Voltar

O Emprego Ideal Existe?

Publicado em | 0 comentários

Descubra se o emprego ideal existe ou se é apenas uma ilusão. Clique e confira! | olly18 |DepositPhotos.com

Uma pergunta bem direta para você: Quantas vezes você já pegou um amigo, um colega ou até mesmo um estranho na fila do banco reclamando do chefe para Deus e o mundo? Aposto que várias vezes, não é mesmo? A coisa mais comum nos ambientes corporativos são colaboradores reclamando de seus superiores. É comum porque há, ainda, uma identidade bastante forte nessa questão de ser líder, de ser chefe. Uma identidade que repele os colaboradores e os tornam meras peças de xadrez a serem dominadas ao bel prazer do superior.

Isso faz com que muitas pessoas se sintam desconfortáveis no emprego e decidam sair, tentar outra carreira, fazer um concurso público. Mas, é importante que você perceba que o emprego ideal, se existir, não passa somente por essa polêmica questão.

O que faz uma pessoa reclamar do seu emprego?

Muitos fatores. Às vezes uma coisinha pequena que se repete todos os dias se torna em algo insuportável depois de algum tempo e aí tudo se faz pronto: o funcionário começa a “odiar” o cargo, seus superiores e tudo o que for relacionado ao trabalho.

Um dos principais fatores, é claro, é a baixa remuneração. Um emprego que paga mal aos seus funcionários com toda a certeza fornece o risco de insatisfação entre a equipe. Por isso, a empresa sempre deve estar atenta a essas questões para entender quais são os valores que cada cargo possui.

Quantas pessoas você já conheceu que trocaram de emprego porque uma nova oportunidade pagava mais? As cifras são importantes no mercado.

Outra questão bastante comum é a falta de comunicação. Existem casos de funcionários que passam anos dentro de uma empresa sem ao menos ter uma conversa de 15 minutos com qualquer pessoa ali dentro. Vamos até diminuir esse número. 5 minutos. Acredite. Talvez até você seja um desses casos. É horrível.

E quando o profissional se qualifica, sente que pode contribuir muito com a organização, mas essa, sendo paradoxalmente desorganizada, não oferece nem um plano de carreira? E aí? Logicamente essa empresa encarará altos índices de rotatividade.

Outro ponto bastante importante e que faz toda a diferença no dia a dia é: baixa capacitação de lideranças. Quando o líder é mal formado profissionalmente, é tendência que certas coisas andem mal, como a produtividade da equipe, por exemplo, relações de trabalho, entre outras consequências.

O que levar em consideração na busca por um emprego?

Muitas vezes essa questão do emprego ideal passa diretamente pela própria escolha que o profissional fez do lugar onde vai trabalhar. Então, se você está procurando o emprego ideal, entenda que alguns pontos devem ser observados.

Como os benefícios que você receberá, por exemplo. Uma organização que possui benefícios compatíveis com as suas necessidades é o que você procura. Este é um aspecto interessantíssimo para quem já passou por uma série de empregos insatisfatórios. E o que seria um benefício? Home office, no seu caso, por exemplo.

O tempo do trabalho é outra coisa relevante. Você quer se dedicar mais aos estudos? Então procure por um cargo onde você seja necessário por apenas 6 horas ou então por um local onde você não tenha que bater tabela de 8 horas todos os dias, mas sim cumprir suas metas diárias e se sentir livre para ir embora caso acabe antes das 17h ou 18h.

E aí entra em jogo também a localização da empresa. É perto da sua casa? Você pega um trânsito muito engarrafamento? Você vai de táxi, coletivo, a pé, bicicleta ou de carro? Leve tudo isso em consideração. Todos esses aspectos influenciam muito no modo com o qual você vai se sentir em relação ao seu emprego naqueles dias difíceis quando dá vontade de desistir.

O seu cargo também deve ser analisado, obviamente. Não fique com um cargo que você pensa não ser compatível com as suas qualidades. E também veja se vale a pena ficar num emprego que não tem uma remuneração adequada com as suas especialidades, seus estudos e conhecimentos aplicáveis.

O emprego ideal depende de você

O emprego ideal depende de você, mais de você do que da organização em questão. Segundo Mauro Silveira, autor do livro O Emprego Ideal Existe, a empresa que deve ter o seu perfil e não você que deve se adequar ao perfil da empresa. Isso porque já existem muitos lugares para você trabalhar hoje em dia. Sempre vai haver algo que seja compatível.

Porém, segundo Silveira, “encontrar a oportunidade perfeita requer esforço e dedicação”. Que esse seu esforço possa ser feito através do Coaching, que te dá a oportunidade de se conhecer melhor e tirar daí de dentro algo que talvez nem você saiba.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!