Voltar

O conceito de psicologia organizacional nas empresas

Publicado em | 0 comentários

Depositphotos – autor: opolja A psicologia organizacional é aquela que aplica os conhecimentos da psicologia ao ambiente da empresa.

O conceito de psicologia organizacional está ligado aos conhecimentos e às práticas dessa área da ciência do comportamento humano, a psicologia, quando empregadas nas organizações. Busca-se aplicar os princípios científicos dessa área do conhecimento a fim de compreender o comportamento do indivíduo e aumentar a qualidade de vida dos colaboradores no trabalho.

Objeto de estudo e área de atuação

A psicologia organizacional tem como objeto primordial de estudo o comportamento individual do ser humano e suas implicações no ambiente de trabalho. É necessária a compreensão do perfil de cada colaborador devido à heterogeneidade dos perfis existentes em uma organização e as diferentes formas de lidar com cada um desses perfis. Generalizar ocorrências de alguns colaboradores a todos os trabalhadores de uma equipe pode influir em resultados não satisfatórios, que representam esforços em vão.

As relações humanas, decorrentes da convivência entre diversos colaboradores, também são alvo de análise. Por meio do entendimento das questões que vem influenciando negativamente o clima organizacional da empresa, objetiva-se trabalhar tais questões para que a qualidade do ambiente seja incrementada, aumentando o bem-estar dos colaboradores e reduzindo fatores desmotivadores.

Intrinsicamente ligada à gestão de recursos humanos, as principais área de atuação da psicologia organizacional nas empresas são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento de pessoas e diagnóstico organizacional. Somando-se às principais áreas de atuação da psicologia organizacional, está o cuidado com a saúde do trabalhador no ambiente de trabalho, propiciando maior satisfação.

O psicólogo organizacional, no exercício de suas funções, busca desenvolver caminhos para alcançar um nível de excelência de qualidade em todos os setores das organizações. Suas principais funções são:

– examinar cargos e salários;

– promover a seleção e recrutamento de funcionários novos;

– realizar testes psicológicos;

– aplicar pesquisas para conhecer os sentimentos dos funcionários;

– conceber uma metodologia de avaliação do desempenho;

– analisar a eficácia das práticas adotadas pela empresa.

É importante lembrar que dentre as atribuições de um psicólogo organizacional não consta a realização de um atendimento clínico, porém pode vir a acontecer.

O Coaching é uma metodologia que propicia ao indivíduo ferramentas para que ele desenvolva suas competências e consiga prosperar nos diversos âmbitos da vida. Seu foco está contido nos comportamentos, atitudes e ações que promovem uma evolução contínua e um melhor desempenho do ser humano. Para fortalecer tais comportamentos enriquecedores, e para suprir aqueles que depreciam seu potencial de realização, vai utilizar de métodos da psicologia comportamental e também de outras ciências.

Para conhecer mais sobre as formações de Coaching e todo o potencial transformador que essa metodologia possui, faça contato aqui e receba as informações que necessitar.

Esse conteúdo foi útil para você? Comente e compartilhe esse artigo com seus amigos nas redes sociais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!