Voltar

Tipos de Feedbacks e seu Papel em Diferentes Contextos

Publicado em | 0 comentários
Feedbacks

Love You/Shutterstock Os feedbacks ajudam pessoal e profissionalmente em nosso crescimento como seres humanos

O termo Feedbacks é uma palavra que vem do inglês, e que significa “dar resposta a um pedido ou acontecimento”. Esse termo é bastante utilizado em áreas como da Psicologia, Recursos Humanos e Administração de Empresas. Este é o momento em que alguém dá retorno à outra pessoa, oferecendo-lhe um comentário avaliativo sobre algo que tenha feito ou dito.

De modo informal, damos feedbacks o tempo todo. De modo mais formalizado, especialmente nas empresas, há momentos específicos para os feedbacks acontecerem. Dependendo do contexto em que é utilizada, a palavra feedback quer dizer “resposta ou reação”. E, nesse sentido, o ele pode ser visto e entendido como positivo ou como negativo.

A Função dos Feedbacks em Diferentes Contextos

O significado de feedback é utilizado em teorias da Administração de Empresas, quando é dado um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho com o intuito de avaliar o seu desempenho. É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria do mesmo.

No âmbito da Psicologia, esta metodologia é também descrita como retroação, ou devolutiva, uma vertente da comunicação interpessoal que pode servir para minimizar conflitos entre indivíduos. O papel do feedback é aprimorar o trabalho dos colaboradores através da busca de aperfeiçoamento. Ele constitui um recurso importante que permite uma reflexão da pessoa sobre sua conduta profissional: onde está acertando e quais pontos devem ser melhorados.

Os 3 Tipos de Feedbacks no Processo de Coaching

Feedback construtivo (Feedback Burger): esse tipo de feedback consiste na informação sobre o comportamento de um profissional acompanhada de uma sugestão de melhoria.

Feedback positivo: esse tipo de retorno é responsável por dar a informação de que o comportamento do profissional fez com que ele alcançasse os objetivos propostos com assertividade, estimulando-o a prosseguir.

Feedback negativo: esse tipo de feedback, por mais que seja para informar sobre algo que deu errado, pois é usado quando o profissional não atingiu os resultados esperados, serve também para encorajá-lo à mudanças e melhorias.

Proporcionar esse tipo de comunicação gera mais confiança e dedicação no trabalho por parte de líderes, gestores e colaboradores, criando um ambiente aberto à comunicação e, consequentemente, melhoria nos relacionamentos e engajamentos.

Feedback e Coaching

Em suma, este poderoso método é uma técnica fundamental e altamente eficiente para líderes e coaches. Em Coaching, dar e receber este retorno é uma habilidade que precisa ser desenvolvida com maestria. Feedback é o procedimento que consiste no provimento de informação a uma pessoa sobre o desempenho, conduta, eventualidade ou ação executada por esta, objetivando orientar, reorientar e/ou estimular uma ou mais ações de melhoria, sobre as ações futuras ou executadas anteriormente.

Ao começar elogiando e descrevendo o comportamento do cliente/ coachee, o coach está auxiliando a abertura dos canais neurais e cria receptividade com seu coachee, para, então, sugerir um comportamento Y, ou colocar uma pergunta poderosa. Ao finalizar o parecer de maneira positiva, o coach está fazendo a prevenção de comportamentos que são contrafeedbacks.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!