Neymar

Esportesul Mesmo tendo sucesso como líder da seleção, o atacante Neymar desistiu de ser líder do time

Por mais atraente que seja a liderança, o fato é que nem todo mundo realmente deseja ser líder. Isto é o que ficou comprovado logo após a conquista do ouro olímpico pela Seleção Brasileira de Futebol Masculino, quando o então capitão, Neymar, entregou sua braçadeira e pediu que ele não fosse mais convocado para esta posição.

Mesmo tendo tido um bom desempenho como guia da equipe, ao que parece ser o capitão do time exige demais do jovem jogador, que prefere ser liderado a liderar seus colegas dentro e fora de campo. Muitos falaram da atitude do atacante e de que ele não deveria abrir mão desta função por sua importância, entretanto, convenhamos, um líder que não quer ser líder não serve de nada.

Muitos líderes são colocados em seus cargos por pressões ou sem estar realmente preparados para assumir as responsabilidades desta função. Muitos podem dizer que isso se aprende, porém, até para aprender e ter uma performance convincente, a pessoa precisa, antes de tudo, querer ser líder.

Faça como Neymar e Não seja Líder por Obrigação!

Quando a liderança é uma obrigação ela se apresenta mais como um peso para o profissional do que como uma oportunidade. Neymar, por exemplo, no início das Olimpíadas, teve que enfrentar muitas e duras críticas para as quais não estava preparado e sentiu o peso da braçadeira e de ter que liderar um time sem mesmo estar preparado.

Aprendeu rápido e, ao longo do caminho, tornou-se a referência que seus companheiros precisavam para superar a desconfiança geral. Ainda assim, pela rápida maneira como entregou seu cargo, nota-se que para ele, ser líder, exige demais, não é seu foco muito menos seu desejo como jogador.

O capitão, além de ter um bom desempenho, tem que conduzir seu time, acalmar, orientar e motivar seus jogadores nos momentos certos e impulsioná-los a ir além. Para quem deseja apena jogar e marcar gols, esta talvez seja uma função a mais que não caiba, pois traz muitas responsabilidades extras, e estas, aliás, tornam o peso da camisa 10 ainda maior.

Seja Líder de Si Mesmo !

PSC

No futebol e na vida não se obrigue a ser líder apenas para satisfazer a vontade dos outros. Liderança é coisa séria, pois envolve outras pessoas que precisam diretamente de que você esteja 100% inteiro e comprometido para liderar e também com extrema determinação, foco, motivação e entusiasmo para construir grandes resultados. Seja seu próprio líder, conduza sua vida de forma correta, congruente e leve sua carreira de modo positivo e assertivo.

Um líder que deseja ser líder tem mais chances de fazer um bom trabalho, pois deseja estar onde está, acertar e aprender como ser o melhor gestor que ele pode ser. Quando, por outro lado, a pessoa cai de paraquedas nesta função, além de perdida ela ainda faz com que os outros se perca também, o que prejudica os resultados de toda equipe e da empresa.

Se você ainda não está preparado para ser líder ou não deseja este caminho, assim como o Neymar, seja honesto consigo mesmo. Construa sua carreira em Y, que é uma alternativa a quem não deseja atuar na liderança, mas também busca construir uma vida profissional de sucesso.

E se você realmente quer ser um líder de sucesso e deseja assumir esta posição profissionalmente, minha dica é: invista em Treinamento de Liderança e ouse ir além.