Viver um relacionamento amoroso tem os seus desafios, afinal são duas pessoas que tiveram criações diferentes, que têm visões e experiências diferentes, e decidem compartilhar as suas vidas. Contudo, o fato de ser desafiador não quer dizer que seja impossível ou mesmo que não valha a pena. Pelo contrário. 

Um namoro ou casamento nos dá a oportunidade de compartilhar sentimentos e possibilita que nos tornemos indivíduos melhores e mais preocupados um com o outro. Tudo isso faz com que a sensação de que o amor acabou precise ser analisada com cautela e sempre considerando todos os pontos.

Chegar à conclusão de que o sentimento que unia uma pessoa a outra acabou requer muita reflexão, de modo que as decisões sejam tomadas com convicção e sem chances de arrependimento. Esse cuidado é importante, principalmente, porque os relacionamentos passam por momentos de crise. Então, é necessário saber identificar o que realmente está acontecendo para evitar se machucar e magoar uma pessoa que foi e é tão especial na sua vida.

Neste artigo, você vai conferir os sinais de que é hora de refletir sobre o relacionamento, os fatores que desencadeiam crises, os sintomas de que o amor realmente chegou ao fim e o que fazer diante dessa conclusão. Continue a leitura e saiba mais!

Sinais de que é necessário refletir sobre o relacionamento

Nenhuma pessoa vai, do dia para a noite, achar que o amor que sentia pelo seu cônjuge acabou. Geralmente, o que acontece é que a sintonia dos dois passa a dar alguns sinais de que há algo de errado. Por isso, é tão importante sempre refletir sobre o relacionamento, mesmo quando tudo parece estar em perfeita ordem. A reflexão permite que sejam pontuadas as atitudes de ambas as partes, a fim de identificar os acertos e aquilo que precisa ser desenvolvido e melhorado.

Será que estou dando toda a atenção que o meu esposo ou a minha esposa merece? Temos mantido o diálogo? Conseguimos nos dedicar um ao outro, mesmo em meio à correria do dia a dia e aos cuidados com os nossos filhos? 

PSC

Esses são exemplos de perguntas para fazer a si mesmo e refletir sobre o casamento. O autoconhecimento é uma ótima maneira de entender o relacionamento, analisar os sentimentos e tomar decisões com mais sabedoria, seja a de buscar o entendimento e conciliação, seja a de colocar um fim na relação.

Veja alguns sinais de que o relacionamento está passando por uma fase delicada e que merece atenção.

  • Vocês mais parecem duas pessoas que moram na mesma casa e apenas dividem as despesas do que um casal que decidiu se unir por amor. Quando chegam em casa, após o trabalho, só falam o básico.
  • Aquela vontade de compartilhar novidades com o outro não existe mais, assim como não há interesse em saber sobre a vida dele.
  • Raramente trocam algum carinho, e os momentos de intimidade a dois se tornaram cada vez mais raros.
  • Você não se empenha em entender as reclamações da outra pessoa e ouve o que ela diz apenas superficialmente, sem vontade de entendimento.
  • Sente mais vontade de sair com os amigos do que com o cônjuge ou namorado/namorada.
  • Vocês sempre encontram alguma razão para discutir e brigam até mesmo por coisas banais.

Se o seu relacionamento apresentar algum dos sinais acima, pode ser sinal de que vocês estão passando por uma crise. Contudo, isso não significa que seja o fim do amor, pois pode ser apenas um desgaste natural. Diante disso, a reflexão é muito importante para identificar se esse comportamento de um em relação ao outro pode ser mudado, se o sentimento de amor ainda existe ou se é melhor cada um seguir o seu próprio caminho.

Fatores que causam crises em relacionamentos

Existem diversos fatores que podem culminar no fim de um casamento. Entretanto, vale lembrar que nem todos os casais que passam por essas situações que citaremos se separam. 

Existem pessoas que passam por adversidades e se unem ainda mais, enquanto outras se distanciam. Quando se trata de relacionamentos, não há um padrão, pois cada indivíduo é único, assim como a sua forma de se relacionar e de responder aos acontecimentos.

Entre as razões mais comuns que levam um casal a entrar em crise, estão:

  • Crise financeira;
  • Quando um dos dois perde o emprego;
  • Relacionamentos extraconjugais;
  • Ciúme excessivo;
  • Problemas familiares;
  • Doenças graves ou acidentes inesperados;
  • Desgaste causado pela rotina;
  • Conflitos na forma de educar os filhos;
  • Falta de objetivos em comum;
  • Violência doméstica, emocional ou psicológica;
  • Foco excessivo no trabalho;
  • Vícios de toda natureza: drogas, jogos, sexo e bebidas, por exemplo.

São muitas as razões que podem levar um casal a se distanciar, entretanto, elas não precisam significar o fim. Quando ainda há amor, é perfeitamente possível contornar os problemas e transformá-los em aprendizado para recomeçar e reafirmar aquilo que sentem um pelo outro. 

Assim, ao perceber que algo se quebrou, procure reavaliar se a sua união deve mesmo ser descartada ou se é possível consertar os erros. Essa reflexão o ajudará a não desperdiçar algo valioso apenas por comodismo ou ainda a tomar uma decisão que vem adiando há tempos por medos e inseguranças.

Muitos casais se tornam mais unidos e adquirem a verdadeira consciência a respeito dos seus sentimentos depois de passar por uma crise, e isso pode acontecer com você também. Todavia, esse crescimento só será possível desde que você e o seu cônjuge estejam dispostos a lutar pelo relacionamento e reavaliar as suas atitudes e comportamentos para efetivamente mudar. 

No momento em que os dois adquirirem consciência dos pontos em que precisam evoluir — e assumirem juntos a missão de reconstruir a relação —, as chances de sucesso aumentarão consideravelmente.

Sinais de que o amor realmente chegou ao fim

O fim do amor em um relacionamento pode ser um processo gradual, e, muitas vezes, pode ser difícil identificar quando isso ocorre. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar que esse sentimento realmente acabou em um relacionamento:

  • Falta de comunicação: se o casal não se comunica mais como antes, ou se as conversas se tornam cada vez mais superficiais, pode ser um sinal de que o amor acabou.
  • Falta de interesse: se ao menos um dos parceiros perdeu o interesse nas atividades que costumavam fazer juntos ou no relacionamento em si, pode ser um indício do fim.
  • Distância emocional: se os membros do casal se sentem emocionalmente distantes um do outro, mesmo quando estão juntos, também pode ser um sinal de alerta.
  • Falta de afeto: se os gestos de afeto — como beijos, abraços e carinhos — desapareceram, é bom ficar atento.
  • Falta de intimidade: se o sexo se tornou menos frequente ou perdeu a qualidade e a conexão emocional, também há um sintoma de fim do amor.
  • Discussões frequentes: se o casal discute constantemente e não consegue resolver as suas diferenças por meio do diálogo, pode ser que a solução seja terminar a relação.
  • Busca de interesses fora do relacionamento: por fim, se um dos parceiros começa a buscar novos interesses fora do relacionamento, pode ser um sinal de que o amor acabou.

Lembrando que esses são apenas alguns sinais e que cada relacionamento é único. Portanto, é importante conversar abertamente com o parceiro e buscar ajuda profissional, se necessário.

E agora, o que fazer?

Se você acredita que seja apenas uma crise, converse com a pessoa amada e, se necessário, procure o auxílio de um terapeuta de casais. Por outro lado, existem casos em que o sentimento realmente chegou ao fim, e tudo bem também. Quando um relacionamento acaba, não significa que as duas pessoas perderam tempo investindo em algo que não deu certo, pois deu certo no tempo que durou. 

Mesmo que tenha durado apenas certo período, pode ser uma união que trouxe aprendizados, crescimentos, amadurecimentos, momentos de felicidade e que, inclusive, pode ter gerado filhos. Então, como bem disse o poeta Vinícius de Moraes, foi eterno enquanto durou.

Da mesma forma que abrir mão de uma relação em que ainda há amor pode ser precipitado, insistir na sua continuação, mesmo sabendo que o sentimento acabou também é. Todos têm o direito de ser felizes, e isso inclui você e o seu cônjuge. Se um dos dois já não tem mais o mesmo sentimento em relação ao outro, talvez não valha a pena insistir, pois essa insistência pode gerar ainda mais sofrimento para ambos.

Conclusão

Depois de pontuar tudo isso, podemos dizer com convicção que a melhor resposta para o questionamento que iniciou este artigo é a reflexão. Apenas refletindo, um casal poderá chegar às respostas de que precisa para tomar uma decisão tão importante. Portanto, procure pensar sobre o que você sente pelo outro, se imagina a sua vida sem ele e se acha que poderá ser mais feliz vivendo de outra forma. As respostas para todas as suas dúvidas estão dentro de você: saiba ouvir o seu coração!

Por fim, evite tomar decisões quando estiver com raiva, pois ela apenas o atrapalhará. Aja com serenidade, invista no diálogo e, assim, você e a pessoa amada poderão chegar ao entendimento sobre aquilo que é melhor para as duas partes. Lembre-se de que nem sempre o fim é negativo: muitas vezes, ele é a porta para o recomeço de uma nova vida e um novo amor. Permita-se e escolha o melhor para você!