Pode parecer um tanto dramático quando ouvimos alguém dizer – “ninguém gosta de mim. Apesar de soar como drama, nem sempre é e estar atento a isso é importante para que um problema pequeno não se torne um problema maior. Por mais que a sensação de não ser querido por ninguém seja forte é sempre bom lembrar que existe alguém que, independente dos nossos pontos de melhoria, nos enxerga de forma positiva e gosta de nós assim como somos.  

Este sentimento pode se manifestar em diversos momentos e situações. Entre familiares, amigos e até mesmo no ambiente de trabalho. E é justamente sobre esse sentimento no ambiente de trabalho que quero falar neste artigo, querida pessoa!

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”!
É um Presente!

Porque meus colegas de trabalho não gostam de mim?

Quem vive este dilema no trabalho pode ter essa impressão negativa, mas na prática isso pode acontecer não porque pessoalmente seus colegas não gostem de você, mas sim porque eles não concordam com alguns dos seus comportamentos. Já parou para pensar nisso? Já parou para analisar suas atitudes no ambiente de trabalho e até mesmo, suas atitudes com os seus colegas?

Será que, por exemplo, você é realmente comprometido com a sua equipe? Será que não tem feito muitas fofocas? Você cumpre as regras, horários e é um profissional responsável? Mete-se o tempo todo em assuntos que não lhe dizem respeito e atrapalha o bom andamento das demandas? É inoportuno em suas colocações ou não pensa duas vezes antes de puxar o tapete de alguém? É proativo ou reativo, ou seja, só faz as coisas se for demandado? Colabora ou não?

Estas são reflexões que eu trago e que convido você a fazer para aprender a diferenciar o que é uma antipatia pessoal de um problema profissional com seus colegas mesmo. Muitas vezes, a pessoa quer tanto se destacar na carreira que age de maneira bastante precipitada. A vontade de ascender profissionalmente a qualquer custo faz com que muita gente tenha atitudes que são nocivas para as relações interpessoais no trabalho. Daí dizer “ninguém gosta de mim no trabalho” acaba se tornando uma verdade natural no dia a dia da pessoa, pois seus colegas não fazem a menor questão de esconder isso.

Já parou para pensar se você já tomou algumas destas atitudes nocivas no ambiente de trabalho, querida pessoa?

Ninguém Gosta de Mim – O Que Fazer Para Mudar Isso?

PSC

Sejamos francos, quando alguém não gosta de nós, sentimos isso claramente, não é mesmo? No trabalho, então, onde passamos a maior parte do nosso tempo, a insatisfação dos colegas com o profissional fica ainda mais evidente. Isso prejudica diretamente o trabalho em equipe, a troca de informações, conhecimentos e experiências entre estes profissionais e a construção de bons resultados em conjunto. Então, tá mais do que na hora de eliminar este sentimento de “ninguém gosta de mim!”.

Portanto, se você sente que sua reputação no trabalho está um pouco abalada, é essencial buscar reverter esta situação o quanto antes. Para isso, o primeiro ponto é avaliar quais são os comportamentos negativos que você tem tido com seus colegas e como isso tem impactado em suas relações interpessoais.

Trazendo de volta as reflexões que eu fiz acima é importante identificar quais são as atitudes que estão sabotando a sua moral na empresa e impossibilitando que as pessoas gostem de você. Naturalmente, assim como não gostamos de todo mundo, nem todos podem gostar de nós também. Entretanto, quando esta falta de empatia para com você ganha uma dimensão geral na empresa, é preciso urgentemente rever seus comportamentos, buscar feedbacks para melhorar os aspectos negativos e buscar evoluir a cada dia.

E o mais importante – você não deve buscar mudanças apenas para satisfazer as vontades de quem trabalha com você, mas sim porque mudar e melhorar ajuda em seu processo de desenvolvimento profissional e fará de você um ser humano infinitamente melhor. Portanto, antes de tudo, mude por você, para você e não simplesmente para se adequar aos desejos dos outros. Deste modo, qualquer movimento de melhoria será muito mais consistente, pois será feito de dentro para fora e terá como base sua motivação interior.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Como o Coaching pode ajudar neste processo?

Por fim, se você deseja melhorar realmente suas relações interpessoais no trabalho e se tornar um profissional, com portas abertas e sempre benquisto, minha dica é – invista em Coaching de Carreira de modo a trabalhar e eliminar seus gaps e potencializar suas competências e habilidades técnicas, emocionais e interpessoais. Com as técnicas e ferramentas de Coaching você poderá:

  • Melhorar a sua comunicação
  • Desenvolver a Inteligência Emocional
  • Ouvir na essência
  • Ser mais empático
  • Ser mais confiante
  • Conhecer a si mesmo

 

Se você deseja começar a mudar essa situação através do Coaching, clique aqui e conheça uma de nossas formações. O IBC é a única escola de Coaching no Brasil com certificado ISO 9001.

Espero que este conteúdo contribua de maneira verdadeiramente positiva e poderosa com a sua carreira, querida pessoa. Que você seja um profissional com atitudes mais altruístas e que seus colegas reconheçam o ser de luz que existe dentro de você! Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

 

Copyright: https://www.shutterstock.com