O Perfil do Profissional de Sucesso

Por: José Roberto Marques | Blog | 05 de fevereiro de 2015

Fatores que são primordiais para o crescimento de todo profissional independente da carreira exercida. | credito da imagem: opolja

O que faz um profissional, uma pessoa alcançar resultados expressivos? Existem características que são essenciais ao sucesso na carreira? Existe profissional ideal?

No livro “Pessoas de Resultado” você encontra estas e outras respostas. A partir do estudo realizado com mais de 1200 pessoas, seguindo a metodologia das Nações Unidas, o administrador Luiz Fernando Garcia, autor da obra, constatou que neste grupo de entrevistados, apenas 188 profissionais tinham características que os faziam se destacar entre todos os demais.

O fato é que cada empresa e segmento de mercado possuem um perfil de profissional que se destaca. Ao longo do desenvolvimento da carreira e das experiências práticas, o indivíduo vai agregando competências comportamentais que melhor atendem as necessidades de sua área de atuação e por consequência impulsiona seu sucesso.

Entretanto, não estamos falando de habilidades comuns, que são básicas para qualquer profissional.  Então, qual é o perfil procurados pelas organizações atuais? Saiba a seguir:

Toda empresa deseja ter um quadro de colaboradores capaz de proporcionar resultados extraordinários. Para tanto, é imprescindível que o indivíduo tenha valores relacionados com os objetivos e valores da organização e esteja comprometido em auxiliar a mesma a atingir aquilo que deseja.

Isso é necessário pois, quando o colaborador não possui alinhamento com a missão, a visão e os valores da organização, ele não é capaz de desenvolver seu trabalho da maneira esperada ou se comunicar com os stakeholders adequadamente. Outra característica requisitada pelas empresas é a habilidade do profissional em, ao se deparar com um desafio, analisar e escolher as competências que mais serão adequadas para encontrar soluções e resultados.

E como saber se o seu perfil é o que as empresas procuram? Através do autoconhecimento! Quando o colaborador desenvolve tal habilidade, ele toma consciência sobre que tipo de profissional ele é e assim, maximiza a sua performance. Através do autoconhecimento, a pessoa identifica suas qualidades, seus pontos de melhoria, suas limitações, seus sonhos, suas expectativas e seus medos, dessa forma, o colaborador estará em constante evolução profissional e alcançará o sucesso em sua carreira.

Características do Profissional de Sucesso

De modo geral, existem alguns fatores que são valorizados e são primordiais para o crescimento de todo profissional independente da carreira exercida. Confira abaixo:

Flexibilidade

O mercado está em constante mudança e de maneira acelerada, por isso, as organizações prezam por profissionais que acompanham o ritmo e enxergam soluções para os desafios que vão surgindo. Saber lidar com mudanças, ser receptivo a elas, conseguir se adaptar, lidar com pensamentos divergentes, ser receptivo em relação a novas demandas, enfrentar prazos curtos, administrar alterações nos projetos, suportar cortes de recursos e buscar crescimento através de tais situações, são fatores essenciais para o atual mercado.

Proatividade

A proatividade não diz respeito a passar por cima de quem está ao redor, mas sim, em se antecipar e realizar o trabalho antes de receber ordens, prever possíveis problemas corporativos e caso eles ocorram, se esforçar para resolvê-los, se prontificar em criar projetos pertinentes para o sucesso da organização, se organizar para entregar as atividades no prazo estipulado e buscar novos desafios e oportunidades.

Competência

Fazedores de tarefas não chamam a atenção. É necessário fazer e ser a diferença! Muito mais do que desempenhar uma função é preciso exercer as atribuições corporativas com maestria e total domínio.

Liderança

Nos dias de hoje, as empresas buscam por profissionais que além de aprimorarem suas competências já existentes, também visem desenvolver habilidades de liderança. Ou seja, ter capacidade de liderar pessoas e situações efetivamente, desenvolver o potencial dos seus colegas de trabalho e extrair o melhor para alcançar grandes resultados. Com tal habilidade, as chances de crescimento do profissional dentro da empresa são muito maiores.

Automotivação

A automotivação diz respeito a capacidade do colaborador em se manter engajado e produtivo independente das adversidades. Ou seja, é a habilidade da pessoa em encontrar em si mesma, inspiração, desafios e estímulos necessários para continuar seu trabalho de forma produtiva e eficiente, pois nem sempre as questões externas trarão tal incentivo. Isso faz com que exista uma visão positiva sob as coisas e o dia-a-dia corporativo se torne prazeroso e não uma obrigação.

Trabalho em equipe

Dentro de uma empresa, é normal que um processo passe por diferentes departamentos, nesse sentido, é fundamental que o profissional trabalhe harmoniosamente com os demais colaboradores da organização, conheça as diferentes funções de cada um e como elas influenciam nas suas atividades, tenha empatia pelo próximo e tenha uma postura colaborativa sabendo aliar habilidades e competências complementares.

Espírito empreendedor

Para empreender, a pessoa não necessariamente precisa abrir um negócio, essa prática também pode e deve ser aplicada na carreira. A pessoa precisa ser mais que um colaborador, deve se comportar como um parceiro, buscar inovar nos processos, propor soluções, desenvolver, melhorar estratégias para que os resultados sejam cada vez melhores, além de se comprometer com o sucesso da empresa.

Criatividade

Essa qualidade mostra a capacidade de inovação do colaborador em momentos de estresse, como também de criar soluções novas, sua ousadia em fazer diferente, suas ideias para chamar a atenção dos stakeholders, sua capacidade de propor novos produtos/serviços e destacar a organização no mercado em que atua.

Comunicação efetiva

A comunicação efetiva vai além do ato de ser ouvido, diz respeito a usar bem a comunicação, se relacionar, expressar ideias de forma clara, saber repassar feedbacks e esclarecer dúvidas, tudo isso possibilita que as decisões tomadas sejam mais assertivas.

Capacidade de Negociação

Saber negociar é indispensável, não somente com clientes, parceiros e fornecedores, mas também com os colegas de trabalho, buscando sempre entrar em consenso favorável para as partes envolvidas em qualquer situação e assim promovendo um bom clima organizacional.

Desenvolvimento contínuo

O mercado preza muito por aqueles que estão sempre em busca de evolução. Isso pode ser feito através de cursos de atualização, workshops, palestras, leituras, networking, novos conhecimentos e aprimoramentos na profissão. O profissional deve abrir seu leque de opções e ir além, se desenvolvendo no campo de atuação, mas também buscando novos aprendizados de outras áreas. Ao fazer isso, o colaborador garante, além da sua empregabilidade, chances de subir de carreira.

Fluência em outros idiomas

Com o avanço tecnológico e a globalização, o mercado está altamente conectado, portanto, o profissional fluente em outro idioma possui um diferencial competitivo muito forte. Colaboradores que sabem outra língua são essenciais para empresas que lidam com mercados de outros países.

Domínio tecnológico

Como dito anteriormente, a tecnologia está presente nas atividades de qualquer empresa e interfere diretamente no modo como os profissionais trabalham. Por isso, é fundamental que o colaborador conheça e domine as tecnologias utilizadas no seu ambiente de trabalho para que a sua performance e entrega de resultados sejam maximizadas.

Bom Humor

Segundo pesquisa da revista inglesa Management Today, pessoas infelizes são 80% menos produtivas, então é essencial cultivar emoções positivas e ter bom humor. Isso torna a convivência mais harmônica, propicia um ambiente com pessoas mais unidas, mais criativas, com menos estresse e resultados maximizados.

Equilíbrio emocional

É a habilidade de conduzir os próprios sentimentos diante de situações de estresse, adversas, de pressão e outras mais que possam causar desconforto. Manter-se em equilíbrio mesmo diante de obstáculos, colabora com o foco no desempenho das atividades e no resultado final, refletindo na alta produtividade.

Relacionamento Interpessoal

Os profissionais de destaque possuem a grande habilidade de se relacionar com as pessoas de forma efetiva, construir relacionamentos saudáveis, influenciar positivamente os colegas de trabalho, respeitar a o opinião do próximo e ajudar quando alguém precisa.

Marketing Pessoal

O profissional deve estar atento em construir uma imagem positiva de si mesmo e ter hábitos e atitudes que passem boas impressões. Marketing pessoal não se resume a aparência, é preciso ter uma conduta coerente com os valores organizacionais e com o que se transmite.

Como colocar o seu perfil profissional no currículo

Para que a organização reconheça o perfil de determinado profissional como o ideal para seus negócios, é importante que o mesmo saiba destacar suas competências antes mesmo da entrevista, ou seja, em seu currículo. Entenda como:

  • Evidenciar as habilidades: é importante que a pessoa destaque suas habilidades, seus pontos fortes, sua experiência em outros locais de trabalho, etc;
  • Mostrar conhecimento: o profissional deve frisar o nível de conhecimento em sua área, processos internos, uso de recursos, outros idiomas, etc;
  • Falar sobre conquistas anteriores: é relevante que o indivíduo destaque suas conquistas nos trabalhos anteriores, ou seja, falar sobre como suas atividades foram relevantes para os resultados das empresas, como suas competências foram primordiais para gerar lucro, etc;

Fica notório que além da preparação técnica, um profissional de destaque também possui habilidades comportamentais que favorecem o crescimento de sua carreira.

Como o Coaching pode ajudar

O mercado de trabalho hoje, exige que os colaboradores tenham diferenciais, isso inclui aprimorar e desenvolver competências e adaptar-se à realidade das organizações. Nesse sentido, buscar aprimoramento e estar sempre atualizado sobre as tendências do mercado de trabalho é essencial.

O Professional & Self Coaching – PSC é a mais moderna e completa formação em Coaching do país, sua metodologia fornece a pessoa, conhecimento, ferramentas e técnicas capazes de promover seu desenvolvimento humano e profissional, o que garante um diferencial competitivo de mercado, pois desenvolverá suas habilidades e aprimorará competências para alcançar resultados e sucesso em um curto espaço de tempo.

E você, possui alguma dessas características? Comente e compartilhe com seus amigos.