Wikimedia Napoelon Hill passou 20 anos estudando os segredos do Master Mind e a partir dai descobriu a “Fórmula do Sucesso”

Napoleon Hill foi um dos homens mais influentes da história dos Estados Unidos em matéria de desenvolvimento pessoal. Trabalhou assessorando grandes presidentes como: Franklin Delano Roosevelt  e Woodrow Wilson; e outras grandes personalidades como: Henry Ford e Andrew Carnegie. Além disso, escreveu um dos livros mais célebres de todos os tempos, em que nos apresenta nada menos do que a tão desejada “Fórmula do Sucesso”.

Tudo começou quando Hill ouviu pela primeira vez comentários nas ruas sobre a teoria da Liberdade e Oportunidade; o Master Mind sobre vencer a si mesmo e as adversidades da vida para ser bem-sucedido. Linha de pensamento que os imigrantes trouxeram da Europa para os Estados Unidos, com a esperança de ter uma vida diferente e abundante na terra do “Tio Sam”.

A partir disso, Napoleon quis investigar os fatores que de fato levam uma pessoa a triunfar, construir grandes negócios e, claro, fazer grandes fortunas. Durante 20 anos ele entrevistou mais de 16 mil empresários, em todo o mundo, buscando entender quais eram as características em comum que estes homens e mulheres de sucesso tinham.

Sua pesquisa afunilou e esta amostra caiu para cinco mil participantes e, finalmente, para 500 nomes; cuja junção de determinadas Virtudes + Personalidade, segundo Hill, fizeram total diferença em seu estrondoso sucesso.

O Poder do Master Mind

O estudo de Napoleon Hill deu origem ao fantástico livro – A Lei do Triunfo; onde listou as 15 leis que, segundo ele, podem e devem ser seguidas por qualquer pessoa para que, realmente e verdadeiramente, possa conquistar resultados extraordinários em sua história.  Não por acaso, o capítulo “Master Mind” abre o livro e, é sua primeira grande lição sobre os segredos da riqueza.

Assim, sua definição para Master Mind é – “Um espírito que se desenvolve por meio da cooperação harmoniosa entre duas ou mais pessoas, que se aliam com o objetivo de realizar uma determinada missão.”.

PSC

Este conceito explica como à nossa forma de enxergar o mundo e de se relacionar com ele e com as pessoas à nossa volta faz total diferença em nossos resultados. Para Napoleon – O triunfo é uma questão de esforço individual, mas somente quanto a decidirmos por nós mesmos o que é que desejamos; isso implica no emprego da imaginação. Daí por diante, para triunfar, trata-se de induzir os outros à cooperação, de maneira hábil e inteligente.”.

Em resumo, Hill está dizendo que não conseguimos nada sozinhos. Por isso, para vencer na vida, além de conhecer, na essência, quem nós somos; nossos dons; habilidades; talentos e também pontos de melhoria; precisamos desenvolver nossa capacidade de empatia e saber como conquistar a colaboração do outro para, por meio dela, promover grandes resultados.

Aplicando esta ideia ao contexto de uma empresa, por exemplo, Napoleon Hill explica: “É a personalidade dos empregados que determina o grau de sucesso que o negócio irá alcançar. Modifique essa personalidade tornando-a mais agradável, e os negócios florescerão”.

Ao desvendar as bases da Mente Mestra, o autor concluiu que algumas pessoas possuem realmente características únicas que as diferem das demais.  Além disso, também constatou que determinados pontos de limitação podem ser grandes adversários na conquista de suas vitórias e que, portanto, precisam ser drasticamente eliminados.

 “Os homens e mulheres que alcançaram maiores sucessos na vida tiveram que corrigir certos pontos fracos na sua personalidade, antes de trilhar a estrada do triunfo. As mais destacadas dentre as fraquezas que se interpõem entre as pessoas e o triunfo são: a ganância, a violência, a inveja, a desconfiança, o espírito de vingança, o egoísmo, a tendência para colher onde não se semeou e o hábito de gastar mais do que se ganha.”; declarou Napoleon Hill em seu livro.

Por tudo isso, podemos concluir que ter um mente mestra é ter a inteligência para lidar com suas dificuldades pessoais e vencê-las, construir relacionamentos interpessoais onde haja empatia e cooperação e ter atitudes condizentes com aquilo que sua mente projeta. Para Napoleon Hill “Querer é Poder”, esta é a chave de um Master Mind vencedor, a capacidade de transformar ideias em metas e construir estratégias para tornar estas metas realidade.

Daí, eu encerro te fazendo algumas perguntas poderosas – Qual é o seu Master Mind, a sua mente mestra? Quais os pensamentos e ações que guiam você? Quais são as pessoas que podem ajudar você? Qual a inteligência coletiva que você está criando ao seu redor?

Pense nisso e lembre-se de se lembrar de nunca esquecer que você é o resultado daquilo que acredita e faz. Ouse fazer diferente e o Poder lhe será dado!