Empresas são formadas por pessoas, e o expediente só segue tranquilamente se essas pessoas interagirem em prol de um bem comum. O funcionamento de um negócio depende do bom desempenho das equipes que o compõem e, entre vários fatores que movem essas equipes, um dos principais é a motivação.

Uma pesquisa realizada pela publicação VOCÊ S/A, com cerca de 136 mil funcionários, mostrou que mais da metade deles consideram um excelente lugar para se trabalhar aquele em que sentem satisfação e motivação pelo trabalho. Isso mostra o impacto da motivação dentro da organização, uma vez que os colaboradores a na frente até mesmo da remuneração.

Isso também evidencia a importância da liderança, que tem a responsabilidade de motivar e liderar a equipe, sem se esquecer de motivar a si mesmo. Um gestor desmotivado que gerencia sua equipe de forma inadequada leva seu departamento à baixa produtividade, desentrosamento e insatisfação com a gestão.

Veja algumas vantagens de manter a motivação no trabalho de sua equipe:

  • O colaborador trabalha com mais satisfação;
  • A equipe alcança maior produtividade e rendimento;
  • Aumenta o entrosamento entre os colaboradores;
  • Maximiza os resultados da empresa;
  • Estimula o desenvolvimento de novas competências;
  • Aumenta a criatividade dos colaboradores;
  • Eleva a auto-estima dos integrantes do grupo;
  • Reduz os atritos dentro da equipe.

Agora fique atento para não cometer esses erros e evitar a desmotivação de sua equipe:

  • Sobrecarga de trabalho;
  • Dificuldade em administração do tempo;
  • Acúmulo de funções;
  • Falta de cooperação da equipe;
  • Falta de preparação técnica para as atividades.

Trabalhando em Equipe

Um conjunto de pessoas que se dedicam a realizar uma determinada tarefa juntos é a definição de trabalho em equipe. Se esforçam juntos para um mesmo fim, com intuito de finalizar uma tarefa ou solucionar algo.

O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro.

Saber delegar tarefas e uma comunicação clara e objetiva é essencial  para que o trabalho em equipe flua bem.

PSC

Para motivar e inspirar, o líder precisa ser um exemplo para seus colaboradores, e agir junto com eles. Ver o chefe trabalhando junto à equipe é um grande combustível para a motivação — diferente de um chefe mandão, que apenas delega e espera os resultados do grupo.

Você é Um Líder Servidor?

O conceito surgiu em meados dos anos 1970. Na época, Robert K. Greenleaf, gestor e perquisador norte-americano, publicou um artigo intitulado “The leader as servant”, no qual se diz:

“O líder-servidor é servidor antes de mais nada. Tudo começa com o sentimento natural de que ele quer servir, e servir acima de tudo. Então, esta escolha consciente o leva a aspirar à liderança. Essa pessoa é bastante diferente daquela que é primeiramente líder, talvez pela necessidade de atenuar uma ‘fome de poder’ não-usual ou de realizar-se materialmente… O ‘líder-primeiro’ e o ‘servidor-primeiro’ são dois opostos extremos. Entre eles, há tons e misturas que são parte da infinita variedade da natureza humana”.

E continua:

“A diferença se manifesta no cuidado que o ‘servidor-primeiro’ demonstra ao certificar-se de que as maiores prioridades do outro estão sendo atendidas. O melhor teste – e mais difícil de se administrar – é: aqueles que são servidos crescem como pessoas? Enquanto são servidos, eles se tornam mais saudáveis, mais sábios, mais livres, mais autônomos, mais propensos a tornarem-se, eles próprios, servidores?”

 

Atitudes de Uma Liderança Servidora

Confira algumas atitudes de um líder servidor que irá contribuir para que você construa um ambiente de trabalho saudável e produtivo, onde a proposta é servir e não a de “mandar” fazer.

  • Promova uma cultura de aprendizado através de coaching, PNL, mentorias. Com isso, toda a organização estará em constante aprendizado.
  • Crie uma cultura de relação de confiança com seus colaboradores, valorizando os pontos fortes, o respeito e a liberdade de comunicação.
  • Estimule um ambiente colaborativo, saudável e de coleguismo para facilitar a ajuda entre as equipes.
  • Delegue tarefas e confie que será feito da melhor forma possível, mesmo que depois você tenha que fazer uma revisão.
  • Dê autonomia para aqueles colaboradores que atendem diretamente o cliente. Isso fará com que ele se sinta mais seguro na hora do fechamento do negócio.

Confira Quais Habilidades Precisam ser Desenvolvidas Para o Bom Trabalho em Equipe

Desenvolver habilidades é uma tarefa para um gestor visionário. Se você não as têm, fique tranquilo! Elas podem ser aprendidas e desenvolvidas. O importante é estar atento a essas competências e sempre colocá-las em prática.

RESPEITO

Para estimular o respeito entre a equipe é preciso trabalhar a empatia e a boa convivência entre a equipe. Pode se adotar dinâmicas em grupo para isso. Para um bom relacionamento entre a equipe, no trabalho, o respeito é importantíssimo. Para um bom relacionamento deve haver respeito entre os colaboradores.

GERENCIAR CONFLITOS

Fazer a gerência de conflitos significa olhar para o problema sob o ponto de vista profissional. Isso envolve técnicas para impedir divergências e desacordos. Desenvolver empatias para que consiga acessar o ponto de vista do outro. Enfim, estabelecer limites sem contudo estimular a agressividade.

COMUNICAÇÃO CLARA

Se comunicar de forma clara, objetiva e eficiente é um grande passo para que tudo funcione sem problemas. A comunicação também é importante para que todas as partes saibam o que é esperado delas. Quando um colaborador não sabe se expressar de forma clara, acaba fazendo interpretações erradas e causando algum tipo de conflito ou prejuízo entre as equipes.

PROATIVIDADE

Toma atitudes e oferecer soluções é fundamental para um colaborador e sua equipe. Uma equipe formada por colaboradores proativos tem um funcionamento mais eficiente. Os resultados são melhores e obtidos de forma mais rápida. Essa característica também possibilita que os processos sejam otimizados, elevando a qualidade do trabalho como um todo.

INOVAÇÃO

 Criatividade e inovação são habilidades capazes de transformar a forma que uma equipe interage. Para o bom trabalho em equipe, é preciso que seus integrantes estejam sempre inovando os processos e procurando soluções criativas. Isso possibilita a obtenção de melhores resultados, aumento da eficiência e otimização dos processos.

CONFIANÇA

Não existe trabalho em equipe sem confiança mútua. Afinal, cada um precisa fazer a sua parte das tarefas e acreditar no potencial de seus companheiros. Quando você confia no resto na sua equipe, consegue delegar tarefas sem temer pela qualidade do produto final. Muitos líderes cometem o erro de não delegar tarefas por falta de confiança. Passa para os colaboradores a sensação de que o líder não confia no trabalho da equipe e em suas habilidades. Isso afeta o relacionamento entre gestor e equipe.

Frases de Motivação Para Ouvir no Dia a Dia

Uma ideia boa para ajudar a equipe é postar num mural ou algum lugar de visibilidade, frases de motivação para um ambiente inspirador e animado:

 

  • “A verdadeira motivação não é aquilo que te anima, mas aquilo que te transforma.” – Bárbara Coré
  • “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas!” – Ayrton Senna
  • “Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final, quando um falha, todos devem se unir, para sua reconstrução.” – Salvador Faria
  • “Se você duvida de você mesmo, não vai encantar sua equipe nem o mercado. Isso não é necessariamente vaidade. É, antes de tudo, confiança.” – Eike Batista
  • “Compromisso, trabalho em equipe e melhoria contínua são chaves para conquistar excelência em qualidade e satisfação dos clientes.” – Marcelo Sousa da Silva
  • “Você tem de agir, e tem que estar disposto a fracassar. Se você tem medo de fracassar, não irá muito longe.” – Steve Jobs
  • “Trabalhar em equipe não significa que todos tenham que fazer tudo mas sim ter a consciência do todo e do papel de cada um neste todo.” – Daniel Godri Junior
  • “Para que o trabalho em equipe funcione, cada membro precisa usar a seguinte fórmula: um punhado de bom senso, duas xícaras de coleguismo, uma jarra cheia dos objetivos do grupo, e uma pitada de sincronismo.” – Josianne Corrêa Cardoso

 

E no seu dia a dia, como é a motivação em seu ambiente de trabalho? Saiba que o Coach trabalha com foco nas competências e desenvolvimento de habilidades necessárias para que sua liderança seja servidora e assertiva. Forma líderes com visão proativa, estratégica e todos os aspectos que faz de um gestor um líder inovador.

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