Eugene Onischenko/Shutterstock No futebol ou em nossa carreira para vencer a regra é a mesma – temos que aprender a jogar em equipe, nos preparar e aprender a fazer belos gols

Neste final de semana começou mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Futebol. Novamente, as maiores e também as melhores equipes, do país, disputam, em campo, o título de a melhor do ano de 2016.  Isso me fez pensar que nossa vida profissional também tem muito a ver com o universo da bola.

Jogador: Entre em Campo para Ganhar e Dê o seu Melhor!

Em nosso trabalho geralmente também somos divididos em equipes, onde cada jogador, digo, cada profissional; assume uma posição específica, de acordo com suas experiências e habilidades, deve jogar junto, pensar junto e dar o seu melhor pelo grupo. Assim como no futebol, quando os funcionários estão unidos, também se sentem mais fortes, positivos e empoderados e os resultados são altamente fantásticos.

O Técnico

O técnico é representado pela figura de nosso líder, que deve ser uma pessoa exemplar, experiente, vitoriosa e com amplos conhecimentos de mercado, pois tem a importante função de traçar estratégias e táticas, treinar os colaboradores de forma eficiente, saber comunicar claramente suas ideias, cativar os jogadores, extrair o seu melhor, revelar e reter os talentos e escalar a equipe que levará o time à vitória em cada projeto; demanda ou partida.

Quando o técnico é bom e a equipe é boa, ele consegue identificar os pontos de melhoria dos profissionais e trabalhar de modo a eliminá-los e, especialmente, para potencializar aquilo que cada um tem de melhor. Estes são os verdadeiros “bola de ouro”, equipes de alta performance,  que dentro de fora de campo, atingem um nível difícil de superar. São os melhores!

O Árbitro

O árbitro, por sua vez, as regras organizacionais e normas éticas que não podemos infringir, de maneira alguma. Por isso, devemos conhecer todas muito bem e respeitar cada uma, fazendo nosso trabalho sempre de modo justo e correto, fazendo um bonito “fair play” e jogando limpo.

A Bola, o Jogo e o Gol

PSC

E a bola? E o jogo? Dentro de campo a redondinha representa o senso coletivo, a estratégia, o treino, o foco, o sonho, a paixão, o talento: colocados em prática. No dia a dia da empresa, bater bola não é diferente. Cada vez que tocamos para alguém temos que, antes, levar o jogo para frente, ou seja, avançar em nosso trabalho, em nossas demandas, e entregar para nosso colega uma situação cada vez mais favorável para que ele marque aquele  Golaço que tantos objetivamos e, com isso, ajude o time conquistar constantes vitórias e o campeonato.

O Conjunto

Por isso mesmo é muito importante saber jogar em conjunto, pois por melhor que o nosso treinador, técnico ou líder seja, quando estamos em campo é hora de mostrar tudo àquilo que aprendemos, as estratégias que treinamos; mostrar nossos talentos e fazer valer os nossos diferenciais.

Não é à toa que quando um profissional está menos preparado, ou seja, com problemas pessoais que o levam a perder o foco e ficar mais desatento; ao lançar a bola para ele, a jogada pode se perder e colocar o time todo em alto risco. Para evitar isso, os companheiros devem trazê-lo de volta ou mesmo buscar compensar suas deficiências, dando mais de si, pois em campo, todos são responsáveis uns pelos outros, pelos resultados, todos devem jogar juntos e ter o mesmo objetivo: vencer.

A Torcida

Ah e não podemos nos esquecer da torcida não é mesmo. Nossos torcedores são os nossos familiares, amigos e colegas de trabalho; que querem nos ver bem e que torcem avidamente para que possamos marcar nossos gols. A torcida contra, são os nossos medos, crenças limitantes, comportamentos errôneos e sabotadores, inexperiências e vozes negativas que ficam falando aos nossos ouvidos que não vamos dar conta e tudo mais.  Foque na torcida a favor, ouça seu nome ser gritado, sinta a energia boa e vibre com o seu entusiasmo. Dentro e fora de campo, isso não tem preço.

O Placar e a Vitória Diária

Pense nisso, toda vez que você for trabalhar: que faz parte de um time, que deve saber dominar a bola e, tanto tocar para seu colega, na hora e no momento certo, como estar preparado para recebê-la e fazer o gol. Lembre-se de que seu líder não está lá por acaso e que ele pode lhe ensinar a jogar cada vez melhor. Esteja aberto a ouvir, não tenha preguiça de treinar, respeite as regras e esteja sempre motivado a ir além.

O primeiro lugar é para os determinados, focados, resilientes, automotivados e mais preparados. Desenvolva seus talentos, busque aprender com os mais experientes, jogue nas 11 e seja o melhor profissional, líder e colaborador que você pode ser.  Podemos não saber quem vai ganhar o Campeonato Brasileiro de Futebol, deste ano, mas o da sua carreira saiba que só você pode vencer. Vista a camisa do seu time, bata um bolão e seja um campeão. Permita-se!