Coach e coachee sentadas frente a frente, pernas cruzadas, em meio ao seu campo relacional

GaudiLab/Shutterstock O campo relacional ajuda a criar o ambiente seguro onde o processo de Coaching é realizado

O campo relacional é um conceito bastante estudado em vários campos do conhecimento, inclusive pela física quânti­ca. É um campo energético que se forma quando um grupo de pessoas entra em flow (conceito da Psicologia Positiva) e, por meio da atenção concentrada, coloca toda sua verdade, energia, amor, foco e inteligência em um ponto focal de uma sala e, dali cria-se uma superinteligência coletiva.

O campo relacional provoca o fluxo entre as mentes inconscientes, promovendo sinergia. Dessa forma quando duas ou mais pessoas se conectam num nível mais profundo, elas formam um campo relacional. Quando isso acontece, é como se elas conseguissem fazer um download com todas as experiências passadas, poderosas e profundas, nesse fluxo de energia elas conseguem viver o que se chama de suspender o julgamento.

É como observar os fatos num nível mais profundo, é interpretar aquilo que ele está sentindo ao falar, e se conectar com a sua própria verdade. Assim se unem duas ou mais ener­gias para construir a resposta de um, onde só existe verdade. Aqui há uma empatia maior, sentir o que o outro sente, abrir mão do controle/desapego.

Desta forma, deixar ir os julgamentos e o conhecimento, abrir mão do controle e o melhor de si encontra no outro um lugar, neste lugar existem todas as respostas. Este é um movimento de energia, de “Ser”. Esta energia é capaz de transcender tudo.

Campo Relacional e Conexão de Almas

Existe um Coach lema que fala, “Tudo o que vier é bem-vindo… se for bom deixe que fique, se for ruim, deixe que vá”. Partindo desse lema quando duas pessoas começarem a ver as coisas como sendo uma pessoa só, assimilando da melhor forma possível toda a energia conectada. Quando se está conectado de coração e mente aberta você sabe quem você é e deixa fluir quem você é!

Nós somos infinitamente maiores do que somos; nesse momento somos luz, é como se o consciente e a informação começasse a voltar para mente consciente como uma respos­ta, uma palavra. Tudo vai clareando, ressignificando, tendo uma visão maior, essa resposta passa a ser racional, mas na verdade ela é muito mais que isto.

A Teoria do Campo Relacional – Como Funciona!

PSC

A teoria do campo relacional é como se eu corporificasse a minha resposta, é como acreditar que no final viesse à ação do Coaching, assim eu ofereço mais respostas, mais perguntas e decido agir assim. Eu corporifico alguma coisa que não é consciente.

Quando se vive o campo relacional duas ou mais pessoas juntas conseguem chegar muito mais rapidamente em um lugar onde uma pessoa só jamais poderia chegar. O simples olhar no horizonte, estar no tempo presente, tem uma relação muito poderosa em atingir a essência.

Mas para se atingir esse estado é necessário que o am­biente seja apropriado para isso. É estritamente significativo que o ambiente seja um local seguro, ideal para que o que não se manifesta no dia a dia seja manifesto, pois neste estado nós transcendemos, falamos e sentimos algo jamais sentido anteriormente, e por isso o ambiente físico é determinante para alcançar esse campo energético.