lenina11only/Shutterstock Orgulhe-se de ser diferente e faça disso seu diferencial competitivo para ir além!

Você já ouviu falar do termo “diferentão”? Essa é uma palavra que os jovens vêm usando ultimamente para dizer aos amigos que eles são muito diferentes. Algumas pessoas até gostam, já outras se sentem diminuídas por conta dos julgamentos negativos que sofrem por não ser tão comuns como os demais.

Mas e na prática, o que é ser diferentão? Isso é bom ou ruim? Quais sãs vantagens de ser diferente e como isso pode me ajudar?  Bem, gosto de pensar que ser diferentão é uma característica positiva, uma vez que este é o primeiro sinal de que uma pessoa realmente pensa fora da caixa e busca agir conforme suas ideias que não seguindo o senso comum.

Lute pelo seu Direito de Ser Diferentão

Se voltarmos ao nosso tempo de escola, vamos nos lembrar de que ser diferente, na maioria das vezes, era motivo de chacota, bullying e causava grande estranhamento. Isso acontecia e ainda acontece porque o que é desconhecido quase sempre corre o risco de ser rejeitado; o que leva muitos jovens e crianças a sentir-se mal, ficar tristes e duvidar de suas capacidades.

Os diferentes ficaram no grupo dos diferentes e, “normalmente” são excluídos pelos que se consideram normais, ficam isolados, sozinhos no recreio ou sentados no fundão, imersos em seu próprio mundo.   Entretanto, olha só a contradição. Quando nós crescemos, nos tornamos profissionais, empresários, líderes, coaches, pais e mães; nós ouvimos o contrário, que temos que pensar e fazer diferente e, que isso é o que faz toda diferença na conquista dos nossos resultados.

De fato, ser diferente faz a diferença e pode ser um caminho maravilhoso de grandes vitórias e sucesso. Porém, este perfil tem que fazer parte do modelo mental da pessoa, pois quando é uma questão imposta não surte os mesmos efeitos.

O Poder de Ser Diferentão

Os diferentões são pessoas que desde sempre gostam de se aventurar, de pensar e agir fora do convencional, que não se contentam com as situações. Ousados e determinados, buscam mudar sua realidade e transformá-la em algo positivo e chegar ao seu estado desejado.

PSC

Para muitos, eles são loucos, indivíduos sem limite e que não medem as consequências. Ledo engano! Ser diferente não é ser alguém inconsequente, radical e irresponsável, mas sim conhecer bem as consequências de viver uma vida que na faz sentido e renunciar a um sofrimento evitável. Essa é sua forma de não pertencer aos outros, mas sim de pertencer e a si mesmo.

Enquanto de dentro da caixa muitos criticam, os diferentões não tem medo de abandonar um trabalho onde são bem-sucedidos ou mesmo infelizes para buscar fazer algo que seja mais compatível com seus sonhos e anseios pessoais e profissionais. Não ficam envergonhados de assumir suas vontades e de lutar por elas. Isso para uns pode ser apenas rebeldia, para eles representa a atitude de buscar encontrar o seu melhor.

Orgulhe-se de Ser Diferentão

E daí se você quer tirar férias no deserto, mudar para o meio da floresta amazônica, parar de comer carne, trabalhar com energias renováveis, ter outra forma de espiritualidade, gostar de bandas desconhecidas, aprender um idioma que ninguém nunca ouviu falar ou torcer por um time que ninguém conhece! Cada pessoa tem o direito de viver sua história e buscar se encontrar e se reconhecer naquilo que dá sentido e representa o seu o propósito de vida.

Por isso, quando alguém lhe disser que você é diferentão, agradeça e orgulhe-se disso.  Não se sinta menor ou envergonhe-se de ser quem é e como é. Entenda e aceite que o seu modo de ser e agir tem um sentido e pode ser o seu grande diferencial e o seu impulso para o sucesso. Use isso ao seu favor!

Do mesmo modo, não recrimine seus filhos, suas crianças e adolescentes por não serem iguais aos filhos dos outros e por pensarem e agirem de modo diferente. Pelo contrário, ajude-os a se reconhecerem como pessoas especiais e capazes de feitos extraordinários em sua vida. Empodere-os!