Sangoiri/Shutterstock Estar em transe e estar com a mente plenamente concentrada

Um dos fundamentos mais notáveis e marcantes da hipnose ericksoniana está em criar condições para uma via alternativa de comunicação. Ela nos mostra que para além dos vocábulos, elementos linguísticos e palavras há uma infinidade de formas de comunicação que vão desde gestos mais simples às conexões mais intensas entre dois inconscientes, passando inclusive pelas expressões corporais.

O que sua teoria afirma com convicção é que a possibilidade de entendimento, entre um grupo ou entre duas pessoas; espe­cialmente se forem elas: paciente e hipnoterapeuta – ou coach e coachee –, começa a ser armada a partir da postura corporal, da maneira de falar ou até mesmo da cadência da respiração. Os elos comunicativos têm nuances muito mais sutis do que simplesmente emitir uma fala para um interlocutor específico.

Da mesma forma, no Coaching aprendemos que interagir é bem mais do que vocalizar frases e externar opiniões. Quase toda a experiência mágica da relação entre coach e coachee passa por uma interação que se dá através de uma conexão única só possibilitada por momentos de flow, pelo rapport capaz de nos ligar inquebrantavelmente ao outro.

Atenção Concentrada na Prática

A atenção concentrada é exatamente o processo de focalizar, dedicar, mesmo que momentaneamente, a máxima atenção a uma única coisa. Nesse momento, concentramos toda nossa capacidade psíquica e imaginativa em um objetivo, seja ele en­tender o outro, ter uma nova perspectiva sobre nossos problemas, redimensionar estratégias ou qualquer outro propósito. Como resultado desse processo, temos a cocriação, isto é, a criação compartilhada entre duas mentes em sintonia plena e em estado de ebulição absoluta.

O estado de atenção concentrada é muitas vezes produto de uma concentração não deliberada ou programada, mas que resulta de uma interação demasiado intensa entre um coach e seu coachee.

Não há uma receita específica para que ele ocorra, mas ouvir na essência, em um coachtório, ou seja, em um espaço físico imune a interferências externas e que predisponha o diálogo, é sempre fundamental para o seu aparecimento. (Se você acha que esse conceito se parece com o de flow, aquele de que falei na Psicologia Positiva, você não está errado!).

PSC

Aliado à linguagem está, então, o ambiente. Procure arranjar o máximo possível o derredor com elementos que propiciem a atenção focada. O silêncio deve predominar, a luminosidade será preferencialmente leve, deve-se providenciar uma poltrona ou sofá aconchegante para o coachee se sentar (se for o caso), pedir que ele vista roupas confortáveis e assim por diante. Todos os citados parecem apenas detalhes, mas são cruciais para o sucesso no atingimento do transe.

Hipnose Ericksoniana

A hipnose de matriz ericksoniana, que sabemos não ser uma hipnotização do tipo folclórico em que se desliga a consciência do hipnotizado, que passaria então a agir como um robô sob o comando do hipnotizador; é um nível avançado de uma mente em estado absoluto de entrega e foco. Livre de restrições impostas pela razão e pelo consciente, nosso lado inconsciente durante a sessão de hipnose está inteiramente focado nas palavras, inten­ções e sugestões do hipnoterapeuta, em uma demonstração bem acabada do estado de atenção focada entre coach e coachee.

Considerando o que Milton Erickson pretendeu com as finalidades de uma sessão de hipnoterapia e aquilo que se busca em um processo de Coaching, mais uma vez testemunhamos o encontro da hipnose ericksoniana com a atividade de um coach. Mesmo que por vias aparentemente distintas, ambas as práticas descobriram as potencialidades mais do que transformadoras do estado de atenção focada, o que só reforça nosso propósito de alinhar as duas frentes no alcance de resultados incríveis.

Gostou de saber mais sobre atenção concentrada e hipnose ericksoniana? Deixe sua opinião e compartilhe seus comentários abaixo!