NC_Noppadoal/Shutterstock Profissionais com a mente positiva conseguem ter atitudes correspondente em sua foma de gerenciar pessoas e processos e também tomar decisões mais assertivas

Atualmente, muito se ouve falar sobre o poder da mente positiva nos processos de autoconhecimento, gestão e liderança. Entretanto, o fato é que há muito tempo esta consciência vem sendo defendida e pregada por cientistas e também por representantes de diversos movimentos que visam o bem-estar por meio do equilíbrio e da espiritualidade.

Neste sentido, existe uma poderosa passagem nos ensinamentos do líder indiano, Mahatma Gandhi, que diz – “Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores… Tornam-se seu destino”.

Estas palavras só reforçam ainda mais o poder de programar a nossa mente e incluir o pensamento positivo em tudo que fazemos, de modo a potencializar os resultados em nossa carreira e vida pessoal.  Isso é essencial, inclusive, à nossa saúde, pois segundo diversas pesquisas, pessoas otimistas têm menos: depressão, resfriados, infecções e também menos problemas cardíacos.

Pensamentos Positivos X Gerenciamento

No dia a dia de um gestor existem muitos problemas relacionados a pessoas e processos que precisam ser resolvidos, de forma rápida e assertiva. Aqui, destacam-se aqueles líderes que tem uma postura otimista e que encaram cada desafio sempre sob o viés positivo.

Ao invés de focar nos aspectos ruins da questão, este profissional diferenciado, se concentra nos aprendizados e benefícios que aquele problema pode trazer a si e à sua equipe e em resolvê-lo, da melhor maneira, sem causar danos individuais e coletivos. Mas, o que isso significa, na prática?

Imagine, por exemplo, que dois profissionais de sua equipe estão tendo problemas sérios de relacionamento ou que a empresa está passando por uma fase de mudanças. Um gestor, com foco no negativo, vai ter grandes dificuldades em lidar com estas questões, em enxergar formas de resolver os problemas e acabará reforçando apenas os elementos negativos da questão.

PSC

Por outro lado, um líder influenciado pelo otimismo, se concentrará em solucionar estas dificuldades por meio de um diálogo aberto, buscando a conciliação entre as partes em conflito, e dando sugestões de ações que podem ser feitas para melhorar a situação da organização.

O que diferencia um líder do outro é a forma de encarar as adversidades, pois um alimenta pensamentos positivos, conhece suas capacidades e habilidades e confia nelas para ajudar-lhe a resolver as pendências, bem como para avançar com sua equipe. Do outro lado, o foco no negativo impede o outro gestor de ver qualquer luz no final do túnel, o que o faz ser mais suscetível a desanimar frente aos problemas.

Estes exemplos explicam bem as diferenças entre o pensamento negativo e positivo e os hábitos e ações que provem de cada um deles. E você, de qual lado da força você está? Acredita que precisa mudar sua forma de pensar e passar a ter mais foco no positivo? Não sabe como fazer isso? Fique tranquilo, tenho uma solução para você!

Minha dica é invista em Coaching. Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC, aprenda a reprogramar sua mente e potencialize seus resultados.