Mudança é uma palavra que assusta muita gente e, se esse é o seu caso, eu te convido a refletir sobre o assunto enquanto faz a leitura deste artigo. A vida é formada por ciclos e, certamente, você já iniciou e encerrou vários deles. Por mais que, no início, possa ter se assustado, tenho certeza que conseguiu superar todos os desafios que surgiram. As pessoas têm medo da mudança porque ainda não se deram conta dos benefícios que uma transformação pode trazer. Vamos entender melhor este tipo de receio e porque é tão importante abrir-se ao novo.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa
poderosa metodologia!

Por Que as Pessoas Têm Medo da Mudança?

A principal razão que faz com que as pessoas tenham medo da mudança é porque se trata de algo desconhecido e existe uma ideia de que o que não se conhece é negativo. Assim, por uma questão de autoproteção, muitos se deixam levar por ideias e sentimentos limitantes, que fazem com que acreditem que mudar é ruim e, com isso, se esquecem de que essa também pode ser uma grande oportunidade para evoluir e ser mais feliz.

O medo do desconhecido e de sair da zona de conforto é capaz de fazer com que os indivíduos fiquem inertes e passem a vida mergulhados em frustrações. Se você tem o sonho de abrir um negócio, terminar uma relação desgastada e infeliz, comprar um imóvel, viajar pelo mundo, sair da casa dos pais, mudar de emprego ou qualquer outra coisa que lhe seja importante, permita-se ser guiado por seu desejo e não deixe que o medo te bloqueie e te impeça de agir. Não tenha medo da mudança, mas sim de passar a vida da mesma maneira, apenas sonhando com o que gostaria de conquistar e de não realizar absolutamente nada.

Entenda que nem sempre uma mudança causada pelo fim de algo é ruim, uma demissão ou um término de relacionamento, por exemplo, podem ser o início de uma grande e maravilhosa transformação, daquela virada de chave que ansiava há tempos. Ao adotar uma postura positiva, terá motivação para agir, aprender a aproveitar e, também, a criar oportunidades de evoluir e se desenvolver.

Como Se Curar do Medo da Mudança

A principal atitude a ser tomada para que consiga perder o medo da mudança é adotar uma postura positiva e tentar enxergar as vantagens que isso lhe trará. Além disso, existem pequenas ações que, juntas, são capazes de grandes transformações que te ajudarão a encarar o novo de forma mais receptiva e, assim, aproveitar tudo de bom que ele possa proporcionar.

PSC

Reflita: pare para refletir sobre o incômodo que sente quando uma mudança acontece e se vê forçado a sair da sua zona de conforto. Aceitar que o medo existe é o primeiro passo para entender as razões para isso e, assim, eliminá-lo de uma vez por todas da sua vida e abrir-se para novas possibilidades.

Objetivos: ao invés de apenas sonhar em conquistar coisas novas, transforme-as em objetivos e defina metas para alcançá-las. Ao adotar essa nova visão, verá como sua atitude irá mudar e passará a tomar a iniciativa para buscar as mudanças e realizações que deseja.

Fale: falar sobre o que se sente é uma ótima maneira de conhecer e entender melhor os próprios sentimentos. Procure um amigo ou familiar em quem confie e se abra, fale a respeito do que está sentindo, suas inseguranças e angústias, isso irá te fazer muito bem e o ajudará a enxergar as mudanças com mais positividade.

Conselhos: além de desabafar, procure se aconselhar com pessoas mais experientes em relação à mudança em questão. Se você sonha em abrir um negócio, por exemplo, ouvir os conselhos de um empreendedor tarimbado pode ser muito enriquecedor. Contudo, é importante que se aconselhe com uma pessoa que seja realista e também otimista em relação à vida, para que lhe traga a realidade dos seus desafios sem te colocar para baixo.

Cautela: muitas mudanças envolvem riscos, então, para reduzir as chances de as coisas não saírem como o esperado, é importante agir com cautela e fazer um bom planejamento. Encontre o equilíbrio entre planejar e agir e, certamente, terá ótimos resultados.

Mudança: enquanto estiver passando por um processo de mudança, é natural que seja necessário mudar de planos e recalcular sua rota. Então, caso perceba que é necessário alterar alguma estratégia ou ação, analise as possibilidades e, quando tiver certeza ou sentir-se mais confiante, vá fundo em busca daquilo que acredita.

A Relação Entre a Resiliência e Mudanças

Acredito que já tenha ouvido em algum lugar a palavra resiliência, que originalmente se referia a uma propriedade comum de alguns metais de retornarem à sua forma original após passarem por um processo de mudança. Com o passar do tempo, a expressão ganhou um novo significado e, hoje, também se refere aos indivíduos que conseguem vencer situações desafiadoras sem perder sua essência e o sentido de sua vida.

É necessário reconhecer que nem todas as mudanças se apresentam de uma forma positiva. Na realidade, a maioria delas oferece grandes desafios e nos tira do lugar comum. Contudo, sempre é possível extrair algo de bom desse tipo de situação, seja a conquista de algo novo ou, mesmo, de lições valiosas que trarão muito aprendizado e experiência.

Os conceitos de resiliência e mudança estão completamente ligados, pois as pessoas que são resilientes, além de reagir bem ao novo, vão em busca dessa transformação de vida de braços abertos. Essa proatividade faz com que conquistem tudo o que desejam, seja algo relacionado à vida pessoal ou profissional.

Se você deseja se tornar uma pessoa mais resiliente e encorajar-se, busque se conhecer mais, desenvolver sua paciência, compreensão e, também, o humor, para que consiga sempre enxergar as coisas por um viés positivo. Além disso, forme uma rede com outras pessoas para que ofereçam apoio mútuo e se tornem cada vez mais fortes e preparadas para encarar os novos desafios de forma positiva e buscando dar sempre o seu melhor.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Ouse Ir Além

O Coaching é uma metodologia focada, principalmente, no desenvolvimento humano e as mudanças são parte fundamental desse processo. Costumo sempre dizer que para ter resultados diferentes, é preciso fazer diferente e ousar ir além. Com isso, quero dizer que toda mudança que desejar realizar em sua vida, deve começar dentro de você. Substitua o mindset do medo e da insegurança, pelo da coragem, do empoderamento e da ousadia de querer chegar mais longe e evoluir sempre.

A partir do momento em que aceitar que as mudanças são uma parte fundamental do crescimento humano em todos os aspectos, saberá extrair o melhor de cada uma delas e tornar sua vida melhor. Aproveite cada oportunidade para ir além e fazer diferente. Dessa forma, conseguirá alcançar os resultados que deseja; os amadurecimentos que precisa para evoluir e descobrirá um universo de novas e infinitas possibilidades. Permita-se!

Copyright: 320864933 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gguy