Sabia que as palavras de incentivo são muito importantes? Pois é, muitas pessoas não acreditam muito em seu poder, entretanto, elas são elementos chave quando precisamos elevar nossa autoestima, nos empoderar e encorajar a sobrepor nossas dificuldades e desafios e para continuar a lutar e realizar nossas metas e sonhos.

Não por acaso, a torcida faz tanta diferença no esporte e, pode ser fator decisivo, para uma equipe ou atleta motivarem-se a ir além e conquistar a vitória. Entretanto, hoje vamos falar de um assunto sério que é a dependência química e buscar entender como as palavras de incentivo podem ajudar uma pessoa a ter a motivação que precisa para buscar tratamento e se libertar.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Acesse meu desafio “Detox da Mente”. Viva mais leve!

O Problema das Drogas

Quando falamos no vício das drogas qualquer sentimento positivo é bem-vindo, pois a pessoa que está adoentada é um dos seres humanos que mais precisam deste apoio para lidar de frente com seu problema e superar sua dependência. Contudo, existem muitas barreiras em sua jornada e, uma delas é o ambiente onde vive o dependente. Digo isso porque a sua doença acaba afetando negativamente sua família, que nem sempre sabe ao certo como lidar com a questão ou usa as melhores palavras e atitudes para com a pessoa.

Isso é perfeitamente compreensível, pois ninguém nasce sabendo como lidar com esta situação ou exatamente como ajudar. Às vezes, os familiares acham que dando bronca ou limitando o acesso ao dinheiro, vão conscientizar o dependente a querer parar com o vício, o que pode ser um grande engano.

Além disso, cada membro do núcleo familiar vê e trata de forma diferente o problema de seu parente, que pode ser um filho, irmão ou irmã, pai, mãe, primo, neto… Muitas vezes isso causa muitas brigas, muitos conflitos familiares que acabam criando um abismo entre as pessoas e impedindo que aqueles que estão “sãos” possam ajudar seu parente a se libertar das drogas.

PSC

Deste modo, as palavras de incentivos são constantemente substituídas por xingamentos, troca de acusações e nos casos mais severos, até mesmo por violência física. Porém, isso é o que de pior acontecer, pois só afasta mais a pessoa de sua família e a aproxima ainda mais do submundo dos entorpecentes.

Se você deseja seguir por outro caminho e ajudar de alguma forma seu familiar a entender seu problema e, mais ainda que precisa buscar ajuda, é importante saber dizer as palavras certas e oferecer o incentivo que este indivíduo precisa para iniciar seu tratamento e se libertar da dependência.

O Poder das Palavras de Incentivo

Bem, a decisão de parar de usar drogas é sempre da pessoa que tem o problema, pois deve nascer de um desejo, de uma vontade verdadeira de mudar de vida e de ficar “limpo” novamente. Mas claro toda ajuda é bem-vinda, especialmente, se for motivada por sentimentos positivos que acolham a pessoa e a motivem a continuar focada em sua recuperação.

De sua parte, independente de mágoas e ressentimentos, é importante sempre tratar a pessoa com respeito e reconhecer suas qualidades, seus talentos, suas competências e habilidades e sua vontade de fazer suas transformações. Por isso, evite críticas negativas ou fazer comentários que nada agregam ao momento dela.

E claro, busque oferecer o conforto das palavras de incentivo. Diga:

  • Eu amo você e acredito em sua recuperação;
  • Você não está sozinho, conte comigo, estou com você;
  • Eu confio que você é capaz e admiro sua determinação;
  • Com foco e resiliência, você vai se libertar do seu problema;
  • Você é uma pessoa maravilhosa, aceite ajuda;
  • Eu perdoo seus erros e peço que me perdoe também;
  • Eu estou junto com você nesta caminhada, vamos vencer;
  • Você é maior que o seu problema, mostre sua grandeza;
  • As portas do tratamento estão abertas para você, experimente abri-las;
  • Seu passado não pode definir seu futuro. Sempre há tempo para mudar;
  • As drogas não são você, são apenas uma parte de sua vida que pode deixar para trás;
  • Buscar ajuda é muito importante para você se curar;
  • Você pode ter uma vida infinitamente melhor se aceitar seu problema e se tratar;
  • Grandes desafios são para grandes pessoas. Você é grande e eu acredito em você;
  • Tenha coragem, seus esforços e sacrifícios valerão muito a pena!
  • Você é um ser de luz maravilhoso, deixe sua luz brilhar e caminhe nesta direção;
  • Alimente seu desejo íntimo e profundo de mudança, busque um sentido para viver e lute por ele, lute contra seus vícios, lute por você.
  • Sempre existe um caminho para a recuperação. Muitos conseguiram; você pode e vai conseguir também. Acredite!

Estes são exemplos de frases de incentivo que você pode usar para ajudar seu parente ou amigo a se empoderar e ficar mais confiante para buscar ajuda, um tratamento e finalmente conseguir se libertar da dependência das drogas. Fale, diga em alto e bom som e repita tudo isso sempre, pois tudo que for para ajudar; deve ser usado em prol da libertação da pessoa. Lute e vença junto! É possível!

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

O que fazer quando seu filho já entrou para o caminho das drogas?

O abuso de substâncias entre os jovens é um problema muito maior do que muitos pais percebem. Pesquisam comprovam que uma em cada 10 crianças de 12 a 17 anos de idade são usuárias atuais de drogas ilícitas

A boa notícia é que os pais podem ajudar seus filhos a se protegerem contra essas drogas ou álcool. Basta prestar bastante atenção para não cometer esses erros simples citados por vários especialistas da área.

Não falar sobre o assunto precocemente

Adolescentes que sabem que seus pais desaprovam o uso de drogas são menos propensos a usar. O melhor é deixar que seus filhos saibam como você se sente sobre as drogas antes que eles atinjam sua adolescência.

Ignorar problemas de saúde mental

Mais de dois terços dos jovens abusadores de substâncias sofrem de problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão, TDAH e transtornos alimentares. É via de regra as questões de abuso de substâncias e saúde mental se unirem nos jovens.

Se o seu filho for submetido a uma avaliação por abuso de drogas, certifique-se de que ele passe por uma avaliação de sua saúde mental.

Assumir que a experimentação não é grande coisa

A experimentação não leva necessariamente ao vício, e alguns pais acham que não há nada especialmente preocupante sobre uma criança experimentando drogas ou álcool. Na verdade, até mesmo se envolver em abuso de substâncias pode causar grandes problemas, como acidentes de carro, agressão sexual e overdoses graves. Não é um ritual normal.

Ser desonesto quanto ao uso de drogas

Os pais muitas vezes se sentem desconfortáveis ​​discutindo com seus filhos suas próprias experiências com drogas ou álcool. Certamente não há motivo para relembrar desses episódios, mas seja honesto e fale a verdade caso seu filho pergunte sobre o assunto. Não há nada que comprove que uma discussão sobre o assunto irá fazer com que desperte a vontade de experimentar em seu filho.

Se culpar ou culpar o cônjuge

Não existe um pai perfeito, e não adianta assumir toda a culpa (ou culpar seu cônjuge) se uma criança tiver um problema com drogas ou álcool. Sentir-se culpado não é apenas desagradável, pode complicar o tratamento do abuso de substâncias – dividindo a família justamente quando o momento pede que se unem ainda mais. Não ignore o passado e esteja atento ao presente.

Cuidado com o mau exemplo

Você é o espelho do seu filho. Todo filho presta atenção, o tempo todo, no comportamento de seus pais. Por isso, modelo o tipo de comportamento que você quer do seu filho adolescente.

Criticar

Ser firme é uma coisa, mas ser moralista pode fechar as linhas de comunicação. Tente não ser crítico ou tirar conclusões precipitadas. Faça tudo o que puder para que seu filho se sinta confortável em procurar ajuda, se preciso for.

Não considerar fatores de risco

Assim como a obesidade é um fator de risco para o diabetes, o tabagismo é um fator de risco para o abuso de substâncias por adolescentes. Outros fatores de risco de abuso de substâncias incluem comportamentos agressivos, depressão, TDAH e ansiedade. Se seu filho tiver algum fator de risco, procure ajuda.

Inteligência confusa com maturidade

Só porque uma criança é inteligente não significa que ela seja madura o suficiente para ter um bom julgamento sobre drogas e álcool. A região do cérebro responsável pelo julgamento – o córtex pré-frontal – não amadurece completamente até que uma pessoa esteja em seus 20 e poucos anos.

Não travar o armário de remédios

Certifique-se de acompanhar todos os medicamentos em sua casa. Se você não precisar mais de comprimidos, livre-se deles. E preste atenção a outras substâncias ao redor da casa que têm o potencial de abuso, incluindo solventes, aerossóis, etc.

Não considerar o histórico familiar

Como muitas doenças, o vício pode ocorrer nas famílias. Se funcionar muito na sua, pode ser uma boa ideia adotar uma política rígida de não beber em sua casa. Para algumas famílias, pode ser bom deixar um adolescente tomar um gole de vinho em uma ocasião de feriado, quando os outros estão bebendo – mas não todos. Na verdade, não existem regras para o que é aceitável para todas as famílias. Um adolescente pode desenvolver um problema de abuso de substâncias mesmo na ausência de qualquer histórico familiar de dependência.

Não notar mudanças

Alterações no sono, humor, amigos, nível de atividade, desempenho acadêmico, peso, higiene pessoal, etc. podem sinalizar um problema de abuso de substâncias. Então preste atenção. Monitore o bem-estar de seu filho com especial atenção em momentos de transição – mudança para uma nova escola, início da puberdade, rompimentos com namorados ou namoradas, etc.

Adiar a obtenção de ajuda

Dois milhões de crianças com idades entre 12 e 17 anos precisam de tratamento para um problema de abuso de substâncias, de acordo com uma pesquisa recente. Mas apenas cerca de 150.000 recebem a ajuda de que precisam. Se você acha que seu filho adolescente pode ter um problema, avalie-o por um psiquiatra infantil, pediatra ou outro especialista. Lembre-se, a prevenção e a intervenção precoce são fundamentais.

Não falar sobre direção no trânsito

Existe um índice grande de causa morte entre os adolescentes que são acidentes, homicídios e suicídios. Cada um desses problemas está ligado ao abuso de substâncias. Certifique-se de que seu filho adolescente saiba sobre os perigos de dirigir sob a influência de drogas e preste atenção por onde ele anda.

Compartilhe esse artigo para quem você conheça e que precise saber mais sobre como lidar com a questão das drogas com os adolescentes. Vamos fazer desse mundo, um mundo melhor! Saber ouvir e ter empatia com quem precisa de nossa ajuda.

 

Copyright: Burlingham/Shutterstock