Coaching Político

Kzenon/Shutterstock O Coaching Político é um processo efetivo e que também ajuda a desenvolver os líderes públicos!

Assim como as demais modalidades do processo, o Coaching Político é uma vertente que visa o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais dos líderes políticos. Atua no sentido de ajudar-lhes a identificar seus pontos fortes e de melhoria e no aprimoramento de sua liderança; habilidade imprescindível a quem está na vida pública como representante dos interesses da população.

Antes de seguir, acho importante deixar claro que o Coaching é um processo idôneo e correto, que visa despertar e desenvolver o potencial infinito do ser humano e torná-lo uma pessoa e profissional cada vez melhor. Portanto, mesmo que a imagem dos políticos brasileiros esteja abalada e marcada por casos de corrupção e falta de ética, o método de maneira alguma visa fomentar qualquer tipo de pensamento, comportamento e atitude que caminhe nesta direção.

Como o Coaching Político Funciona

O Coaching Político é um processo estruturado, com começo, meio e fim e que tem como objetivo apoiar o coachee (cliente) a alcançar suas metas num tempo específico. Para isso, o Coaching para líderes políticos atua no sentido de ajudar na identificação e eliminação de comportamentos negativos e crenças limitantes, que podem levar a cometer erros, bem como à desmotivação e a perda de foco em seus alvos.

A abordagem também trabalha na expansão das competências de comunicação, oratória, relacionamento interpessoal, planejamento, negociação e gestão do tempo para que assim o profissional da política possa manter-se firme frente os desafios e fazer um bom trabalho em prol da população.

Benefícios do Coaching para Líderes Políticos

Além disso, o método trabalha aspectos importantes como autoconhecimento e liderança, para que ao conhecer seus talentos e potenciais, o político possa ser um líder mais bem preparado, automotivado, resiliente, persistente e confiante para defender suas ideias, criar bons projetos e construir um legado positivo.

Isso vai de encontro ao que o Coaching defende e prega como o melhor direcionador das ações e realizações do ser humano. Estou falando da importância de se definir qual é a missão e o propósito de vida que norteiam o trabalho do político coachee.

PSC

Ter esta clareza é essencial para definir quem a pessoa é, quais são suas metas e objetivos profissionais e pessoais e entender como isso se encaixa em sua atuação pública como um líder político, representante de uma sociedade que clama por respeito e por seus direitos.

O Coaching para líderes é um processo maravilhoso que auxilia no autoconhecimento, desenvolvimento, empoderamento do indivíduo, bem como a que possa aumentar sua autoconfiança, foco, autoestima, aprimorar e expandir competências e habilidades. É uma metodologia que convida a pessoa a ser o melhor que ela pode ser; a ousar fazer diferente e ir além.

O Coaching Político caminha nesta mesma direção, evidenciando também ao coachee como seus atos trazem consequências e, por meio de perguntas poderosas, conscientizando sobre importância dos políticos se responsabilizarem por suas atitudes, tomarem decisões assertivas, reconhecer seus erros e acertos e buscar evoluir sempre.

Quer saber mais sobre Coaching? Clique e conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC!