Sonya Illustration/Shutterstock Os Chacras regem nosso equilíbrio físico, mental e espiritual e devem estar sempre sintonizados

O conhecimento dos chacras é mais uma das pérolas que recebemos da cultura indiana – embora ele também esteja presente em outras práticas orientais. A palavra chacra vem do sânscrito (umas das línguas sagradas da Índia) e significa “roda”, “disco”, “centro”.

Eles já estavam presentes no livro dos Vedas cinco mil anos antes de cristo, quando já se percebia os centros energéticos dos seres humanos. Acredita-se que há no nosso corpo sete canais de energia unidos que nutrem nossos órgãos vitais e demais sistemas e que nos ligam ao mundo imaterial, etéreo.

Esses canais ou centros de energia são os chacras e essa energia vital o prana. Há também outra energia importante: Kundalini. Essa é uma energia telúrica, ou seja, ela vem da terra, do cosmos. Ela é sugada pelos chacras secundários dos pés e difundida para os demais centros de energia.

A linha dos chacras, que pode ser observada na ilustração, tem uma forma ascendente, ela aponta ao céu, vem da base da coluna vertebral até o alto da cabeça, onde alcança o infinito pela nossa conexão com o cosmos. Nesse caminho que transpõe nosso corpo os chacras trabalham contribuindo para nossas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais.

Os Chacras e a relação com o Bem- estar Físico, Mental e Espiritual

Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. Os chacras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etéreo se manifesta mais intensamente no corpo físico. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino.

A ativação dos chacras está ligada ao nosso bem-estar físico, mental e espiritual. Físico porque é muito comum que energias acumuladas e mal trabalhadas em determinados pontos tornam-se doenças físicas, muitas vezes graves, são as chamadas doenças psicossomáticas.

PSC

Mental porque ele nos harmoniza mentalmente, no plano da consciência, da razão e da emoção. Espiritual porque há chacras internos e externos ao nosso corpo, é nossa ligação etérea.

Os chacras e a energia que emanamos já é fato científico desde 1999. Em 1904 o Padre Roberto Landell, físico e engenheiro politécnico, inventou uma máquina que fotografava um halo luminoso, em torno do corpo humano, de plantas, de animais e até mesmo de objetos inanimados.

Essa técnica ficou conhecida inicialmente como Bioeletrográfica. Anos mais tarde ela foi aprimorada na Rússia, por Semyon Kirlian, que apresentou a máquina ao mundo como o nome de Máquina Kirlian. Ela é capaz de medir e captar nosso campo energético e auxiliar em diagnósticos médicos de várias especialidades e até mesmo na agronomia.

Das culturas milenares para a ciência, o que se pode afirmar é que, mesmo que não houvesse estudos acerca desse assunto é possível sentirmos a vitalidade das energias que emanam desses pontos e o quanto somos suscetíveis à sua harmonização.

Gostou deste texto introdutório ao tema dos 7 Chacras? Então, continue acompanhado meu Blog, a categoria Self Coaching e conheça as propriedades de cada um dos sete chacras e como eles funcionam na prática.