Voltar

O desafio de reter talentos nas organizações

Publicado em | 0 comentários

Há alguns anos, a preocupação das empresas estava voltada à gestão estratégica de negócios, estrutura e benefícios para os colaboradores. Hoje, o quadro mudou e a prioridade está na gestão do capital humano. Portanto, atrair, desenvolver e reter talentos é o foco atual.

A pesquisa “Empresas dos Sonhos dos Jovens 2013”, promovida pela Cia. de Talentos com 52.225 jovens, universitários e recém-formados, com idade entre 17 e 26 anos, apontou que o desenvolvimento profissional é a principal característica que uma empresa precisa oferecer, seguida de uma boa imagem do mercado.

Esse resultado mostra que os jovens profissionais não estão focados necessariamente em salário e benefícios, mas em aprimoramento de suas habilidades e competências. Além disso, gostam de estar engajados nos processos da empresa e se sentir responsáveis pelos mesmos.

Depositphotos.com / ridofranz Desenvolvimento profissional é a principal característica que uma empresa deve oferecer para reter jovens talentos.

Ainda segundo a pesquisa, 58% dos jovens entrevistados acreditam no Coaching/Mentoring como programa de desenvolvimento. O Coaching ainda aparece no estudo como a primeira sugestão dos jovens para a empresa oferecer, seguido de pós-graduações e programas JobRotation.

Esses dados mostram que o Coaching é um processo que atrai os jovens e também é uma forma eficaz de retê-los, uma vez que os resultados são rápidos e visíveis tanto no âmbito profissional como pessoal. Além disso, por meio do Coaching, o jovem profissional entra em um processo de evolução contínua, rumo à ascensão profissional.

Outro dado interessante da pesquisa “Empresas dos Sonhos dos Jovens” aponta que 67% dos entrevistados consideram o autoconhecimento como a principal caraterística para alcançar a excelência profissional, seguida de clareza nos objetivos profissionais (46%) e estar antenado com os acontecimentos do mundo (39%).

Uma vez que a velocidade com que o mercado se movimenta hoje é muito alta, os jovens devem ser capacitados de maneira a acompanhar essa tendência, e o Coaching é um método que atende justamente a essa demanda do mercado.

Para reter talentos na organização, é necessário ter profissionais munidos de conhecimento, técnicas e ferramentas de Coaching, e que promovam um ambiente de desenvolvimento e alta performance. Assim, os jovens se sentirão seguros para o crescimento de suas habilidades utilizando todo seu potencial.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!