Voltar

O Perfil do Profissional de Sucesso

Publicado em | 0 comentários

Fatores que são primordiais para o crescimento de todo profissional independente da carreira exercida. | credito da imagem: opolja

O que faz um profissional, uma pessoa alcançar resultados expressivos? Existem características que são essenciais ao sucesso na carreira? Existe profissional ideal?

No livro Pessoas de Resultado você encontra estas e outras respostas. A partir do estudo realizado com mais de 1200 pessoas, seguindo a metodologia das Nações Unidas, o administrador Luiz Fernando Garcia, autor deste livro, constatou que neste grupo de entrevistados, apenas 188 profissionais tinham características que os faziam se destacar entre todos os demais.

O fato é que cada empresa e segmento de mercado possuem um perfil de profissional que se destaca. Ao longo do desenvolvimento da carreira e das experiências práticas, o indivíduo vai agregando competências comportamentais que melhor atendem as necessidades de sua área de atuação e por consequência impulsiona seu sucesso.

Características do Profissional de Sucesso

De modo geral, existem alguns fatores que são valorizados e são primordiais para o crescimento de todo profissional independente da carreira exercida. Confira abaixo:

Flexibilidade

O mercado está em constante mudança e de maneira acelerada, por isso preza por profissionais que acompanham o ritmo e enxergam soluções para os desafios que vão surgindo. Saber lidar com mudanças, ser receptivo a elas, conseguir se adaptar, lidar com pensamentos divergentes e buscar crescimento através disso.

Competência

Fazedores de tarefas não chamam a atenção. É necessário fazer e ser a diferença! Muito mais do que desempenhar uma função é preciso exercer suas atribuições com maestria e total domínio.

Liderança

Capacidade de liderar pessoas e situações efetivamente, desenvolver o potencial de seus liderados e pares, extrair o melhor para alcançar grandes resultados.

Automotivação

Capacidade de manter-se engajado e produtivo independente das adversidades.

Trabalho em equipe

É fundamental ter habilidades para realizar trabalhos em conjunto, ter uma postura colaborativa sabendo aliar habilidades e competências complementares uns aos outros.

Espírito empreendedor

Para empreender não necessariamente precisa abrir um negócio, essa prática também pode e deve ser aplicada na carreira. Seja mais que um funcionário, se comporte como um parceiro, busque inovar, propor soluções, desenvolver e melhorar estratégias para que os resultados sejam cada vez melhores.

Criatividade

Esta qualidade mostra a capacidade de inovação do colaborador em momentos de estresse, como também de criar soluções novas e sua ousadia em fazer diferente.

Comunicação efetiva

Compreende usar bem a comunicação, se relacionar, expressar ideias claras, saber dar feedbacks, esclarecer dúvidas.

Capacidade de Negociação

Saber negociar é indispensável, não somente com clientes, parceiros e fornecedores, mas também com os colegas de trabalho, buscando sempre entrar em consenso favorável para as partes envolvidas em qualquer situação e assim promovendo um bom clima organizacional.

Desenvolvimento contínuo

O mercado preza muito por aqueles que estão sempre em busca de evolução. Procure cursos de atualização, novos conhecimentos, aprimoramentos em sua profissão. Abra o leque e vá além, se desenvolva em seu campo de atuação, mas busque novos aprendizados de outras áreas também.

Bom Humor

Segundo pesquisa da revista inglesa Management Today, pessoas infelizes são 80% menos produtivas, então é essencial cultivar emoções positivas e ter bom humor. Isso torna a convivência mais harmônica e resultados maximizados.

Equilíbrio emocional

É a habilidade de conduzir os próprios sentimentos diante de situações de estresse, pressão e outras mais que possam causar desconforto. Manter-se em equilíbrio mesmo diante de obstáculos, colabora com o foco no desempenho das atividades e no resultado final, refletindo na alta produtividade.

Relacionamento Interpessoal

Os profissionais de destaque possuem a grande habilidade de se relacionar com as pessoas de forma efetiva, fazer amigos, seguidores e somar adeptos para que sigam suas ideias e colaborem com seus projetos.

Marketing Pessoal

Construa sua imagem, tenha hábitos e atitudes que passem boas impressões sobre você. Marketing pessoal não se resume a aparência, é preciso ter uma conduta coerente com o que se transmite.

Fica notório que além da preparação técnica, um profissional de destaque também possui habilidades comportamentais que favorecem o crescimento de sua carreira.

O mercado de trabalho hoje exige que os colaboradores tenham diferenciais, isso inclui aprimorar e desenvolver competências e adaptar-se à realidade das organizações. Busque aprimoramento e esteja sempre atualizado sobre as tendências do mercado de trabalho.

Você pode contar com o Professional & Self Coaching – PSC para acelerar os resultados e o alcance de seu sucesso.

A formação em Coaching mais buscada pelas referências corporativas nacionais e internacionais, como: Wickbold, L’oreal, Cevasa, Banco do Brasil, Unilever, Itaú, Volkswagen, Caixa Econômica Federal, Embrapa, Magazine Luiza, Grupo Muffato entre muitas outras.

E você, possui alguma dessas características? Comente e compartilhe com seus amigos.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!