Descobrir o nosso propósito de vida nos orienta na nossa trajetória existencial. O propósito está intimamente associado à identidade de cada pessoa, aos seus talentos, ações, objetivos, sonhos e aspirações mais profundas. Está fundamentado na crença e nos valores que cada indivíduo possui.  Quando temos clareza do nosso propósito, tornamo-nos capazes de identificar o motivo pelo qual nos levantamos da cama todos os dias e lutamos por um futuro melhor.

Mas por que é tão importante ter um propósito? Como ele nos ajuda a concretizar esse futuro que visualizamos? É o que você vai conferir neste artigo. Acompanhe-nos na reflexão a seguir, procurando associá-la ao seu contexto de vida atual. Boa leitura!

Visão de futuro: quem somos e aonde queremos chegar?

Qual é o impacto que causamos no universo? Por que nascemos? Pelo que vivemos? O que nos faz sermos quem somos? O que nos motiva a ir além? Qual é o legado que queremos deixar no mundo? Pelo que desejamos ser lembrados?

Existem diversos casos de pessoas que afirmam estar descontentes com a carreira e vida pessoal. Isso geralmente ocorre pela falta de propósito nas suas existências e de respostas para questões como: o que o faz acordar todos os dias pela manhã? O que dá a você mais energia no dia a dia? Qual é o grande norteador do seu existir?

Quando conseguimos identificar o que nos inspira, o que nos motiva e o que nos torna plenos, nos aproximamos mais de nós mesmos e de tudo aquilo que consideramos ser essencial para a nossa plenitude. Conhecer o nosso propósito de vida nos ajuda a dar sentido à nossa existência. O grande objetivo de estarmos aqui não é sermos apenas felizes, mas sermos úteis e honrados, fazendo com que as nossas vidas sejam bem vividas e façam a diferença na existência de outras pessoas.

Não basta apenas existir, é preciso ser, viver plenamente a vida, caminhar o caminho e contar a melhor história de nós mesmos. Que história você conta da sua história? É uma história com significado ou apenas uma história comum, vivida em uma rotina diária, sem muito sentido? Talvez, o sentido da nossa jornada seja justamente fazer sentido para outras pessoas.

O conceito de propósito

PSC

Como seres humanos, desejamos muitas coisas. Queremos ser, ter e estar em muitos lugares e, muitas vezes, nem sabemos ao certo o que nos motiva a isso. O que nos faz levantar todos os dias, o que alimenta a nossa alma, os nossos sonhos, os nossos desejos, os nossos projetos de vida, o que nos faz ter os comportamentos que temos e o que nos impulsiona a grandes realizações é nosso propósito. Trata-se de algo maior, profundo, que vem de dentro de nós e nos motiva a ir além.

O propósito, portanto, refere-se à razão da nossa existência, à nossa força interna e à nossa motivação para seguirmos a nossa caminhada pessoal, profissional e espiritual. Qual é o sentido da vida se não tivermos propósito? Quando sabemos quem somos, o que gostamos ou não, o que nos faz felizes ou tristes, o que nos motiva ou desanima, nos provoca amor ou dor, nos causa medo ou satisfação, temos mais condições de nos entender e explorar as nossas habilidades e conhecimentos na prática.

Uma pessoa que conhece o seu propósito de vida saberá quando está indo ao encontro dele ou se está totalmente perdida em relação a isso, pois ele é como uma bússola, um norteador de vida.

Contextualizando: um trecho de “Alice no País das Maravilhas”

Uma história interessante para contextualizar o quanto alguém sabe para onde quer ir, qual sentido percorres e qual é o seu propósito em determinado lugar é um diálogo entre Alice e o Gato, em “Alice no País das Maravilhas”.

“Gatinho de Cheshire”, começou um pouco tímida, pois não sabia se ele gostaria do nome, mas ele abriu ainda mais o sorriso. “Vamos, parece ter gostado até agora”, pensou Alice, e continuou: “Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para sair daqui?”

“Isso depende bastante de onde você quer chegar”, disse o Gato.

“O lugar não importa muito…”, disse Alice.

“Então não importa o caminho que você vai tomar”, disse o Gato.

(CARROLL, Lewis. 2000, p. 84)

Quando não se sabe para onde ir, qualquer caminho serve, e, por isso, passamos a vida toda duvidando das nossas capacidades, insatisfeitos, mudando constantemente de emprego ou de relação afetiva e, ainda assim, sem entender o que realmente nos faz felizes.

Conclusão

Quando temos clareza de nosso propósito, não deixamos de ter os nossos conflitos existenciais. Eles continuam fazendo parte da vida. A diferença é que pautamos as nossas ações nos nossos valores, crenças e naquilo que desejamos ser, ter e realizar ao longo das nossas vidas.

Dessa maneira, tornamo-nos capazes de definir quais serão os melhores caminhos para realizar os nossos objetivos, sonhos e metas. Caso isso não aconteça, seremos levados pelas circunstâncias e deixaremos de ter o controle dos nossos resultados, e consequentemente, de nossa vida. É o que acontece com quem não sabe o que quer e faz apenas a vontade dos outros. Isso nos leva a uma vida inautêntica e infeliz.

Portanto, o propósito é a luz que nos guia na escuridão e nos permite avançar um pouco mais a cada dia. Por melhores pessoas e profissionais que sejamos; se trabalharmos sem propósito, cedo ou tarde seremos obrigados a encarar momentos decisivos nas nossas vidas, em que correremos o risco de descobrir que o caminho pelo qual traçamos a nossa jornada até o presente momento, não fez sentido algum. Examine a sua vida e descubra o seu propósito para evitar esse vazio!

E você, querida pessoa, já encontrou o seu propósito de vida? Já tem uma visão de futuro mais clara sobre onde quer chegar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!