Os conselhos são uma forma que muitas pessoas encontram para consertar as suas falhas através dos outros e também de evitar que aqueles que amam passem pelo mesmo tipo de problema que elas um dia passaram. Dar conselhos é algo delicado, pois envolve opinar a respeito de outra vida e de alguém que, por mais próximo que seja, você não sabe exatamente o que se passa em seu anterior. Por esse motivo, é essencial refletir e pesar os dois lados antes de dar a sua opinião sobre uma situação pela qual um amigo, familiar, colega de trabalho ou mesmo um desconhecido esteja passando.

O Lado Positivo de Dar Conselhos

Querer o bem de uma pessoa e compartilhar as suas experiências com ela é maravilhoso, e é algo que faz parte da dualidade do universo de dar e receber. Nesse sentido, uma pessoa mais experiente pode ser capaz de dar sábios conselhos para aqueles que estão iniciando a sua caminhada, seja na vida profissional, acadêmica ou pessoal. É uma demonstração de preocupação e zelo em relação a aquele para o qual a recomendação é direcionada.

Os primeiros conselheiros que costumamos ter na vida são os nossos pais, que se esforçam para passar a limpo suas experiências e nos transmitir o seu melhor. Assim, nos sugerem comportamentos, atitudes, ou mesmo a profissão que devemos seguir, porque torcem verdadeiramente pelo nosso sucesso e felicidade. Portanto, sempre que receber um conselho de uma pessoa especial, independente se irá segui-lo ou não, pense que está recebendo uma demonstração de amor e cuidado de alguém que lhe deseja o melhor.

Assim como passamos por situações em que recebemos conselhos, também podemos ser aqueles que os compartilham e demonstram esse carinho. Saiba que as suas experiências podem realmente fazer a diferença na vida de alguém e evitar que outra pessoa passe por situações delicadas pelas quais você já passou. O lado positivo de dar conselhos é esse: ter a oportunidade de compartilhar para agregar e oferecer o seu melhor para aqueles que ama.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Cuidados ao Serem Tomados ao Dar Conselhos

Existe um ditado muito popular que diz que se conselho fosse bom ninguém dava, mas sim vendia. Considero essa frase bastante maldosa, afinal é possível dar e receber conselhos maravilhosos, que realmente tenham um impacto positivo. Para isso, é essencial que considere alguns pontos antes de sair opinando em relação à vida alheia sem nenhum tipo de critério. Através desses cuidados conseguirá compartilhar suas experiências de uma forma positiva e que realmente faça a diferença para as pessoas que as receberem.

1 – Ouça os Seus Próprios Conselhos

PSC

Evite seguir o estilo de “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Afinal, se os conselhos que dá são realmente bons, por que também não os segue? Sempre que der uma sugestão a alguém, pense em como ela se aplica em relação à sua vida e coloque-a em prática também. Essa atitude, além de funcionar como um filtro para pensar melhor antes de aconselhar outra pessoa e mostra congruência. Fará ainda com que saia da sua zona de conforto e transforme as coisas que te incomodam.

2 – Escute a Pessoa Antes de Opinar

Um passo essencial para dar bons conselhos é escutar o que a pessoa tem a dizer antes de sugerir o que ela deve fazer. Dedique toda a sua atenção para ouvi-la, para só depois formular ou não uma opinião a respeito da situação. Muitas vezes, os amigos não precisam, necessariamente, de um conselho e desejam apenas alguém que os ouça e os apoie. Portanto, é essencial ter bom senso para perceber se realmente é necessário dar o seu parecer ou é melhor permanecer em silêncio.

3 – Tenha Empatia e Evite Julgamentos

Falar sempre é mais fácil do que, de fato, fazer algo, dessa forma, procure se colocar no lugar da outra pessoa antes de formar uma opinião. Lembre-se que, na maioria das vezes, as aparências enganam. Então, deixe os julgamentos de lado e pense bem no que irá dizer, fazendo um exame de consciência para se certificar de que realmente agiria da mesma maneira que a sua opinião sugere. Tentar obter a mesma visão do outro é essencial para dar conselhos coerentes e que respeitam a individualidade de cada um.

4 – Empodere a Outra Pessoa Com Palavras Construtivas

Como disse anteriormente, dar um conselho é uma demonstração de carinho e cuidado, por isso, se essas não são as suas intenções, o melhor que tem a fazer é se calar. Entretanto, se realmente quer contribuir de alguma forma, escolha bem as palavras que irá utilizar. Para ser boa, a sua recomendação deve empoderar a outra pessoa, mostrar que ela é capaz de tomar uma decisão positiva. Opte sempre por construir e não destruir a confiança de alguém.

5 – Evite Se Intrometer

Dar um conselho é diferente de se intrometer e exigir que o outro siga exatamente o que você disse, mesmo que seja uma pessoa próxima. Portanto, dê o seu ponto de vista e sugira a atitude que considera a mais indicada, mas sem impor. A sua parte se encerra exatamente quando terminar de dar a sua sugestão, afinal a decisão sempre será da outra pessoa, pois se trata da vida dela. Se quer contribuir de forma positiva, aconselhe e ofereça o seu apoio, pois essa é a verdadeira demonstração de amor.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Como Agir ao Receber um Conselho

Por fim, é necessário falar a respeito das situações em que você irá receber conselhos de outras pessoas. Em primeiro lugar, tenha a consciência de que a decisão final será sempre sua. Por mais que as recomendações venham de pessoas que são muito importantes, siga apenas se realmente fizer sentido para você. De qualquer forma, ouça com carinho, pois certamente se trata de alguém que gosta muito de ti e torce pela sua felicidade.

Obviamente, haverá casos que os conselhos, na verdade, serão palpites de indivíduos que mal te conhecem e tentam se intrometer na sua vida ou mesmo te desanimar. Escute com educação, mas não ouça e, muitos menos, se permita absorver palavras negativas e que não estejam sendo ditas para agregar. Tenha consciência a respeito de quem você é e da sua essência, pois, muitas vezes, os melhores conselhos estão dentro de cada um de nós.

Sabendo o momento e a hora certa de falar, um conselho pode ser tudo o que uma pessoa precisa ao passar por uma situação delicada. Portanto, coloque-se no lugar do outro, reflita, escolha as palavras certas e compartilhe as suas experiências sempre que achar que elas podem agregar. Compartilhar o seu conhecimento sobre a vida com os outros é uma forma de contribuir com o desenvolvimento daqueles que ama. Do mesmo modo, ouvir o que o outro tem a lhe dizer é também uma prova de humildade. Encontre este equilíbrio e construa a sua felicidade.