Mulher jovem, cabelo preto, sueter preto, com blusa branca por dentro, se olhando no espelho, sorrindo satisfeita com sua imagem , pois venceu as crenças negativas em relação a si mesma

Photographee.eu’s/Shutterstock Fazer uma autoanálise de frente para o espelho é uma boa tática para entender como suas crenças afetam sua autoimagem

Uma forma poderosa de autoanálise em relação às nossas crenças é se utilizar de um espelho. O normal é que vejamos nosso próprio reflexo várias vezes ao dia. Mas você está realmente se vendo? O que sua imagem diz sobre você e sobre o que acredita? Ou você se olhou com pressa, no piloto automático? Quais mensagens o seu corpo passa? Elas contradizem suas palavras? Reflita!

Seu Corpo Revela suas Crenças!

Para entender melhor como isso realmente funciona; eu convido você a fazer uma poderosa auto-observação e entender como seu corpo manda mensagens sobre sua forma de ser, sentir e pensar.  Para isso, posicione-se em frente a um espelho, preferencialmente de corpo inteiro, e observe os seguintes aspectos:

Postura corporal:

  • Ombros: eles dizem muito sobre nosso conforto ou tensão em relação ao mundo. Eles são arqueados ou retos? Uma postura adequada dos ombros significa que estamos relaxados e de bem com o universo e com nós mesmos. Estando eles na posição correta, infere-se que o indivíduo possui crenças positivas, tais como “o mundo é um lugar seguro”;
  • Coluna vertebral: assim como os ombros, as costas indicam o nível de ansiedade ou de tranquilidade de alguém. Adicionalmente, conclui-se a partir de uma postura ereta que a pessoa não tem muitas crenças autodestrutivas. Geralmente, ela sabe se posicionar e não crê que o mundo é um fardo a ser carregado;
  • Pernas: quando fortemente cruzadas, as pernas indicam que a pessoa não está aberta aos demais, não está receptiva a interações. Possivelmente, a pessoa se julga inferior aos outros. Pernas esticadas apontam que o indivíduo está à vontade, e pernas inquietas demonstram o contrário: nervosismo.
  • Braços: similarmente aos membros inferiores, os braços podem estar cruzados ou esticados. Quando rígidos, a pessoa crê que uma situação é aflitiva.
  • Mãos: estando atrás da cabeça, as mãos passam a mensagem de poder e superioridade. O indivíduo acredita que tudo está bem, se permitindo uma linguagem corporal relaxada. Mãos inquietas ou com tiques revelam uma personalidade desassossegada. Os dedos são comumente alvos da ansiedade de pessoas preocupadas: elas roem suas unhas, estalam as juntas dos dedos constantemente, escondem as mãos no bolso na tentativa de obter um senso de autoproteção etc.

Semblante:

  • Boca: lábios arqueados para baixo apontam que o indivíduo carregou por muito tempo crenças que o entristecem. A boca pode estar contraída (tensão), apresentar um sorriso nervoso ou sincero, aberta (distração ou imersão em pensamentos ou em atividades) etc. Sorria mais, especialmente em frente ao espelho. Assim, você induzirá seu cérebro a interpretar que está alegre no momento, corroborando com este estado e emitindo ordens positivas a seus diferentes sistemas corporais.
  • Olhos: veja “dentro” deles, além do superficial. O que dizem? Olhos caídos indicam estafa. Talvez a pessoa creia que tudo é muito difícil, o que torna a vida extenuante. Olhos vívidos e brilhantes são reflexos de um interior equilibrado e entusiasmo em relação ao mundo. Quando contraídos, demonstram desconfiança ou concentração.
  • Sobrancelhas: podem estrar franzidas, arqueadas ou na posição normal. Refletem sentimentos como raiva, preocupação, dó, surpresa ou alegria. Também é comum franzirmos a testa quando algo nos aflige.
  • Pele: o aspecto da pele, o maior órgão do corpo humano, é diretamente afetado pelo modo como nos tratamos, negligenciando ou cuidando de nós mesmos. Crenças negativas fazem com que nossa pele desenvolva rugas, espinhas, acne, manchas e lesões.

Como Melhorar sua Autoimagem!

Aproveite que está em frente ao espelho e cuide de você, psicologicamente falando. Elogie-se! Perceba sua preciosidade e bendiga sua existência, qualquer aspecto dela. Se lembre de algo que gosta em si mesmo e faça o elogio. Diga que se ama mesmo se soar falso. Com o tempo, em estágios mais avançados da reprogramação mental, você sentirá a sinceridade de sua declaração (inclusive, as afirmações reprogramadoras surtem um efeito maior quando ditas encarando seu próprio reflexo).

Trate-se e se aceite assim como você trata e aceita seus entes mais queridos, sejam eles seus pais, filhos, irmãos, esposa/marido ou melhores amigos. Não é verdade que os defeitos dessas pessoas não fazem diferença, já que você as ama apesar de suas pequenas imperfeições? Então, ame a si mesmo incondicionalmente, assim como você ama esses preciosos seres, pois você é igualmente: precioso e digno de amor.

De fato, você mesmo é a primeira pessoa que precisa da sua própria ternura. Depois de alimentar-se com amor próprio, você poderá repassar esse maravilhoso sentimento aos demais. Aprecie a si mesmo. Se não conseguir de início, exercite essa apreciação. Além de proporcionar cuidados psicológicos a si mesmo, aprenda a gostar da sua aparência e se cuidar. Sem dúvida seu inconsciente responderá positivamente ao seu próprio carinho. Você é um ser humano maravilhoso apenas pelo fato de existir, há um potencial infinito em você, então comece a valorizar a pessoa fascinante que é!