Carreira

Baranq/Shutterstock O Coaching é um poderoso aliado no processo de escolha e também de mudança de carreira!

Quando falamos na escolha da escola da carreira profissional, como bem sabemos, às vezes, as dúvidas sobre qual caminho seguir podem ser muitas. Por isso, é importante contar com metodologias efetivas, como o Coaching de Carreira, que apoia o futuro profissional a vencer estas dificuldades e conquistar a resposta que precisa para trilhar uma atividade realmente condizente com os seus sonhos, aptidões, talentos e objetivos e metas profissionais e pessoais também.

Mas como o Coaching faz isso? Bem, este é um processo extraordinário que em primeiro plano viva o autoconhecimento e o autodescobrimento do indivíduo. Saber quem você é, quais são suas qualidades, talentos, dons e competências e o que deseja para seu futuro ajuda muito a entender o perfil da pessoa e a que ela identifique as carreiras que tem mais a ver com suas características e anseios.

Os Benefícios e Vantagens do Coaching de Carreira

 

O Coaching de Carreira atua fazendo uma espécie de mapeamento de perfil comportamental do cliente (coachee) para que ele possa entender, com mais objetividade, quais são as suas motivações pessoais e também influências familiares e sociais neste importante processo de tomada de decisão. Isso vale tanto para os jovens que estão começando sua jornada profissional como para os adultos que buscam reorientar ou fazer uma mudança de carreira.

O processo traz uma clareza maior sobre as características das profissões desejadas pelo cliente; suas oportunidades e desafios, desvantagens e vantagens, perspectivas e tendências, e ainda apresenta as competências e habilidades exigidas por cada uma. Também traça um perfil vocacional da pessoa, ação importante para que ao decidir ela tenha uma base mais sólida e possa fazê-la de forma pensada e de acordo com seus anseios e metas.

Transição e Mudança de Carreira

 

PSC

Para o profissional que busca fazer uma mudança ou transição de carreira, o processo de Coaching se apresenta como um importante aliado nesta fase de reorientação da profissão. Auxilia a que a pessoa entenda melhor quais são suas motivações para mudar, necessidades de capacitação e os desafios que terá que enfrentar neste novo momento de sua trajetória. Ter este suporte é essencial para passar por esta fase de forma mais assertiva, definir as novas metas e objetivos na carreira, seus alvos e para desenvolver planos de ação mais consistentes, que realmente levem o indivíduo pelo caminho que deseja e ter sucesso em sua nova empreitada.

Portanto, podemos dizer, sem erro, que o Coaching de Carreira é um excelente método de aceleração de resultados profissionais, tanto para quem está ingressando no mercado de trabalho, escolhendo sua profissão ou mesmo desejando fazer uma mudança total de área. Assim, se você quer escolher, mudar ou transformar sua carreira, invista em Coaching!