O autoconhecimento permite mergulhar no inconsciente para investigar os nossos pontos fortes e aqueles que precisam de melhoria. Essa viagem também contribui para identificarmos aquilo que nos motiva verdadeiramente, de modo a definirmos com mais assertividade aonde queremos chegar.
Pode parecer paradoxal, mas conhecemos bem pouco sobre nós mesmos. Não é à toa que a psicologia compara a personalidade dos seres humanos à estrutura de um iceberg. A ponta desse bloco de gelo equivale a cerca de 10% de sua massa total e o restante fica submerso. Da mesma forma, possuímos tantos pontos cegos que nem imaginamos.
Não somos apenas aquilo que mostramos ser. As consequências negativas de experiências que tivemos ao longo de nossas vidas ficam submersas. Os traumas aglomerados e vontades não reveladas acabam esmagando a autoestima. Tudo isso atrapalha o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
Explorar o nosso eu interior é fundamental na conquista do sucesso pessoal e profissional. Por meio do autoconhecimento conseguimos liderar e direcionar melhor a nossa vida.  Ao trabalharmos as nossas limitações e ansiedades, desenvolvemos a autoconfiança. Essa habilidade é essencial para alcançar os objetivos traçados, afinal, precisamos de coragem e segurança para vencermos os obstáculos.
Convido você a me acompanhar na leitura do artigo de hoje, para compreender a relação existente entre sucesso e autoconhecimento.

O que é autoconhecimento?

“Conheça-te a ti mesmo” era a inscrição que se encontrava na entrada do Templo de Delfos, na Grécia Antiga. Essa frase inspirou a filosofia de Sócrates, cujo foco era entender as implicações de nossa relação com os outros e com o mundo. Com esse aforismo, ele pregava a ideia de que devemos nos preocupar menos com as coisas e passarmos a nos ocupar de nós mesmos. Esse caminho é o que leva à verdade capaz de revelar o nosso próprio ser.
O conhecimento de si mesmo permite alcançar aquilo que Sócrates chama de autotranscendência. Esse fator é fundamental para modificarmos a nossa relação conosco, com outros e com o mundo.  No entanto, esse aprendizado não é um simples ato intelectual. Exige sobretudo renúncias e purificações que são obtidas por meio de reflexões constantes sobre as nossas ações, comportamentos e atitudes. Também envolve verificar como modificá-las, para que assim tenhamos a oportunidade de os tornarmos pessoas melhores.
É preciso nos conhecermos para não nos perdermos. O autoconhecimento consiste, portanto, em um aprendizado mais profundo sobre nós mesmos. Esse processo possibilita diferenciar as características inatas daquelas que são socialmente impostas. Ou seja, é a base para encontrarmos verdadeiramente a nossa essência, questionarmos o que está ao nosso redor e não nos deixarmos levar pelo senso comum.

A relação entre autoconhecimento e sucesso

Até aqui tivemos a oportunidade de perceber o quanto o autoconhecimento é importante para o nosso desenvolvimento e crescimento, pois nos ajuda a compreendermos, de forma cada vez mais aprofundada, o que nos leva a agir de determinada maneira e não de outra, bem como diversos outros fatores, verdadeiramente essenciais para consigamos evoluir continuamente.
Agora, peço a você que continue me acompanhando, pois vou falar um pouco mais sobre autoconhecimento e a relação existente entre ele e o sucesso que tanto almejamos conquistar em nossa vida. Confira:

Pontos fortes e pontos de melhoria

Ao desenvolvermos o nosso autoconhecimento temos a oportunidade de saber, exatamente, quais são nossos pontos fortes, ou seja, as nossas melhores competências e habilidades, que nos ajudam a realizar um trabalho bem feito, por exemplo, bem como nossos pontos de melhoria, que são atitudes e comportamentos que temos, que acabam por atrapalhar o nosso processo evolutivo e precisam ser melhor trabalhados, no sentido de aprendermos a lidar com cada um deles, para que estes não mais nos prejudiquem, pessoal e profissionalmente.
Ter maior consciência sobre estes aspectos nos ajuda a alcançar o sucesso, pois passamos a ter maior controle sobre nossa personalidade e nossas ações, o que contribui para que passemos a utilizar cada vez melhor e assertivamente nossos recursos internos, minimizando, assim, a ocorrência de falhas e erros nesta jornada.

Metas, sonhos e objetivos

Outro ponto em que o autoconhecimento bem desenvolvido contribui é para uma maior consciência sobre metas, sonhos e objetivos que se deseja alcançar ao longo da vida.
Pode parecer estranho, mas existem muitas pessoas que não sabem o que querem conquistar, que não têm clareza sobre seus anseios, sejam eles materiais ou não, e que, em decorrência disso, sentem-se um tanto quanto perdidas durante a sua trajetória.
Neste sentido, quando nos conhecemos profundamente, somos cientes de tudo isso e sabemos exatamente quais recursos internos devemos mobilizar em prol da concretização destes objetivos. Ou seja, elaboramos estratégias, assim como um plano de ação assertivo, que vai nos deixar mais próximos da realização de nossos sonhos e de nos tornarmos pessoas e profissionais bem-sucedidos.

Inteligência emocional

Atualmente, temos passado por tantos momentos de estresse e pressão, tanto no trabalho, quanto em casa, que muitas vezes, nossas emoções e sentimentos são colocados à prova e acabamos perdendo o controle que deveríamos ter sobre cada um deles.
Neste sentido, quando desenvolvemos o nosso autoconhecimento, desenvolvemos também a inteligência emocional, que é a capacidade de compreendermos melhor nossas emoções, as razões que fazem com que elas surjam, os motivos que nos levam a nos sentirmos de um jeito e não de outro, nas mais diversas situações de nossa vida, e, munidos de todo este aparato, conseguimos manter o estresse sob controle, afastando qualquer possibilidade de conflitos, crises e desentendimentos e seguindo em frente, no sentido de tornar reais o sonho e o objetivo de alcançarmos o sucesso.

Resiliência

PSC

Além de tudo isso, o autoconhecimento também ajuda todos nós a sermos resilientes ao longo da vida. Isso quer dizer, que, por mais que passemos por experiências negativas, que falhemos, fracassemos ou nos frustremos com algum acontecimento em nosso cotidiano, capaz de nos deixar desanimados, temos forte, dentro de nós, a resiliência, que nos mantém motivados e firmes no caminho da conquista de nossos objetivos.
Neste sentido, a resiliência é fator primordial para que uma pessoa alcance o sucesso, pois ela não nos deixa desistir, mesmo diante dos maiores desafios e obstáculos que surgem em nossa trajetória.  

Desenvolvendo o autoconhecimento

Depois de ler tudo isso, tenho certeza que você deve estar se perguntando o que você deve fazer para desenvolver o seu autoconhecimento e, consequentemente, se tornar uma pessoa e um profissional bem-sucedido, não é mesmo?!
Veja, a seguir, algumas dicas que você pode colocar em prática assim que finalizar esta poderosa leitura:

Considere as críticas construtivas

Peça para alguém próximo mencionar algumas características sobre você. Certamente, você não concordará com um ou outro ponto citado. Quem convive conosco tende a perceber elementos de nossa individualidade que nem imaginávamos ter. Considerar as críticas construtivas é fundamental para alcançar o autoconhecimento.  
Todas as pessoas precisam de ajuda ou acompanhamento para se desenvolver ainda mais.  Se você não busca por orientações, conselhos ou acompanhamento é porque está parado. A melhoria contínua também envolve dar atenção ao que os outros têm a dizer sobre nossas atitudes e comportamentos.  

Adapte-se e mude o que for necessário

O mundo está em constante transformação e precisamos nos adaptar a isso constantemente se quisermos alcançar o sucesso em qualquer aspecto da vida. Para crescer profissionalmente, é necessário buscar pelo autoconhecimento, de modo a desenvolver habilidades e transformar pensamentos que não estão mais contribuindo no alcance de resultados extraordinários.

Observe-se cada vez mais

Desenvolver o seu potencial único, entender aquilo que ama para encontrar satisfação no ambiente de trabalho são produtos do autoconhecimento. Sem isso, o profissional fica estagnado.
Diante disso, é essencial que você passe a se observar cada vez mais, para que assim possa interpretar seus pontos fracos e fortes, tornando este processo um exercício deve diário, constante, evolutivo e interdependente.

Foque sempre no positivo

Quando temos uma percepção equivocada sobre quem somos, acabamos nos rotulando como fracos ou vítimas das circunstâncias. Pensamentos negativos nos invadem, consciente e inconscientemente, e inicia-se um grande ciclo de insatisfação com a vida e consigo mesmo. O resultado é uma insegurança e crença limitadora de que não somos capazes de conseguir aquilo que tanto sonhamos.
A partir do momento em que nos conhecemos melhor, compreendemos as nossas emoções e como elas afetam o nosso comportamento. E o mais importante, começamos a encarar todas as experiências como oportunidades de aprender e evoluir.
Devemos tomar posse de tudo que é bom e buscar a intenção positiva e os maiores aprendizados naquilo que parece não ser positivo! “Tudo o que vier é bem-vindo. Se for bom, deixe que fique e agregue em sua vida. Se for ruim, ressignifique, transcenda, cure e transforme em conhecimentos e aprendizados”.

Faça Coaching!

Se você está em busca de autoconhecimento, para alcançar, verdadeiramente o sucesso em sua vida pessoal e profissional, você pode contar com a ajuda do Coaching, que nada mais é do que uma metodologia de desenvolvimento humano e profissional, que tem como principal objetivo auxiliar os mais diversos perfis de pessoas a conhecerem-se ainda mais na essência.
Por meio de técnicas e ferramentas, compartilhadas ao longo de treinamentos em Coaching, como o Professional & Self Coaching – PSC, o indivíduo tem a oportunidade de conhecer suas principais potencialidades, bem como os pontos que existem em sua personalidade e que precisam de melhorias, para que haja espaço para o sucesso em sua trajetória.

Permita-se ir além em sua vida e transforme a sua história através desta poderosa metodologia de desenvolvimento humano, que já ajudou e continua ajudando milhares de pessoas e empresas ao redor do mundo a potencializarem o seu autoconhecimento e alcançarem verdadeiramente o sucesso.
O autoconhecimento é a chave para descobrir as nossas paixões e limitações. Diante de nossa essência, somos capazes de definir nosso próprio conceito de sucesso. Refletir sobre suas experiências e tentar descobrir aquilo que realmente o fez feliz por completo é uma forma de entrar em contato com seu eu mais profundo.
Concluo compartilhando uma frase que faz totalmente sentido na minha vida: “Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo. Sou capaz de gerar cada vez mais RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS”. Cura, para mim, é o equilíbrio emocional, profissional e espiritual.
Que sejamos cada vez mais conectados em nós mesmos, que busquemos entender a intenção positiva de tudo e que aprendamos que a vida não é o que acontece com a gente e sim o que fazemos acontecer. “Honrar e respeitar nossa própria história é o maior poder do ser humano”.
Gostou deste artigo? O que você achou da relação existente entre autoconhecimento e sucesso? Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de deixar a sua opinião nos comentários e de compartilhar esse conhecimento com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também descubram o segredo para tornarem-se pessoas bem-sucedidas.
Copyright: 314799926 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc