PHOTOCREO Michal Bednarek/Shutterstock “Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo”. Por isso, o autoconhecimento é tão importante em nossa vida!

Autoconhecimento é um processo demorado que necessita de muita confiança. Conhecer a si mesmo é a chave para todo o processo de evolução humana: “quanto mais me conheço mais me curo e me potencializo”. A espera essencial para conseguir o que buscamos – um processo de consciência sobre realmente quem somos – só será suportada se tivermos confiança de que a semente plantada crescerá.

Caso a pessoa não esteja permeada pelo autoconhecimento, absoluta­mente nenhum resultado será obtido e ela desistirá com o aparecimento do primeiro obstáculo. E os obstáculos são diversos, já que a mente nos prega armadilhas a fim de nos persuadir de que viver sob seu domínio é a única forma de existência possível.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e
baixe meu ebook!

Como se Autoconhecer?

As pessoas que se autoconhecem compreendem conscientemente quais são as suas fortalezas e fraquezas. A partir do próprio mapeamento comportamental essas pessoas sabem como desfrutar completamente das suas habilidades e competências, despertando a melhor versão de si mesmo. Dessa maneira, a pessoa desenvolve as suas atividades com alto desempenho.

Um novo microempresário abre uma empresa em um ramo saturado e não liga para os comentários negativos dos outros sobre o novo empreendimento, pois ele sabe exatamente aonde quer chegar e possui uma autoestima elevada, valorizando o que ele e os outros têm de melhor.

A pessoa que identifica as suas próprias habilidades e fraquezas consegue se virar melhor na vida. E, em determinadas situações, essa pessoa fica protegida das outras pessoas, não se deixando manipular. Ou seja, a consequência do autoconhecimento é uma pessoa que não se frustra em demasia e nem depende da aceitação de outra pessoa para se decidir sobre alguma coisa.

O Caminho Para o Autoconhecimento

PSC

O processo de autoconhecimento exige atenção focada de uma pessoa no aqui e no agora, na maneira como essa pessoa anda, fala, escuta, se veste, se alimenta; como é o relacionamento interpessoal no dia a dia; como dorme; como trata o filho, o namorado (a), ou esposo (a), amigos, chefe; como anda de bicicleta, skate; como se comporta dentro da empresa em que trabalha, entre outras coisas.

Praticar a atenção no aqui e no agora, pouco a pouco, conduzirá o indivíduo a entender que ele pode testar o andamento de criar um conjunto entre o que ele pensa, sente, faz, quais são os seus anseios. Esse procedimento de aprendizado do autoconhecimento é desenvolvido em diversas etapas, no meio de um trajeto temporal próprio de cada pessoa, e está especificamente agrupado à ligação racional da pessoa, com outras pessoas, e com tudo que envolve o universo que a cerca.

Durante a prática das várias etapas do exercício de autoconhecimento, a pessoa aprende a encontrar um ponto de luz dentro de seu desconhecimento a respeito de si e toma consciência de que não possui autoconhecimento e do valor que precisa pagar pelo não autoconhecimento, pela ausência de obrigação sobre si mesma.

Durante esse mesmo processo é que ele se liberta da postura de vítima e se responsabiliza pela construção do seu significado de vida. Uma pessoa que se autoconhece enfrenta a sua dor não se colocando mais na posição de vítima, porém com muita consciência, saindo do seu papel de observador para o de protagonista. Quem se autoconhece aprende a:

  1. Olhar para si mesmo, se enxergando como é verdadeiramente.
  2. Ouvir-se, perceber-se, reconhecer o próprio corpo, sensações, emoções, pensamentos, lembranças etc.
  3. Não ter medo de si mesmo.
  4. Confiar e valorizar a si mesmo.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Por que o Autoconhecimento é Tão Importante?

É imprescindível conhecer os seus valores, fraquezas, forças, princípios, sonhos, para saber como realizá-los. É preciso, por exemplo, que ocorra uma tomada de consciência dos padrões pessoais de comportamento emocional e mental; e identificação de bloqueios pessoais para que sejam buscadas práticas de desenvolvimento pessoal de desbloqueio.

Se autoconhecer quer dizer estar disposto ao aprendizado. O desen­volvimento é um aprendizado constante, isto é, é aprender mais so­bre si mesmo, a interpretar melhor as coisas que se vive e se colocar melhor dentro do ambiente em que está inserido.

É preciso que ocorra uma abertura para que as mudanças se realizem na vida de uma pessoa que busca o autoconhecimento. Uma das metodologias que possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências que estão latentes dentro de cada pessoa é o processo de Coaching. Aliás, o Coaching é, atualmente, o melhor método de autoconhecimento que conhecemos.

Permita conhecer-se verdadeiramente e potencializar suas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais. Para isso, faça o Professional & Self Coaching – PSC, conheça-se profundamente, elimine obstáculos e ouse ir além!