Voltar

O Poder da Liderança Interior

Publicado em | 0 comentários

Biletskiy/Shutterstock O líder que conhece a si mesmo consegue acessar suas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais e transformá-las em grandes realizações em sua carreira e vida

A liderança interior é um aprendizado que precisamos desenvolver e aprimorar enquanto indivíduos para que possamos nos tornar líderes melhores em nossas vidas e consequentemente em nossa profissão. Uma habilidade essencial para obter êxito na vida pessoal e profissional é trabalhar a forma como lidamos com nossas emoções, com os acontecimentos de nosso dia a dia.

O segredo é desenvolver a mudança de dentro para fora, ou seja, devemos buscar uma maneira de fazer com que nossas emoções, pensamentos e ações trabalhem em nosso favor e não contra nós. A partir do momento que você conseguir o equilíbrio interno, seus resultados serão automaticamente positivos, tanto para você quanto para as pessoas ao seu redor.

O intuito aqui é trabalhar a nossa inteligência emocional, aprender a lidar com as adversidades com a forma com que elas nos atingem, para nos tornarmos indivíduos e profissionais de sucesso, para sermos líderes melhores e termos a habilidade de desenvolver pessoas melhores.

No entanto, temos que estar sempre atentos ao adversário que vive à espreita, tentando nos prejudicar. Muitas vezes, ele até consegue. Mas cabe a nós controlarmos e superarmos esses obstáculos que nos impedem de atingir nossos objetivos. São pensamentos negativos, suposições às vezes errôneas que criamos em nossa mente e travam nossas ações. Com isso, é possível concluir que nós somos adversários de nós mesmos.

Encontre o seu Líder Interior

Somos os principais interessados em alcançar sucesso em nossa vida e em nossa profissão, entretanto, por vezes, nos tornamos os maiores sabotadores desse progresso. Precisamos nos empenhar em desenvolver, principalmente, o autoconhecimento para que assim saibamos de que maneira nos portar quando a tristeza ou a insegurança, entre outros sentimentos, quiserem nos impedir de seguir em frente.

Para que passemos a controlar com maior habilidade nossas emoções e desenvolvamos a liderança interior, existem alguns passos que podemos trilhar para realizar verdadeiras transformações em nossas vidas.

São eles: despertar e tomar consciência do que realmente nos impede de operarmos verdadeiras mudanças e melhorias em nossas vidas; controlar nossos desejos, saber quais deles, de fato, são necessários para a nossa satisfação pessoal e profissional.

Além disso, escolher o próprio caminho, não deixar que ninguém faça isso por nós, pois nenhuma outra pessoa, além de nós mesmos, sabe o que passamos, sabe das nossas dores e sofrimentos, por isso, nós temos que ser os donos de nosso próprio destino.

É importante também trabalhar com paixão, convencermo-nos de que podemos fazer o que desejarmos, entrar em ação, não ter medo, sair da teoria e colocar em prática tudo o que aprendemos com as nossas experiências, pois com certeza elas nos ensinam muitas coisas, sejam elas boas ou ruins, para que assim possamos concretizar nossos sonhos.

Não podemos esquecer que, para que isso aconteça devemos assumir nossa responsabilidade, tomar consciência de que as mudanças só ocorrem em nossa vida se nós permitirmos. Tudo depende de nós, por isso, devemos tirar a bunda da cadeira (TBC) e entrar em ação.

Dessa forma, a mudança interna ocorrerá automaticamente, conseguiremos mudar pensamentos, emoções e o adversário que temos dentro de nós, que nos deixa mais longe da nossa realização.

Viva Seu Momento Presente!

Dar aceitação e carinho, não julgando as ações e atitudes das pessoas, compreendendo que todos erram, buscando sempre um ponto positivo nos erros de cada um, inclusive nos nossos. Assim estaremos servindo às pessoas ao nosso redor, fazendo com que elas fiquem à vontade na nossa presença.

Por fim, vivamos o presente, o aqui e o agora. Não nos preocupemos com o que já passou, pois isso nos serve de experiência. Remoer o passado é uma das piores coisas que podemos fazer conosco, sentimentos como rancor e vingança só fazem mal a nós mesmos. Com relação ao futuro, este depende mais de nós do que imaginamos. Pense mais no que fazemos agora e não tanto no que acontecerá, pois isso só depende de nós, já que “o que fazemos aqui ecoa na eternidade”.

Sendo assim, é mais importante prestarmos atenção no que estamos fazendo com a nossa vida agora, porque no futuro iremos colher os frutos, sejam eles bons ou ruins, isso depende das nossas ações atuais.

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!