Se, no passado, o individualismo era comum dentro das empresas, hoje o trabalho em equipe tem sido cada vez mais valorizado e incentivado. Isso é muito importante porque as organizações precisam do trabalho colaborativo de seus funcionários para atingirem os seus objetivos e se desenvolverem. Além disso, a cooperação ajuda na construção de um ambiente mais saudável e motivador, algo que é fundamental para o bem-estar e a satisfação dos colaboradores.

Contudo, mesmo com tantos avanços, ainda existem profissionais que agem sem pensar no coletivo ou mesmo companhias que não incentivam o trabalho em equipe. Conviver em um cenário assim, quando se conhece a importância da colaboração, pode se mostrar um grande desafio, mas que pode ser vendido e superado. Continue acompanhando e saiba como enfrentar o individualismo no ambiente de trabalho.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”!
É um Presente!

A Importância do Trabalho Colaborativo

Sabe aquele ditado que diz que duas cabeças pensam melhor do que uma? Apesar de bastante simples, ele carrega uma grande verdade e que mostra o quanto o trabalho em equipe é importante. Claro que todos os profissionais dentro da empresa têm capacidade para realizar as funções que lhe foram confiadas no ato da contratação. Entretanto, cada indivíduo tem percepções e habilidades diferentes, o que possibilita que um complemente a ideia do outro, chegando a resultados ainda melhores e mais satisfatórios.

O companheirismo é positivo para a organização, que ganha em qualidade e em produtividade. E também é fantástico para os colaboradores, que têm a oportunidade de aprenderem uns com os outros e de se sentirem verdadeiramente acolhidos pelos líderes e colegas. Dentro de um ambiente colaborativo, o todo se sobressai ao individual. Dessa forma, o objetivo deixa de ser querer ser melhor que todos para se transformar em uma busca coletiva por melhores resultados.

Dicas Para Lidar Com o Individualismo nas Empresas

Independente se você tem ou não um cargo de liderança dentro da empresa em que trabalha, existem atitudes que pode adotar para fazer a sua parte e incentivar a união da equipe. Para isso, confira com atenção as dicas a seguir e aplique-as no seu dia a dia no trabalho.

1 – Reflita Sobre o Seu Comportamento

PSC

Não adianta apenas pensar no quanto o seu chefe ou seus colegas de trabalho são individualistas se você não prega a colaboração através de suas atitudes. Nesse sentido, o primeiro passo é fazer uma reflexão a respeito de si, uma espécie de autoanálise para identificar que recados o seu comportamento está passando para os demais. Assim, poderá identificar se as suas ações estão coerentes em relação à sua opinião a respeito do trabalho em equipe.

2 – Comece a Transformação Por Você

O segundo passo é utilizar as informações obtidas através da sua reflexão para começar em você as transformações que deseja ver nos outros. Lembre-se que o exemplo é uma das maneiras mais eficazes de ensinar algo a alguém. Por isso, ao invés de apenas lamentar o quanto os seus colegas de trabalho agem de maneira individualista, escolha transformar isso em motivação para agir e ir além. Pense em como pode fazer a sua parte para se tornar um bom exemplo e inspirar os demais.

3 – Demonstre Disponibilidade Para Ajudar

Uma das maneiras mais poderosas de incentivar o trabalho colaborativo é mostrando-se disponível para ajudar os colegas. Dessa forma, procure oferecer ajuda quando souber que alguém está bastante atarefado ou estiver realizando alguma atividade que você tenha conhecimento e saiba que pode contribuir. Contudo, tenha cautela para que sua oferta demonstre que tem a intenção de ajudar e não de se colocar como superior. Claro que a sua intenção é o que vale, mas como se trata de uma tentativa de transformar um comportamento da maioria, um pouco de cuidado vai bem.

4 – Saiba Aceitar Ajuda

Assim como é importante se mostrar disponível para ajudar os colegas, é necessário que reconheça quando precisa de ajuda. Conhecer os dois lados da moeda e vivê-los na prática é fundamental para que, de fato, seja um incentivador do trabalho em equipe. Lembre-se que demonstrar que precisa da colaboração de um colega para concluir uma atividade não faz de você menos eficiente. Reconhecer os próprios limites é uma demonstração de que está colocando os interesses de todos a frente dos seus, uma postura que é essencial dentro de uma equipe forte e vencedora.

5 – Dê Feedbacks Incentivando o Trabalho em Equipe

Se você é o líder da equipe que tem demonstrado um comportamento individualista, dar feedbacks aos colaboradores é uma ótima maneira para que eles reflitam a respeito da colaboração e repensem sua atitude. Se, por outro lado, é um dos membros do grupo, pense na possibilidade de conversar com o seu chefe, mostrando a ele o quanto a união traria benefícios para todos e também para a empresa. O feedback é uma ferramenta fantástica para trazer reflexões que geram mudanças e evolução.

6 – Aprenda a Lidar Com as Diferenças

Um dos desafios do trabalho em equipe é ter que lidar de perto com pessoas bastante diferentes que você. Entretanto, esse preço a se pagar é pequeno perto do que se ganha em crescimento e em desenvolvimento. Para aprender a respeitar a opinião do outro não é necessário mudar o que pensa, mas sim se dar a oportunidade de ouvir sem fazer pré-julgamentos. Através da junção de várias ideias diferentes é possível chegar a novas soluções e a formas mais eficientes de realizar uma série de tarefas.

A satisfação no ambiente de trabalho tem um impacto grande no seu bem-estar. Quer saber em qual nível está a sua felicidade?
Clique aqui.

7 – Mantenha uma Atitude Positiva

Por fim, um elemento fundamental para manter a união da equipe é o ambiente, que deve ser harmônico e positivo. Claro que você não tem como obrigar todos os colegas a serem bem-humorados e agirem com gentileza. Contudo, como disse anteriormente, o exemplo é uma forma fantástica de passar algo bom adiante. Por isso, faça a sua parte, trate a todos com respeito, ouça o que as outras pessoas têm a dizer, evite se irritar com bobagens e preze sempre pelo diálogo e pela cooperação.

O individualismo e a falta de colaboração nas empresas são problemas que precisam ser vencidos diariamente. Dessa forma, independente de ocupar ou não um cargo de gerência, procure sempre dar o seu melhor para promover a união da equipe, oferecendo ajuda aos colegas e aceitando quando achar necessário. Lembre-se que juntos somos mais fortes e podemos ir além!

 

Copyright: 141892333 – https://www.shutterstock.com/pt/g/inkedpixels