Você é uma pessoa influenciável? Bem, de modo geral, em maior ou menor grau, todos nós somos influenciados por algo ou alguém. Gostos, estilos, ideias, crenças, atitudes — a todo tempo somos inquiridos a sermos de determinado jeito ou a lutar e formar a nossa própria personalidade.

Se você é do tipo que se deixa influenciar facilmente, ou seja, que muda de ideia constantemente e que tem medo de mostrar realmente o que pensa, eis que chega a hora de repensar o seu comportamento. Digo isso porque essa volatilidade, em vez de indicar alguém flexível a mudanças, pode esconder um ser humano inseguro e que não discorda simplesmente para agradar os outros, o que não é bacana.

Dessa forma, prossiga com a leitura para continuar com essa reflexão que é tão necessária, especialmente em um momento em que influenciar se tornou uma profissão. Com isso, é preciso manter o senso crítico apurado para evitar se deixar levar por influências que não são positivas.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Livrando-se das influências negativas

Uma pessoa influenciável é aquela que forma a sua opinião de acordo com as pessoas e circunstâncias. É aquela amiga que, por exemplo, sempre pede a aprovação de alguém na hora de escolher a sua roupa e que demonstra ter enorme insegurança para tomar decisões sozinha, seja nos relacionamentos ou na carreira.

No trabalho, são aquelas pessoas que espalham as fofocas pela empresa, pois acreditam em boatos. Também são aqueles profissionais que, mesmo sobrecarregados, não conseguem dizer não a mais uma demanda urgente e, por isso, muitas vezes, acabam sentindo-se explorados e exaustos.

PSC

Na vida pessoal, os influenciáveis sofrem mais ainda, pois sentem enorme dificuldade em demonstrar a sua verdadeira opinião ao parceiro ou à família. Por isso, evitam veementemente entrar em discussões e, na maioria das vezes, demonstram indecisão, baixa confiança e até mesmo submissão, o que lhes traz grande tristeza.

Entretanto, como têm receio de não serem bem-vistos, acabam, repetidamente, aceitando esse tipo de situações e sendo facilmente manipulados. Em meio a tantas consequências negativas, é fundamental que a pessoa busque entender as origens de tais comportamentos e crie formas efetivas de mudar a sua maneira de pensar e de agir.

Todo ser humano tem direito a ter os seus próprios pensamentos, objetivos, sonhos e vontade — de acordo com as suas próprias crenças e valores, e não porque outros assim o querem. Para isso, é essencial conhecer a si mesmo, identificar os seus pontos fortes, diferenciais e habilidades, além de enxergar-se de maneira positiva.

Só assim é possível eliminar as fontes de tamanha dependência emocional e, finalmente, deixar-se influenciar apenas pelo que você realmente desejar. Permita-se ser você mesmo e ouse fazer as suas próprias escolhas!

7 passos para evitar se influenciar

Se você deseja manter a sua mente forte e centrada, a fim de evitar se deixar influenciar por tudo aquilo que não lhe agrega valor, vai gostar dos passos apresentados a seguir. São atitudes que vão ajudar você a manter o seu senso crítico apurado, de modo a evitar tomar para si verdades que não estão alinhadas com os seus princípios.

1. Conheça a si mesmo e identifique os seus valores

Antes de qualquer coisa, é preciso que você se conheça e saiba quem você é. Sem essa base, correrá o risco de ser influenciado por qualquer coisa que alguém venha a lhe dizer. Vale destacar que o processo de autoconhecimento deve ser contínuo, afinal, estamos todos em constante transformação.

Observe a si mesmo, questione-se e identifique o que acha certo ou errado, bom ou ruim, as suas prioridades e os seus objetivos. A partir disso, você conseguirá construir uma base sólida que o ajudará a evitar deixar-se levar por influências que não estão de acordo com quem você realmente é e deseja ser.

2. Pare de buscar aprovação

Se, ao longo da sua jornada de autoconhecimento, você perceber que tem a tendência de buscar aprovação alheia, questione-se em relação ao motivo que o leva a isso. Pense bem: por qual motivo você deveria ter as suas atitudes aprovadas por um terceiro? Por mais que seja natural considerar a opinião daqueles que amamos, quando isso se torna excessivo, deixa de ser saudável.

Você não precisa usar roupas de determinado estilo, ler certos tipos de livros, ter certas atitudes ou seguir comportamentos que não estejam alinhados com o que deseja para a sua vida, pelo simples fato de que “todo mundo está fazendo”. Qualquer grupo social que te force a mudar para ser aceito não merece a sua presença. Seja você, esse é o seu maior diferencial!

3. Busque outras fontes de informação

Como mencionado, vivemos numa época em que as redes sociais estão cheias de influenciadores. Isso pode ser bom, desde que saibamos escolher quem nos influencia e como isso acontece. Evite acreditar em tudo o que você ouve, mesmo que a pessoa que esteja falando seja alguém que você admira.

Sempre busque outras fontes de informação para confirmar o que você ouviu e para verificar se você realmente concorda com aquilo. Se perceber que é mesmo válido, ótimo, poderá seguir aquelas informações e, de quebra, terá exercitado o seu senso crítico. Entretanto, caso veja que aquela informação não está de acordo com os seus valores, ou não tem confirmação científica ou jornalística, descarte e siga a sua vida.

4. Aceite que mudar de ideia é natural

Existem pessoas que têm uma ideia equivocada sobre mudar de ideia, porque acham ser um sinal de falta de personalidade. A verdade é que mudar de opinião a respeito de determinado assunto é totalmente natural e até um sinal de inteligência. Apenas os inteligentes têm a consciência de que não sabem tudo e que sempre podem rever conceitos e até mudá-los.

É claro que você não deve mudar as suas crenças a cada conversa que você tenha com algum conhecido. No entanto, não acredite que ser rígido ou teimoso é algo positivo. Se de fato houver informações que o convençam de que outro ponto de vista está correto, não tenha receio de mudar.

5. Entenda que as pessoas gostam de você pela sua essência

Nunca, em hipótese alguma, aceite algo que não gostaria ou que não acha certo, apenas para agradar alguém. As pessoas que valem a pena e que gostam de você verdadeiramente continuarão ao seu lado, mesmo que você não concorde com elas em algum assunto. Inclusive, discordar pode ser saudável porque gera reflexão e permite que os dois lados possam rever os seus pensamentos.

Se receber críticas, porém, há dois questionamentos que você precisa fazer:

  • Há fatos que oferecem embasamento às críticas que eu estou recebendo? Elas fazem algum sentido?
  • A pessoa que está me criticando faz isso de forma construtiva, pensando em meu desenvolvimento pessoal, ou deseja apenas me magoar?

É por isso que o autoconhecimento é tão importante. Se você conhecer bem a si mesmo e também as pessoas que fazem parte da sua vida, não vai acreditar em tudo aquilo que lhe dizem. Apenas leve em consideração as críticas que fazem sentido e que partem daqueles que verdadeiramente desejam o seu bem.

6. Tome decisões considerando as suas convicções

Sempre que for tomar uma decisão, considere as suas convicções, os seus planos e os seus objetivos. Ouça os conselhos de pessoas que são importantes para você, mas, depois, coloque-os na balança para verificar se estão de acordo com o que você acredita. É a sua vida que está em jogo e não dá para colocá-la nas mãos de terceiros.

Quem irá arcar com as consequências das suas escolhas pessoais será você, então, nada mais justo e correto que você decida qual caminho seguir.

7. Tenha coragem de ser quem você é

Por fim, tenha sempre a coragem de ser quem você é, de expressar as suas ideias, de rever conceitos e de pensar criticamente, desde que isso não agrida a liberdade do outro. Assim, você vai evitar ser uma pessoa influenciável, do tipo que acredita em tudo o que ouve sem considerar se é mesmo válido ou não, ou se agrega algum valor à sua vida ou não.

A partir do momento em que você se comprometer a viver de forma consciente, honrando a sua verdadeira essência, saberá escolher o que pode ou não influenciar os seus pensamentos e as suas atitudes.

E então, está pronto para iniciar essa caminhada em busca de mais autenticidade e menos influências negativas? Deixe o seu comentário sobre o assunto no espaço abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais. Leve esta reflexão adiante!