Voltar

O Autoconhecimento é um Convite à Evolução

Publicado em | 0 comentários
Autoconhecimento

AstroStar/Shutterstock O autoconhecimento,é antes de tudo, uma declaração de amor e respeito por si mesmo

O processo de autoconhecimento é antes de tudo um convite à evolução. Como Master Coach Senior e trainer, eu conheço muitas pessoas que não acreditavam em seu poder até conhecerem o poder do Coaching, ao responderem perguntas poderosas e serem convidadas a vivenciar e viajar por seu próprio ser.

Sem dúvidas, esta é uma jornada fantástica de aprendizados e descobertas incríveis, porém, como um voo de avião, há sempre momentos de turbulência, medo, passamos por tempestades de sentimentos e emoções e, muitas vezes, fazemos manobras arriscadas para poder pousar seguros. Entretanto, para atravessar o mar que nos separa do melhor de nós, não haveria outro modo.

O autoconhecimento é lindo, mas não posso dizer que é simplesmente olhar para dentro, vasculhar a si mesmo e ponto final. Não é assim, ele envolve estar preparado para conhecer a luz e sombra que há em nós, entender o que isso representa e como impacta em nossos resultados e felicidade. Pode ser um processo doloroso remexer nas feridas, relembrar os erros e também os momentos ruins, entretanto, é essencial passar por isso para acessar outras partes de nós.

Viver seu Autoconhecimento é Muito Importante!

Por isso mesmo, eu defendo que não é se conhecer que é doloroso, mas sim não saber quem você é, o que busca para seus dias, o que te faz infeliz, menos confiante e menos otimista em relação a si mesmo, às pessoas e ao mundo. Triste é não entender qual caminho lhe serve, quais são os próprios sonhos e viver por ai, dando murro em ponta de faca e se ferindo e magoando constantemente.

Temos o dever de nos proteger e cuidar bem de nós mesmos. Por isso, quanto mais você se conhece, mais se cura e se potencializa. Eu acredito nisso e repito esta frase onde quer que eu vá, para que meus alunos e coaches percebam a grandeza que o autoconhecimento pode trazer à sua existência.

A vida é um terreno desconhecido, em certos lugares decidimos fazer morada, fincar raízes e construir nossa história. Porém, como tudo aqui também é feito de ciclos, não são nossos pés que nos impedem de desbravar novas paisagens, mas sim as crenças que limitam e enraízam nossa mente.

Estas mesmas crendices são o que nos impendem de acreditar que podemos fazer coisas novas, que podemos nos reinventar e fazer algo diferente ainda sendo quem somos, pois se o nosso corpo pode mudar constantemente, como a mente não poderia? Permissão é expansão de possibilidades!

Quando nos permitimos ir além, saímos do raso, do que está na superfície, mergulhamos fundo em nós, e acredite; não nos afogamos. Pelo contrário, quanto mais nos conhecemos, mais temos chance de tomar boas decisões, pois compreendemos de fato o que nos faz bem, o que queremos e o que não faz mais nenhum sentido para nós.

Com isso, nos libertarmos de relacionamentos nocivos, evitamos situações desgastantes na vida pessoal e no trabalho e aprendemos a conviver melhor com quem somos e a projetar quem nós ainda podemos ser. Isso é Maravilhoso! E se você também deseja passar por este intenso processo de autoconhecimento, conheça a formação Professional & Self Coaching- PSC e obtenha todos os conhecimentos e ferramentas do Coaching para evoluir em todos os sentidos.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!