Voltar

O Jeito Nerd de Empreender Negócios

Publicado em | 0 comentários

Conny Sjostrom/Shutterstock Os nerds estão mostrando que também são inteligentes quando o assunto é empreender e criar negócios de sucesso

Neste mês de dezembro, ocorreu em São Paulo, a Comic Con Experience 2015, um dos mais famosos eventos, do Brasil, voltados para o universo nerd. Refleti um pouco sobre isso e, conclui que, embora hoje os contextos e interesses sejam um pouco diferentes, assim como na minha época de adolescente, os nerds não mudaram muito a sua essência.

Naquele tempo, ser muito estudioso, inteligente, o tal do “CDF”, e um pouco mais tímido que a maioria já era o suficiente para ser considerado o nerd da escola, por exemplo. Hoje, os gostos são outros, a nova geração, também chamada de “Geek”, é mais desinibida, aficionada por tecnologia e games, gosta de se vestir de cosplay (fantasiados de personagens de histórias em quadrinhos, filmes e videogames) e, empreender ideias e projetos de sucesso.

Essa última característica me chama muito a atenção e, é o tema que iremos abordar neste artigo. Neste sentido, estima-se que, este ano, a feira realizada na capital paulista, movimente cerca de 70 milhões de reais em negócios. Fantástico, não é mesmo?

O Empreender Inteligente

Umas das primeiras lições para um empreendedor ter sucesso é – conheça bem seu cliente. Falo isso porque não basta apenas achar que uma ideia é boa e que todos vão comprar seus produtos e serviços. Antes de tudo é essencial conhecer o perfil, interesses e tudo relacionado ao seu mercado de atuação.

Os empreendedores do universo nerd sabem bem disso. Uma de suas principais vantagens é entender bem como funciona o pensamento de um geek, pois também pertencem a este mundo extraordinário. Este ambiente familiar traz poderosos insights de negócios, coloca-os mais próximos dos nichos, o que possibilita conhecer os desejos, gostos e tudo aquilo que mais atrai ou pode atrair os seus potenciais clientes.

Assim, nasce um mercado amplo e extremamente promissor, focado na criação, venda e distribuição dos mais diversos produtos. Camisetas, fantasias, histórias em quadrinhos, livros, jogos, séries, bonecos, réplicas perfeitas de personagens e objetos de filmes e HQs lendários; estão entre alguns dos itens produzidos e vendidos, dentro e fora de espaços como a Comic Con.

Além disso, existem ainda os famosos nerds empreendedores da tecnologia, como Bill Gates (Microsoft), Steve Jobs (Apple) e Mark Zuckerberg (Facebook), Larry Page e Sergey Brin (Google). Com suas ideias cada um, de uma maneira própria e diferente, revolucionou a era moderna. Mentes absolutamente criativas, ousadas, empreendedoras e com visão de negócios, que criaram verdadeiros impérios e grandes fortunas.

E por falar em visão de negócios, é importante ressaltar que não basta apenas ser muito inteligente e conhecer o seu nicho, é preciso pensar estrategicamente. Na prática, isso significa tornar tangíveis as suas ideias, acumular aprendizados, criar um bom plano de negócios que lhe permita aproveitar novas oportunidades e ter sucesso em sua empreitada.

Pense nisso, tenha orgulho de ser Nerd e ouse empreender suas ideias também!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!