Dephumi/Shutterstock Ter relacionamentos sólidos, saudáveis e reais é a base para construir um networking de qualidade

Quando falamos em networking, a primeira coisa a ser feita, para conhecer sua rede de relacionamentos, é analisar melhor os seus contatos é fazer um levantamento minucioso de todas as pessoas que, direta ou indiretamente, fazem parte de sua vida.  O objetivo, ao fazer este mapeamento, é saber realmente quem são as pessoas com as quais você pode estabelecer uma relação de ajuda mútua.

Comece pelos seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Se você faz algum curso, participa de algum grupo de discussão, com certeza haverá pessoas que compartilham dos mesmos interesses que você.  Procure listar também as pessoas que estudaram com você na escola, na faculdade, as que você tem contato ainda e as que não têm também.

Nesse levantamento, todos são essenciais para posteriormente você fazer uma avaliação de quem poderá lhe auxiliar ou não.  Inclua todos que vierem à sua cabeça e os organize por áreas da sua vida: escola, faculdade, trabalho, família, cursos, etc. Acrescente nesta lista, tudo o que você sabe sobre cada uma dessas pessoas e, como é a sua relação, com cada uma, e como vocês podem se ajudar mutuamente.

Encontre Interesses em Comum

Como eu disse anteriormente, as pessoas que compartilham dos mesmos interesses que você, sejam eles quais forem: artísticos, esportivos, automotivos, são relacionamentos que devem ser considerados para que você desenvolva um networking de qualidade, pois isso poderá auxiliá-lo na construção da sua carreira.

Após fazer este levantamento, comece a avaliar analisando cada um dos contatos dessa lista e verificando com quem será proveitoso ou não manter ou iniciar um contato. Primeiramente, verifique quem está somente sugando a sua energia, geralmente estas pessoas são aquelas que procuram você somente quando precisam de alguma coisa, algum favor, seja ele profissional ou não.

Relações negativas, desse tipo, acabam se tornando prejudiciais, pois não levam a lugar algum, sem contar que demanda um tempo que talvez você não tenha para disponibilizar a elas.

PSC

Pessoas assim acabam produzindo um efeito negativo em nossa vida e, por vezes, retardam o nosso progresso. Verifique a melhor forma de lidar com esse tipo de situação. Caso você chegue à conclusão que não consegue seguir adiante com a relação, afaste-se e só mantenha contato se for realmente necessário.

Foque em Bons Relacionamentos

Com o passar do tempo você vai começar a ver que algumas pessoas foram deixadas para trás ou foram automaticamente excluídas da sua rede de relacionamentos. Mudanças são comuns em nossa vida, por isso, quando perceber que perdeu contato com alguém que considera importante, faça uma reavaliação de sua lista, verificando como pode retomar o contato com estas pessoas.

É importante prezar pela qualidade das relações, para que você possa ter um networking verdadeiramente eficiente. Por isso, nem sempre a quantidade é o diferencial. Às vezes você pode conhecer centenas de pessoas que simplesmente não acrescentam nada em sua vida pessoal e muito menos na profissional.

Faça esta avaliação, levando em consideração as pessoas com as quais haja uma relação de contribuição mútua, onde a recíproca em querer ajudar no crescimento do outro seja verdadeira. Dessa forma os resultados para ambos serão gratificantes e a cada contato a relação passa a se fortalecer cada vez mais. Pense nisso e boa sorte!