dica não vale apenas para o primeiro dia, mas para todos. Use roupas de acordo com o perfil da empresa e evite itens com decote, transparência, modelos curtos e muito justos. Cuidado, ainda, para não exagerar na maquiagem, no perfume ou na forma de arrumar o cabelo.

Preste atenção às instruções

PSC

Em seu primeiro dia, você receberá informações sobre suas novas funções, seus colegas de trabalho e instruções de como proceder. Ouça atentamente as recomendações e, caso necessário, anote. Se surgirem dúvidas, espere seu gestor concluir para fazer suas perguntas.

Nada de ficar nas redes sociais

Um novo emprego é também uma nova oportunidade profissional. Por isso, nada de ficar batendo papo em aplicativos ou conferindo as redes sociais no trabalho. Lembre-se que este não é lugar e nem o momento para isso. Procupe-se em atender, assertivamente, suas primeiras demandas.

Seja discreto e profissional

Nada de expor sua vida pessoal ou ficar falando mal de antigos empregadores, chefes e colegas. Evite, também, fazer qualquer comentário negativo a respeito de um novo colega, gestor ou comparar as práticas organizacionais da empresa nova com seu emprego anterior.