Voltar

O Papel do Líder no Ambiente Organizacional

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / agencyby Uma liderança humana traz serenidade ao ambiente de trabalho

O papel do líder já foi retratado diversas vezes em livros, filmes, documentários, revistas, internet e na mídia como verdadeiros super heróis. Isso faz com que muitas pessoas se acostumem com a imagem de alguém que está em uma posição muito distante de ser alcançada, que está à frente e que toma todas as decisões pelo grupo, pensando sempre no melhor para todos.

Mas, deixando de lado esses estereótipos, qual o papel do líder dentro do ambiente organizacional?

 

O LÍDER NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Então, como podemos caracterizar as responsabilidades que o líder tem dentro de uma empresa? Primeiro, podemos enveredar pelo lado mais humano que há na liderança e que precisa ser desenvolvido para que todo o processo de trabalho seja feito da melhor forma possível.

Uma liderança humana traz serenidade ao ambiente de trabalho. Os funcionários se sentem bem em ter um líder exemplar e apreciam trabalhar para ele todos os dias. Por mais que eles queiram alcançar novas posições e se tornarem também líderes no futuro, eles entendem que essa fase é importante, pois estão aprendendo cada vez mais como é liderar.

E o melhor líder é esse, que inspira e se faz de exemplo para a sua equipe. Mas, esse lado humano não é o único e necessário quando estamos falando de liderar. É importante que ele mantenha a funcionalidade de diversos departamentos que são essenciais para a empresa. Estamos falando do setor contábil, jurídico, administrativo, financeiro, enfim, todos esses quesitos devem ser supervisionados por líderes específicos ou, dependendo do tamanho da empresa, por uma pessoa apenas.

Esse gestor-mor tem um peso enorme sobre as suas costas e isso reflete em suas ações, ou melhor, deve ser refletido. Toda atitude deve ser calculada, ponderada e tomada com consciência, já que todos nós sabemos que erros, mesmo que mínimos, podem ser um grande incômodo no futuro.

O LÍDER DEVE SE DOAR

O líder deve se doar pela causa que faz parte. E isso suscita muita dedicação e foco. Claro que isso não deve ser confundido com trocar toda a sua vida pessoal pela empresa, mas nos períodos de trabalho, o líder deve estar ali por completo e até mesmo fazer umas horas extras de vez em quando, afinal, ele é o elo que segura tudo aquilo.

É aqui que os familiares ficam chateados e reclamam, pois muitos são os casos onde o homem esquece-se da família e só trabalha ou então a mulher perde a vida social para ter sucesso na carreira. Um estereótipo comum, mas que não coincide com o líder que sabe administrar o seu tempo.

Por isso, sempre se lembre que além de foco e dedicação, você deve administrar o seu tempo com precisão.

 

GRANDES EXEMPLOS DE LÍDERES

Podemos encontrar vários exemplos de líderes que não eram ninguém no mundo corporativo e hoje são figuras consagradas de como administrar negócios e equipes. Entre eles estão nomes famosos, como Ralph Lauren, por exemplo, é um dos grandes representantes daqueles que não tinham nada e chegaram ao topo, mostrando como realmente administrar.

Ele cresceu no Bronx, bairro violento de Nova York e, com a família “quebrada”, vendia gravatas na escola. Com um sobrenome que era alvo de piadas na escola, trocou para Lauren. Depois de sair do exército na década de 60, enxergou uma possibilidade na vaidade que muitos homens escondiam, percebeu isso enquanto mais uma vez trabalhava vendendo gravatas.

E no final da década conseguiu lançar a sua própria linha, depois todo o seu catálogo de moda masculina e uma das mais famosas camisas polo de todos os tempos.

Um verdadeiro exemplo de empreendedor que sabe liderar. Pois todo esse sucesso e fortuna, avaliada em 4,6 bilhões de dólares, não se deram apenas pela sua criatividade.

E você está pronto para ousar? Deixe seu comentário!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!