O ser humano é movido por suas emoções, nesse sentido, quanto maior o equilíbrio emocional, mais próximo um indivíduo fica da sua paz interior. Através do autoconhecimento é possível desenvolver o autocontrole e, assim, agir de forma mais centrada, evitando ter rompantes de raiva, por exemplo. O poder das emoções é realmente extraordinário, apenas é necessário aprender a controlá-las para evitar que elas te controlem e se torne possível senti-las com serenidade e sabedoria.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

A Importância de Utilizar o Poder das Emoções ao Seu Favor

As emoções que cada indivíduo possui dentro de si são fruto de suas experiências, e é essa bagagem que determina a forma como irão agir e viver novas experiências. Percebe que se trata de um ciclo? Se você começa a acumular emoções e experiências negativas, isso irá se refletir na forma como vê o seu mundo exterior, te levando a enxergar as situações e reagir a elas de forma igualmente negativa. Então, esse ciclo se perpetua e faz com que se mantenha preso dentro dele.

Para utilizar o poder das emoções ao seu favor é necessário fazer com que esse ciclo seja positivo. Ao desenvolver a sua inteligência emocional, aprenderá a ver o mundo e a si mesmo de uma forma mais consciente, podendo controlar suas emoções ao invés de ser controlado por elas. Dessa forma, torna-se possível lidar positivamente mesmo com sentimentos considerados ruins, como é o caso da raiva, adquirindo consciência em relação a ela e canalizando-a para a prática de um esporte, por exemplo.

7 Dicas Para Aprender a Lidar Com o Poder das Emoções de Forma Positiva

Aprender a controlar as emoções e lidar com elas de forma positiva é possível. Claro que é algo que deve ser conquistado dia após dia, através de mudanças graduais, mas se fizer com empenho, em pouco tempo perceberá que está cada vez mais assumindo o controle sobre si e seus sentimentos. Para te ajudar nesse processo, preparei dicas eficazes para utilizar o poder das suas emoções ao seu favor.

1 – Reflita a Respeito da Situação

Muitas vezes sentimos raiva, estresse ou ansiedade, por exemplo, de forma automática, sem pararmos para refletir a respeito da real razão pela qual estamos experimentando essas sensações. Fazer uma pausa para pensar, ou mesmo desabafar com alguém da sua confiança, irá fazer uma grande diferença em relação à forma como está se sentindo. Em muitos casos, as emoções se manifestam de forma desproporcional ao que realmente aconteceu. Nesse sentido, a reflexão entra em cena como uma forma de voltar o foco para a razão e a consciência, levando ao entendimento.

2 – Controle Suas Preocupações

PSC

A palavra preocupação, se separada em duas partes significa pré-ocupação, ou seja, é o ato de ocupar a mente com uma situação antes mesmo de ela acontecer. Quando utilizada com equilíbrio, a preocupação pode ser positiva porque nos leva a ter mais cuidado ao agir, tornando-se uma forma de proteção. Contudo, o medo exagerado torna-se prejudicial e pode fazer com que seja controlado por ele, comprometendo o seu poder de agir e tomar decisões sobre a sua própria vida. Por isso, sempre que começar a se preocupar demais com algo, reflita se faz mesmo sentido e mude o foco para o que é realmente importante.

3 – Contenha o Exagero

Muitas vezes, as pessoas têm reações exageradas em relação ao que lhes acontece, dando às situações uma dimensão muito maior do que realmente possuem. Isso acontece, principalmente, quando cometem erros, porque se sentem extremamente culpadas e só pensam em se punir. Quando isso acontecer contigo, contenha o exagero nas suas reações e evite desperdiçar a sua energia com coisas pequenas. Se você errou, pense a respeito, peça desculpas se for necessário, perdoe-se e recomece, simples assim.

4 – Evite Situações Que Te Causam Estresse

Existem momentos em que o estresse é inevitável e superá-lo é essencial para sair da zona de conforto. Entretanto, em muitas ocasiões, ele pode ser evitado através de algumas mudanças de comportamento. Se sabe que tende a se sentir estressado ao realizar qualquer atividade sob pressão e, com um período curto para terminar, comece a se planejar para deixar tudo pronto com antecedência.

O mesmo vale para aqueles que sabem que ficam nervosos em ambientes bagunçados e frenéticos, quando se atrasam para compromissos. Com organização e planejamento é possível evitar uma parcela significativa de situações estressantes da sua vida e ter mais paz de espírito.

5 – Altere o Foco

Quando começar a sentir alguma emoção que não gostaria, como vergonha ou raiva, por exemplo, a melhor maneira de evitar que elas te dominem é mudando o foco. No caso da vergonha, pense em suas qualidades, nas razões pelas quais está naquele lugar, foque em si mesmo e no que está fazendo, sem se comparar ou pensar nos julgamentos alheios. Em se tratando da raiva, parar, respirar e refletir sobre o que aconteceu poderá te ajudar. Além disso, realizar uma atividade física também é ótimo para relaxar a mente e se acalmar.

6 – Acredite no Seu Autocontrole

As emoções são poderosas porque elas nos movem e determinam as nossas ações, ou seja, se você se sente capaz de algo, realmente se torna. Nesse sentido, acreditar que é capaz de manter o controle é fundamental para que consiga. Por mais que não seja possível controlar o passado, o tempo, as pessoas e os acontecimentos, nós temos o poder de decidir como iremos reagir em relação a eles. Por isso, acredite na sua capacidade de assumir as rédeas da sua vida e escrever a sua própria história.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

7 – Treine Sua Respiração

A sua respiração é muito mais poderosa do que possa imaginar e é um elemento indispensável para assumir o controle e utilizar o poder das emoções ao seu favor. Quando se está estressado ou ansioso, a tendência é respirar de forma mais rápida, o que reduz a quantidade de oxigênio enviada ao cérebro, prolongando a sensação de inquietude. Ao respirar de forma consciente e em atenção plena, conseguirá se acalmar e voltar ao seu estado normal. Neste sentido, praticar exercícios de respiração, meditação ou ioga pode trazer resultados extraordinários.

Conhecer o poder das emoções é necessário para que consiga assumir o controle sobre elas e, assim, possa agir com mais sabedoria e tomar melhores decisões. A intenção não é a de que deixe de sentir emoções negativas, pois isso não é possível, mas sim que aprenda a lidar com elas de maneira positiva, ressignificando experiências ruins e evoluindo cada vez mais. Permita-se!

Copyright: 1023568351 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel