Voltar

O Poder do Coaching Evolutivo através do Self Coaching

Publicado em | 0 comentários

Agsandrew/Shutterstock O Processo Evolutivo do Ser Humano está relacionado ao seu Legado

Self Coaching é uma modalidade do processo de Coaching, criada por mim, e que tem foco no Processo Evolutivo do Ser Humano. É pautado no quinto, sexto e sétimo níveis do conhecimento. Ele nos convida a compreender a imensidão das possibilidades e técnicas, do desenvolvimento humano, com o qual devemos estar familiarizados para despertar o potencial infinito de nossos coachees.

O objetivo, com isso, é despertá-los para serem mais eficientes e ainda terem a consciência de suas próprias evoluções no universo corporativo, e ainda no mundo social, familiar, profissional, espiritual e consigo mesmos. O foco, nesses níveis; também podemos chamar de Coaching Evolutivo.

Entretanto, antes de levarmos nosso coachee para um lugar desejado, precisamos explorar, ao máximo, onde eles estão, nesse momento, pois cada indivíduo é único e está em lugares completamente diferentes.

Alguns estarão com sobrecarga e nós teremos que ajudá-los a diminuir o peso. Outros terão certeza absoluta por onde querem ir e, na jornada, descobrirão que não era isso exatamente, pois partiram de níveis inferiores, do processo evolutivo, e nós os ajudaremos a entender o sétimo nível, que é a construção de seus próprios legados.

Alguns terão muita coragem e outros terão muito medo nessa caminhada. Teremos que criar vínculos profundos com eles, diminuindo a distância entre duas pessoas, e utilizando a terceira inteligência do processo de Coaching, que é a energia emanada e o Mind Set Coletivo, criado a partir da intercessão dos conhecimentos e histórias de vida (mapa de mundo) do coach e do coachee.

É importante lembrar que temos três tipos de Coaching dentro do processo de desenvolvimento psicológico do ser humano: Remediativo, Generativo e Evolutivo.

O Coaching Remediativo trabalha os dois primeiros níveis da Teoria dos Sete Níveis do Processo Evolutivo, que é a Superficialidade/Ambiente, que nos dão a noção de limites ou oportunidades em nossa vida e Conduta Pessoal e Profissional/Comportamento; que nos permite refletir sobre como agimos ou reagimos nos contextos de nossa história.

Já o Coaching Generativo trabalha o terceiro e quarto níveis: Conhecimento/ Capacidades e Habilidades, que nos dão direção e estratégia em nossas vidas, e Crenças/ Sonhos e Significados Pessoais, que focam em ampliar a Permissão e Motivação, em nossa caminhada evolutiva. Está relacionado com a frase: “Permissão para ir além. Ousar fazer diferente!”.

E finalmente, o “Coaching Evolutivo”, que aprofunda o quinto, sexto e sétimos níveis da Teoria do Processo Evolutivo: Meus Papéis no Mundo/ Identidade, que é a clareza da missão e interpretação de cada um de nossos papéis no mundo. Afiliação/ Pertencimento, que está relacionado com o desenvolvimento do pensamento sistêmico, do “Pensar e Agir como CEO”, e ter a clareza de que, o certo e o errado, podem ser uma percepção de cada um e, não uma certeza absoluta. Construção de nosso Legado/ Espiritualidade, sétimo nível este, que propõe a aceitarmos a missão de cocriar e compartilhar, com a humanidade, os preceitos da equidade e justiça.  o Coaching Evolutivo está relacionado com a construção de tudo que vai ficar de nós aqui na terra, após nossa partida para a dimensão espiritual.

 Podemos concluir que existem tempos diferentes de continuidade de resultados nos três tipos de Coaching, sendo que o Remediativo vai ter um bom resultado com uma menor duração. Metaforicamente podemos dizer que gera uma “mudança e performance remediativa”. O Generativo traz um ótimo resultado com uma duração média – “mudança e performance generativa”, e o Evolutivo, certamente, terá um resultado extraordinário, com um tempo de eficácia infinitamente maior – “mudança e performance evolutiva”.

Independentemente do estado ou cenário desejado que nossos clientes estejam; precisamos identificar como estão trabalhando sua jornada evolutiva, que nada mais é do que a caminhada natural do desenvolvimento psicológico, comum a todos os seres humanos.

Cada objetivo, sonho, desafio, proposta, escolha que nossos clientes fazem, estão de alguma forma, ligados com o desenvolvimento mental e espiritual que eles atingiram. Compreender onde nossos coachees estão em sua caminhada, do processo evolutivo, irá nos fornecer sólidas informações e insights sobre como apoiá-los e incentivá-los a atingir seus estados desejados usando suas próprias capacidades e habilidades, colocando o potencial, consciente e inconsciente, em prática.

E tudo isso começa em compreender em que estágio evolutivo nós estamos como coaches, em ter a nossa própria clareza do nosso estágio de desenvolvimento psicológico. Compreender onde estamos é tão importante como diagnosticar onde nossos clientes estão.

No início do processo de Coaching é muito importante que apresentemos os sete níveis da jornada evolutiva do ser humano, para juntos, estabelecermos métrica e clareza de onde estamos (identificação do estado atual) e para onde queremos ir (acordo do estado desejado).

O PODER DA INFLUÊNCIA DOS DIFERENTES CONTEXTOS CULTURAIS

 (Terceira Esfera do Diálogo Interior)

Precisamos reconhecer que nossos clientes estão dentro da sua própria evolução de desenvolvimento psicológico, mas é importante frisar que todos os contextos culturais, que eles estão inseridos, também estão em algum tipo de adaptação e evolução.

Cada um de nós está inserido em diferentes contextos: familiar, organizacional, espiritual, social, físico, sistêmico e, assim precisamos também levantar informações poderosas sobre em que estágios de evolução, essas culturas e contextos, que estamos inseridos, se encontram.

Tudo isso para detectarmos um alinhamento e similaridade (ou não) entre a evolução pessoal e a contextual/cultural em cada uma das áreas da vida de nossos clientes. Quando existe esta congruência temos uma perspectiva positiva na caminhada de evolução, pois os valores, crenças, sonhos e significados estarão alinhados. Do contrário, podemos estar numa velocidade, maior ou menor, do que a dos sistemas onde estamos inseridos e, por isso, termos alguns resultados e dificuldades diferentes.

Quando os demais sistemas estão mais evoluídos, nossos clientes encontrarão suporte para maior evolução, do contrário, eles poderão sentir bloqueio, desmotivação ou frustração por estarem num tempo diferente. Poderá ocorrer até um isolamento por padrão de pensamento muito diferente dos contextos culturais a que estão relacionados.

A discrepância entre as pessoas e as diferentes culturas e contextos, que estão inseridas, dentro dos níveis do processo evolutivo, é uma das razões delas saírem das suas empresas e outros lugares a que pertencem de alguma maneira.

Certamente, o alinhamento do sistema de crenças, valores, sonhos e significados das pessoas, com os contextos e sistemas em que estão inseridos, é o melhor cenário para uma aceleração de nosso desenvolvimento emocional, mental e espiritual, rumo ao Coaching Evolutivo.

Gostou do texto? Leia mais sobre o assunto em meu mais novo livro: Os 7 Níveis da Teoria do Processo Evolutivo!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!