Voltar

O Papel do Autofeedback no Processo de Coaching e na Vida

Publicado em | 0 comentários
Autofeedback

G-stockstudio/Shutterstock O Autofeedback permite olhar para si mesmo e conhecer seus pontos fortes e de melhoria e evoluir como ser humano

Em se tratando de autofeedback a história conta que Sócrates, no Templo de Delfos, propôs essa prática de conhecer a si mesmo, olhar para dentro de si, e essa proposta mudou toda uma linha da filosofia que até então só se concentrava no mundo exterior. No Coaching, o processo de autoconhecimento é contínuo, pois proporciona, além do conhecer a si mesmo, a autocura, o autoperdão e muitos outros benefícios a partir dessa reflexão.

No processo de Coaching, uma das práticas que leva o conhecimento de si próprio é a ferramenta de Autofeedback. Essa técnica de coaching proporciona a chance de reconhecermos nossos pontos fortes, nossos pontos de melhoria, nossas expectativas, assim como as oportunidades, fatores limitantes e outros aspectos, que oportunizam um processo de autorreflexão, do que deve ser trabalhado para que possamos alcançar nossos anseios profissionais e pessoais.

Quando olhamos para dentro de nós mesmos somos capazes de reconhecer nossas qualidades e nossas falhas, nos tornando mais tolerantes em relação às pessoas e isso, melhora muito a qualidade de nossos relacionamentos interpessoais.

Autofeedback – conectando com sua nascente interior

O primeiro passo do processo de autofeedback é o autoconhecimento, ou seja, é refletir sobre nós mesmos, sobre o que nos identifica no mundo, como o nosso nome, uma frase, algum livro cuja leitura foi marcante em nossas vidas ou, talvez um filme que de alguma maneira nos tenha feito refletir mais profundamente a respeito de nossos comportamentos e existência.

Isso possibilita reconhecer nossas qualidades, aquilo que temos de melhor em nós mesmos, em nossas atitudes com as pessoas e com nós mesmos, qualidades que muitas vezes temos dificuldades em reconhecer.

Conhecendo seus pontos fortes e de melhoria

Assim como nossos pontos fortes, podemos ainda reconhecer e refletir sobre nossos pontos de melhoria. Essa tarefa pode ser difícil, mas sem dúvidas é uma das mais necessárias. Nesse ponto do autofeedback vamos reconhecer e refletir sobre nossa luz e nossas sombras interiores, para que possamos honrar e respeitar a nós mesmos como seres duais em constante transformação.

Compreendendo o sentido da vida

Durante o autofeedback muitos aspectos são avaliados por nós a respeito de nossas próprias vidas, inclusive o real significado de nossa existência. O que nos move e o que nos faz acordar todos os dias acreditando que “hoje” será o melhor dia de nossas vidas? Será que saberíamos responder a essa pergunta?

Autofeedback no Processo de Coaching

Dar-se um feedback nos leva a refletir também sobre o que realmente e verdadeiramente buscamos com o processo de Coaching. Isso nos auxilia na de

finição do objetivo a ser trabalhado e também nos dá clareza para que sejamos capazes de reconhecer o momento em que esse objetivo tenha sido atingido. O que precisaria acontecer na prática durante o processo de Coaching para que pudéssemos ter uma evidencia positiva de que ele foi eficaz?

Vê como o autofeedback é uma poderosa ferramenta de evolução, autodescoberta e empoderamento? Aproveite para conhecer-se melhor e ouvir sua voz interior na essência!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!