Grande parte dos sons que ouvimos no dia a dia, no rádio ou nos alto-falantes, está sintonizada na frequência 440 Hz, que é o padrão internacional usado há muitos anos. Quando alteramos essa frequência para 432 Hz, porém, podemos obter grandes mudanças no modo com o qual nos relacionamos com esses sons, o que é capaz de gerar efeitos na nossa consciência e, até mesmo, nos nossos corpos.

Se deseja saber mais a respeito dessa frequência tão poderosa, continue acompanhando e entenda como incluí-la na sua rotina!

Saiba mais sobre a frequência 432 Hz

Todos os sons que ouvimos são produzidos por meio de vibrações, que possuem frequências diferentes. Se você posicionar a mão sobre o pescoço e falar algumas palavras, poderá sentir as suas cordas vocais vibrando. O mesmo acontece com objetos, instrumentos musicais, carros e sons da natureza — tudo o que emite algum ruído gera vibrações, mesmo que de forma imperceptível.

A frequência de 432 Hz é uma afinação alternativa para a nota Lá, que é uma das notas de referência na música ocidental. A afinação padrão para a nota Lá é de 440 Hz, mas algumas pessoas argumentam que a afinação em 432 Hz tem benefícios para a saúde e para a música em geral.

A teoria por trás da afinação em 432 Hz é que essa frequência é mais natural e harmoniosa com a vibração do universo e da natureza. Alguns defensores da afinação em 432 Hz afirmam que ela pode ter efeitos positivos sobre a saúde mental e emocional, bem como aumentar a sensação de calma e relaxamento.

Independentemente das teorias, é fato que os sons da natureza são extremamente relaxantes, tanto que existem pessoas que utilizam gravações com barulhos de chuva, cachoeiras e pássaros cantando para relaxar e dormir.

PSC

Já a música, que é um tipo de som produzido, pode ser criada na frequência 432 Hz, atingindo profundamente a nossa consciência e gerando um poderoso efeito relaxante. Isso ocorre porque ela ativa e eleva as atividades do hemisfério direito do cérebro, responsável pela imaginação e criatividade — o que chamamos no IBC de Self 2, em conjunto com o hemisfério esquerdo, lado racional, o Self 1. Ao escutar sons nessa frequência, a consciência se expande, alcançando um nível maior de percepção e controle de pensamento.

Experimento sobre a frequência 432 Hz e o seu poder

Muitos estudos já foram realizados sobre as frequências do som, e uma descoberta que tem chamado a atenção diz respeito exatamente à frequência 432 Hz. A Sociedade Americana de Endodontistas realizou um experimento com 100 pacientes que iriam passar por cirurgias endodônticas (na raiz dos dentes), comumente feita em casos em que o tratamento de canal não é possível de ser realizado.

Os pacientes foram separados em 2 grupos: metade passou pelo procedimento ouvindo música na frequência 432 Hz, e a outra metade sem qualquer som. Os especialistas realizaram medições periódicas da pressão arterial e frequência cardíaca de todos ao longo do tempo.

O resultado do experimento foi que o grupo que passou pela cirurgia ouvindo a música apresentou menores níveis dos sinais vitais em comparação com aqueles que não ouviram, ou seja, elas se mostraram mais calmas. Isso mostra o quanto a frequência 432 Hz pode trazer benefícios para as pessoas e ajudá-las a se sentirem tranquilas, mesmo em uma situação em que é natural se sentir ansioso, como é o caso de uma cirurgia.

Agora, imagine usar essa frequência de modo consciente para relaxar em meio a uma situação de estresse, ou mesmo para evitar que ela aconteça. Muitas pessoas já fazem isso, inclusive durante a prática meditativa, unindo esses dois elementos fantásticos para promover a conexão interior, a expansão da consciência e o autoconhecimento.

Benefícios de ouvir música na frequência 432 Hz

Por mais que não haja um consenso entre especialistas sobre o poder da frequência 432 Hz, as músicas que apresentam essa característica são claramente relaxantes, assim como a prática da meditação, por exemplo, que é comprovadamente benéfica para a saúde, ao promover a paz interior e reduzir os níveis de estresse.

Ouvir músicas que foram sintonizadas em 432 Hz no seu dia a dia e ao meditar pode trazer sensações de paz e bem-estar. Conheça alguns benefícios dessa prática:

  • Redução da pressão arterial e da frequência cardíaca;
  • Diminuição da ansiedade e do estresse;
  • Promoção de bem-estar, pois é uma música mais suave e agradável para os ouvidos;
  • Desenvolvimento espiritual;
  • Mais clareza e paz interior;
  • Auxílio na eliminação dos bloqueios emocionais.

5 situações para ouvir música na frequência 432 Hz

Depois de saber mais sobre os possíveis benefícios da frequência 432 Hz, confira algumas dicas de situações em que ouvir músicas com essa característica pode ajudá-lo a relaxar e manter o foco.

  • Enquanto trabalhar ou estudar

Se você costuma enfrentar dificuldades para se concentrar enquanto trabalha ou estuda, experimente colocar fones de ouvido e selecionar uma playlist apenas com músicas na frequência 432 Hz para tocar. Além de isolar os ruídos externos e evitar dispersar a atenção, o som altamente agradável e relaxante o ajudará a se desconectar das preocupações para manter o foco apenas na atividade que está realizando.

  • Antes de dormir

Dormir quando a mente está agitada e cheia de preocupações pode ser uma tarefa bem desafiadora. A demora para o sono vir pode gerar ansiedade, exatamente pelo fato de saber que as horas estão passando e que, talvez, não dê tempo para recuperar as energias para o novo dia que se aproxima. Diante disso, uma ótima maneira de evitar esse ciclo de insônia é realizando um ritual relaxante para adormecer mais rapidamente.

Para fazer isso, é preciso evitar as luzes de aparelhos, como celular e televisão, pelo menos 30 minutos antes da hora em que costuma se deitar. Durante esse período, você pode ler sob uma luz quente (amarelada) ou simplesmente relaxar ouvindo músicas na frequência 432 Hz. Assim, a sua mente começará a desacelerar, permitindo que o sono chegue com mais facilidade e possa, finalmente, ter o seu merecido descanso.

  • Quando se sentir ansioso ou estressado

Atualmente, temos a facilidade de ouvir música a qualquer hora e em qualquer lugar: basta ter um celular e fones de ouvido por perto. Sempre que estiver em meio a uma situação de estresse — em casa, no trabalho ou em outros lugares —, faça uma pausa e ouça músicas na frequência 432 Hz, enquanto relaxa durante alguns minutos. Aproveite, também, para respirar profundamente, pois isso o ajudará a acalmar os ânimos para conseguir tomar boas decisões e evitar a impulsividade movida pela emoção.

  • Para manter o foco no momento presente

Muitas pessoas se mantêm presas ao passado ou preocupadas com o futuro, deixando de valorizar o aqui e agora — que é o momento em que a vida está de fato acontecendo. Sempre que perceber que está se culpando por algo que aconteceu ou temendo uma coisa que nem sabe se vai acontecer, volte a sua atenção para o presente, para o que está fazendo. Colocar um fundo musical relaxante em 432 Hz poderá ajudá-lo nisso, além de tornar as experiências ainda mais agradáveis.

  • Ao praticar a meditação

Se você já tem o hábito de meditar, pode fazer com que isso se torne ainda mais poderoso ao ouvir música na frequência 432 Hz durante a prática. O som, que é altamente agradável aos ouvidos, o ajudará a se conectar profundamente com o seu eu interior.

Se ainda não medita, aproveite para começar. Vá aos poucos, com 5 ou 10 minutos por dia, sem se cobrar perfeição. No início, é natural que a mente voe para longe, mas, quando isso acontecer, apenas traga-a de volta sem cobranças. Assim, conseguirá fortalecer o seu poder de concentração gradativamente.

Aproveitamos que o assunto é meditação para compartilhar um vídeo que preparamos para guiar você a um profundo estado de relaxamento e alcançar a paz interior. A meditação guiada é uma modalidade muito interessante que pode, inclusive, ajudar quem está começando a se familiarizar com a prática. Confira!

E você, querida pessoa, já tinha ouvido falar a respeito do poder da frequência 432 Hz? Já teve alguma experiência com essa música ou com a meditação? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!