Voltar

O Poder do Feedback

Publicado em | 0 comentários

Doctstockmedia/Shutterstock Os Feedbacks são poderosas ferramentas de crescimento pessoal e profissional. Não tenha medo deles. Use-os!

Para mim feedback é um presente que damos e recebemos das pessoas e, poder contar com esta retorno é essencial para nosso crescimento em todas as dimensões. Por isso, quero começar este artigo, te perguntando não quando foi à última, mas sim a primeira vez que recebeu um feedback? Aposto que vai dizer que foi do seu chefe, lá em seu primeiro emprego. Será mesmo?

Te convido a voltar no tempo, mais precisamente à sua infância, quando seus pais te acompanhavam o tempo todo para que você não se machucasse, fizesse coisas “erradas” ou que colocasse em risco à sua integridade. Foi nesta época também que você recebeu seus primeiros feedbacks.

- Menino, não faz isso, você vai se machucar!

- Desce daí; não fale isso; vá por ali, coma tudo para crescer forte…

- Parabéns, você foi muito bem em sua apresentação da escola!

Isso já eram os feedbacks dos nossos pais tentando nos orientar, proteger, ensinar e valorizar nossas conquistas. Não paramos para pensar nisso, mas desde cedo recebemos o retorno sobre tudo o que fazemos.

O certo é que nem sempre nossos pais usavam o tom certo ou as melhores palavras para nos dar seus feedbacks. Quem nunca ouviu aquele temido “Precisamos conversar”; quando sua cabeça, em segundos, já conclui – lá vem bronca. E geralmente era mesmo! Kkk Daí, crescemos e nos esquecemos disso, até nosso chefe falar “Preciso falar com você!” Mais uma vez, automaticamente, você já pensa – me ferrei. Não é bem assim!

 Feedback – Aprenda com ele!

Assim como nossos pais queriam que aprendêssemos e crescêssemos com os feedbacks que eles nos davam, como naquele tempo, hoje esta poderosa ferramenta ainda tem este mesmo objetivo. Por isso, para aproveitar estes presentes precisamos ressignificar as experiências ruins e enxergá-los como chances reais de evolução e crescimento.

Ninguém é perfeito ou faz tudo sempre certo, do mesmo modo, ninguém erra toda hora. Por isso, quero te convidar, neste artigo, a expandir sua visão sobre o feedback e a compreender que ele sempre te ajudará em seu desenvolvimento crescente e contínuo.

Assim, uma das primeiras coisas que você deve saber sobre ele é que não existe feedback negativo. Tudo é bem-vindo e pode ser usado para seu aprimoramento pessoal e profissional.

É certo que, muitas vezes, a forma do nosso chefe, amigo, parente ou cônjuge apresentar nossos pontos de melhoria pode não ser a melhor. Porém, é preciso ver além e, sempre que alguém lhe der este presente, independente do embrulho, você deve procurar refletir e verificar se o que foi dito realmente faz sentido.

Reflita, Receba e Compartilhe Feedbacks

Pergunte-se: Será que eu realmente ajo desta maneira? Onde e como eu posso melhorar? Quais são os comportamentos que apontam para esta direção? Qual a imagem que eu quero passar? E como as pessoas realmente me veem?

Estas são poderosas reflexões e trazem uma nova perspectiva para nossa vida. Por isso, independente do teor, sempre que receber um feedback: Agradeça. Mas, não guarde estes benefícios só para você. Compartilhe-os!

Muitas coisas podem ser melhoradas se também dermos nossos feedbacks às pessoas à nossa volta. Se o seu marido, por exemplo, está ficando tempo demais no trabalho, você, ao invés de cobrar e brigar por chegar sempre tarde; pode dizer a ele que sente sua falta e que gostaria que ele estivesse mais presente em casa para poderem assim aproveitar seu tempo juntos.

Do mesmo modo, se o seu filho não está estudando como deveria para as provas, ao invés de dizer apenas “Menino, vai estudar!”, você pode dar a ele um reforço positivo, falando de suas qualidades e da importância de focar nos estudos para ter bons resultados e evitar a recuperação.

No trabalho, se um colaborador fez alguma demanda de modo incorreto, ao invés de focar em seu erro; você pode usar o feedback para alertá-lo quanto ao problema e, especialmente, para instruí-lo, tirar suas dúvidas e garantir que, das próximas vezes, ele consiga realizar adequadamente suas tarefas.

Sentiu o Poder do Feedback? Viu como ele pode te ajudar em todos os sentidos? Por isso, te convido a ampliar sua visão e a enxergar com mais atenção, os feedbacks que o universo nos dá todos os dias. Veja alguns exemplos:

Se você não está conseguindo crescer na carreira, é sinal de que precisa melhorar algum aspecto técnico, emocional ou comportamental que está te impedindo de progredir. Se a sua relação com seus amigos está distante e fria, pode ser que você tenha feito algo que alguém não tenha gostado.

Do mesmo modo, se o seu casamento deu uma esfriada, pode ser que você ou seu parceiro, estejam passando por algum problema que está interferindo na relação. O mesmo pode ocorrer em sua empresa; se os seus colaboradores estão dispersos ou mesmo desmotivados, pode ser que a gestão de pessoas esteja falhando em algum aspecto importante.

Todas as informações que recebemos; até mesmo as do nosso corpo, por meio dos sintomas, quando ficamos doentes (dores, sinais físicos e emocionais), são feedbacks. Saber ler e compreender estes sinais potencializa nosso processo evolutivo e nos faz transcender a outro patamar na carreira e em âmbito pessoal.

O Poder dos Feedbacks de Reconhecimento

Entretanto, feedbacks não servem apenas para corrigir, mas também para Reconhecer atitudes, comportamentos e resultados positivos. Neste sentido, como é Maravilhoso quando nosso chefe reconhece nosso trabalho e nossas competências publicamente; como é Fantástico quando a empresa nos dá o reconhecimento pela nossa dedicação, habilidades e potencial por meio de uma promoção. E como é Incrível quando nossos filhos nos reconhecem como bons pais e como nosso marido ou esposa reconhecem o nosso valor.

Sem os feedbacks nada disso seria possível e não teríamos a chance de melhorar, evoluir e muito menos de sermos verdadeiramente reconhecidos como merecemos. O poder do Feedback é entender que ele é sempre um presente em nossa jornada evolutiva e também a melhor forma para corrigir falhas e potencializar nossos resultados em todas as áreas da vida.

Por isso, seja maduro, deixe de lado seu ego e aproveite todos os presentes que a vida lhe der e retribua também os feedbacks. E lembre-se que uma vez dado, a responsabilidade sobre o que fazer com ele é sempre sua.

Escolha a melhor forma, de dar e receber, e não perca esta poderosa Oportunidade de crescimento. Viva o Poder do Feedback!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!