Voltar

Noções de Gestão de Pessoas nas Organizações

Publicado em | 0 comentários

Jirsak/Shutterstock A Gestão de Pessoas tem papel estratégico nas organizações e é muito importante para seu crescimento

Gestão de Pessoas compreende todos os processos relativos ao capital humano nas empresas. Ela engloba todas as questões relativas à contratação, demissão, retenção, treinamento e desenvolvimento, benefícios, cultura organizacional, motivação, qualidade de vida no trabalho.

Nem todos os colaboradores tem a exata dimensão da importância papel da gestão de pessoas nas organizações. Muito ainda acreditam que seu trabalho se resuma à contratação e demissão dos profissionais. Isso é reflexo de uma visão antiga, onde a GP não era tão valorizada como é atualmente e onde nem mesmo os profissionais se viam como um capital importante.

A Importância da Gestão de Pessoas

Hoje a Gestão de Pessoas ganhou nova dimensão e tornou-se uma grande parceira estratégica do alto escalão das empresas. Na prática, isso significa que os planejamentos anuais já não são mais realizados sem a sua participação e contribuição direta.  Este envolvimento maior permite a ambas as partes ampliar sua visão sobre as pessoas e os processos, e criar mecanismos mais efetivos para gerenciá-los.

Também propícia um melhor alinhamento das metas e objetivos e que o departamento de GP possa trabalhar de forma mais efetiva para ajudar a instituição a conquistar os resultados projetados e fazê-la crescer cada vez mais. Por tudo isso é fundamental que todas as áreas da empresa valorizem a Gestão de Pessoas e a tenham como uma aliada.

Sua atuação proporciona melhorias significativas no que concernem aspectos importantes como: qualidade de vida no trabalho; melhoria contínua dos processos internos, maximização do desempenho de colaboradores e líderes, alinhamento da cultura organizacional, implantação de benefícios, aumento da produtividade, do engajamento, do índice de felicidade no trabalho e diminuição dos problemas como turnover e absenteísmo.

Porque Valorizar a Gestão de Pessoas

Tudo isso é visível no dia a dia dos funcionários e empresas que incentivam e valorizam a Gestão de Pessoas e a enxergam como uma aliada poderosa de sua administração do negócio e carreira. Empresas que investem na melhoria continuada de seus processos e também no desenvolvimento de seus colaboradores, são também aquelas que mais se destacam no mercado e onde todos desejam trabalhar.

Isso ocorre porque elas têm a consciência de que empresas é o resultado de pessoas e que sem elas é impossível conquistar os resultados extraordinários que almejam. Por isso, invista em gestão de pessoas, elimine progressivamente os seus gaps e maximize os seus recursos em todos os sentidos.

Para isso, invista na formação e desenvolvimento dos seus profissionais de Gestão de Pessoas. Para isso, minha dica é: inclua todos os benefícios das ferramentas e métodos do Coaching nas suas estratégias de negócio.  Invista na formação Professional & Self Coaching – PSC e potencialize os resultados da GP e da sua empresa poderosamente. Invista no PSC!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!