liderança

Thampapon/Shutterstock Dentro e fora de campo, o  líder tem o papel de conduzir os resultados, extrair o melhor de sua equipe e vencer

Depois de sua participação sofrível e da eliminação ainda na primeira fase da Copa América, deste ano, o técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Dunga, não resistiu e caiu. Isso me trouxe alguns insights, mas não sobre os seus resultados. Quero falar com você sobre liderança, pois é este deve ser foco de qualquer líder, seja ela de uma equipe de futebol ou de uma empresa.

Segundo o escritor, palestrante e consultor americano, Jonh Maxwell, certa vez teve ele que ir a um hotel falido, comprado pela empresa para qual fazia consultoria, e que adquiria empreendimentos assim para reinvestir. Chegando lá, a primeira providência a tomar foi demitir o líder, o gerente do estabelecimento. Todos questionaram a decisão, dizendo que o profissional era muito bom, excelente por sinal. Maxwell, categoricamente respondeu – Se ele fosse tão bom assim eu não estaria aqui e o negócio não teria fechado.

Para Jonh, que é especialista em liderança – “Tudo sobe e tudo cai por causa do líder”.  Não por acaso sua frase ilustra e explica bem porque na maioria das vezes, o líder é tanto o guia de grandes resultados como a causa da derrocada de uma empresa ou time de futebol. Cabe a ele gerenciar os processos e liderar as pessoas de forma efetiva e buscar os melhores caminhos para conquistar os resultados extraordinários que todos querem.

Não Há Liderança Sem um Líder Efetivo

Seu papel é decisivo e, claro, cheio de altos e baixos, pois seu êxito depende da colaboração direta de outras pessoas. Então, se como líder você não consegue: inspirar, engajar, reter, unir, desenvolver, motivar, reconhecer e  recompensar seus liderados a mágica simplesmente não acontece.

No futebol diferente de uma empresa, nem sempre o treinador tem tempo o suficiente para fazer um trabalho, implantar sua cultura e desenvolver ações positivas. Sem resultados o caminho natural é sempre a demissão.

Por outro lado, nas empresas, muitas vezes, a culpa recaí sobre os liderados, porque muitos líderes não têm senso crítico para reconhecer suas próprias falhas e limitações como gestor e acabam transferindo para o outro suas responsabilidades. Assim, reclamam que a equipe não faz o que mandam; que não segue suas orientações, que tem que demitir fulano e sicrano e, fazendo isso, além de credibilidade e respeito também perdem bons profissionais para a concorrência.

PSC

E sabe por que isso acontece com tanta frequência? Porque como muitas pesquisas sobre liderança e gestão de pessoas apontam, a maioria dos colaboradores se demite não da empresa, mas sim de seu líder.

Desenvolva seu Potencial de Liderança

Por isso mesmo, como uma frase bem diz – “Só quando você atinge seu potencial como líder é que seu pessoal tem a chance de atingir o potencial deles”. Se o líder não consegue mostrar o seu melhor, seus diferenciais, competências, talentos e habilidades, consequentemente e dificilmente, seu grupo conseguirá se desenvolver e mostrar aquilo que é capaz.

Então, sem liderança, sem resultados. Essa que é a mais pura verdade!

No futebol isso fica ainda mais claro, pois vejamos só o caso da nossa seleção. Mesmo dispondo de um elenco composto por alguns dos melhores jogadores do mundo, o time não anda, não cria, não joga bem, não marca gol, não se destaca, não vence. Daí, quando vemos estes mesmos atletas batendo um bolão em seus clubes, fica difícil não dizer que sua baixa performance vestindo a amarelinha também não esteja resultado da falta do líder.

Por isso, se você que está lendo este texto e deseja se tornar um líder de sucesso com resultados extraordinários, busque desenvolver suas competências técnicas, emocionais, sua autocrítica e, especialmente, suas relações interpessoais. Isso é essencial para criar uma conexão positiva com sua equipe e atrair, ter, desenvolver e reter bons profissionais e crescer juntos.

Sem colaboração não há liderança. Sem líder não há liderança. Sem a participação dos liderados não há liderança. Sem resultados não há liderança.

Tudo é a soma do conjunto e, quanto mais cedo você compreender isso e se preparar para ser um bom líder, investir em treinamento e desenvolvimento, em liderança coaching; maiores também serão as suas chances de ser bem-sucedido.

Para isso, minha dica é: invista em sua formação. Faça o Leader Coach Training – LCT e obtenha todas as ferramentas, conhecimentos e recursos para ir além.