Voltar

O impacto da motivação nas organizações

Publicado em | 0 comentários

Com o passar dos anos e o aumento da competitividade no mercado de trabalho em todas as áreas, tornou-se obrigatório nas organizações a discussão e implementação de processos que motivem seus colaboradores. A criação de um ambiente profissional saudável, em que cada um tem um papel e trabalha produtivamente, está diretamente relacionada à forma como a organização trabalha e à motivação das equipes.

© Depositphotos.com / ridofranz Um funcionário motivado apresenta melhor rendimento e contribui para a boa convivência no ambiente profissional.

Para construir satisfatoriamente esse clima de motivação e cooperação, é necessário que haja transparência entre os líderes e toda a equipe. Todos devem ter condições de se comunicar e discutir questões pertinentes ao desenvolvimento da empresa. Dessa forma, os colaboradores têm certeza de que suas opiniões são avaliadas e suas necessidades profissionais são atendidas. Atitudes como esta levam à autoconfiança, a um entendimento da relevância de cada profissional nos processos da organização e ao aumento da produtividade.

Outro aspecto que colabora significativamente para a motivação do funcionário é a perspectiva real de evolução profissional. Isso porque, quando a pessoa sente que pode dar passos mais largos em sua carreira, ela dificilmente fica acomodada. Um plano de carreira inibe a acomodação na medida em que demonstra aos colaboradores que ainda há objetivos a serem perseguidos. Sendo assim, os bons profissionais vão sempre trabalhar visando o melhor rendimento, obtendo resultados acima do esperado. (Leia mais sobre a relação entre motivação e desempenho neste post)

Promover atividades de confraternização, dando a oportunidade para que os profissionais se conheçam em um nível mais humano, também é de grande valia para uma organização Isso porque, quando as pessoas trabalham com pessoas com quem se importam, a atividade ganha um valor que vai além do financeiro.

É importante, ainda, que haja respeito e cordialidade entre todos, seja qual for o cargo que a pessoa ocupe na empresa. Valorizar os relacionamentos pessoais dentro da empresa faz com que os colaboradores se sintam confortáveis para desenvolver suas tarefas.

Para ser valorizado pelo mercado é importante primeiro ser valorizado por seus colaboradores. Faça como as grandes organizações, dê atenção a esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença.  Afinal, o seu primeiro cliente é o seu colaborador.

Motive sua equipe, seu negócio e conquiste resultados extraordinários! 

Leia também sobre os principais motivos que levam à desmotivação em “As causas da baixa motivação no trabalho“.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!