O conceito de psicologia organizacional está ligado aos conhecimentos e às práticas dessa área da ciência do comportamento humano, a psicologia, quando empregadas nas organizações. Busca-se aplicar os princípios científicos dessa área do conhecimento a fim de compreender o comportamento do indivíduo e aumentar a qualidade de vida dos colaboradores no trabalho.

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Objeto de estudo e área de atuação

A psicologia organizacional tem como objeto primordial de estudo o comportamento individual do ser humano e suas implicações no ambiente de trabalho. É necessária a compreensão do perfil de cada colaborador devido à heterogeneidade dos perfis existentes em uma organização e as diferentes formas de lidar com cada um desses perfis. Generalizar ocorrências de alguns colaboradores a todos os trabalhadores de uma equipe pode influir em resultados não satisfatórios, que representam esforços em vão.

As relações humanas, decorrentes da convivência entre diversos colaboradores, também são alvo de análise. Por meio do entendimento das questões que vem influenciando negativamente o clima organizacional da empresa, objetiva-se trabalhar tais questões para que a qualidade do ambiente seja incrementada, aumentando o bem-estar dos colaboradores e reduzindo fatores desmotivadores.

Intrinsicamente ligada à gestão de recursos humanos, as principais área de atuação da psicologia organizacional nas empresas são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento de pessoas e diagnóstico organizacional. Somando-se às principais áreas de atuação da psicologia organizacional, está o cuidado com a saúde do trabalhador no ambiente de trabalho, propiciando maior satisfação.

O psicólogo organizacional, no exercício de suas funções, busca desenvolver caminhos para alcançar um nível de excelência de qualidade em todos os setores das organizações. Suas principais funções são:

– examinar cargos e salários;

PSC

– promover a seleção e recrutamento de funcionários novos;

– realizar testes psicológicos;

– aplicar pesquisas para conhecer os sentimentos dos funcionários;

– conceber uma metodologia de avaliação do desempenho;

– analisar a eficácia das práticas adotadas pela empresa.

É importante lembrar que dentre as atribuições de um psicólogo organizacional não consta a realização de um atendimento clínico, porém pode vir a acontecer.

Benefícios da Psicologia Organizacional nas empresas

As empresas estão tendo seu foco no crescimento dos negócios e na obtenção de lucros, por isso pode parecer pouco dar atenção a questões psicológicas. A psicologia corporativa pode, na verdade, melhorar sua lucratividade, solucionando problemas que possam estar dificultando a produtividade, o crescimento, a capacidade de resolver problemas e a automotivação dos funcionários.

As empresas podem aumentar sua produtividade contratando psicólogos organizacionais. Eles podem ficar atentos às questões psicológicas de cada colaborador e podem estar criando barreiras no caminho para criar produções. Eles podem facilmente se conectar aos funcionários e entender suas necessidades.

Esses profissionais capacitam e inspiram os funcionários a dar o melhor de si para a empresa, o que aumenta sua produtividade.

Psicologia organizacional oferece muitas técnicas para formação de equipes. De quebrar o gelo a várias outras experiências de vinculo, as empresas podem se beneficiar de atividades que ajudam seus funcionários a se verem como parte do grupo que trabalha em direção a um objetivo comum. Os psicólogos corporativos ajudam os funcionários a interagir com outros colegas de trabalho e colocá-los juntos em alguma tarefa para alcançar e trabalhar como uma equipe.

As empresas criam algumas regras e regulamentos para seus funcionários que podem parecer razoáveis ​​para as empresas, mas essas regras e regulamentos estão funcionando para seus funcionários ou não, quer os funcionários estejam satisfeitos ou não.

O Psicólogo Organizacional pode avaliar as situações. Ao contrário de um mediador, o psicólogo não se concentrará exclusivamente nas questões, mas incluirá preocupações psicológicas, como as necessidades de respeito, dignidade, empoderamento e eficácia. Pode ajudar as empresas a fazer negócios suaves e bem-sucedidos, operando cada núcleo das empresas, além de entender e fornecer todo o suporte necessário aos funcionários, ajudando-os a abrirem a mente e trabalharem para o crescimento, o lucro e o sucesso da empresa.

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O Coaching como ferramenta para o desenvolvimento de competências

O Coaching é uma metodologia que propicia ao indivíduo ferramentas para que ele desenvolva suas competências e consiga prosperar nos diversos âmbitos da vida. Seu foco está contido nos comportamentos, atitudes e ações que promovem uma evolução contínua e um melhor desempenho do ser humano. Para fortalecer tais comportamentos enriquecedores, e para suprir aqueles que depreciam seu potencial de realização, vai utilizar de métodos da psicologia comportamental e também de outras ciências.

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