Em uma escala de 0 a 10, o quanto se considera responsável pela sua felicidade. Saiba que se a sua resposta for diferente de 10 é importante que reflita a respeito do assunto, pois a sua satisfação é algo que não pode ser terceirizado. Por mais que relacionamentos amorosos, familiares e de amizade sejam positivos e essenciais, não dependa de ninguém para ser feliz, porque as pessoas devem entrar em sua vida para somar e não para preencher vazios.

Quando uma pessoa adquire a consciência em relação ao seu papel sobre a busca da sua própria felicidade, ela, consequentemente, se torna mais segura e feliz. Além disso, o fato de deixar de responsabilizar terceiros pela sua satisfação coloca fim às cobranças, o que faz com que os relacionamentos se tornem muito mais positivos para ambas as partes.

Assuma o Controle e Não Dependa de Ninguém Para Ser Feliz

Entrar em um relacionamento ou manter uma amizade com o objetivo de encontrar a felicidade no outro é uma atitude que deve ser sempre evitada. Afinal, não é justo colocar sobre outra pessoa uma responsabilidade que é exclusivamente sua. Agindo assim, a relação que deveria vir para agregar e fazer com que todos os envolvidos se sintam felizes, se torna algo marcado por cobranças, insegurança e sofrimento.

As relações verdadeiramente saudáveis são aquelas em que duas pessoas se mantêm unidas por opção e não por qualquer tipo de dependência. Claro que, mesmo com essa consciência, é natural sofrer com uma briga ou rompimento, por exemplo, contudo, a superação acontecerá de maneira muito mais rápida e sem traumas.

Nesse sentido, mesmo que ame o seu cônjuge e acredite que ele seja essencial em sua vida, não deposite sobre ele a responsabilidade de promover sozinho o seu bem-estar e a sua felicidade. Busque sim fazer coisas que o alegrem e o incentive a fazer o mesmo em relação a você como uma forma de cultivar o amor, mas procure se preencher em primeiro lugar.

Dicas Para Assumir a Responsabilidade Sobre a Sua Felicidade

Depois de entender a importância de assumir a responsabilidade sobre a sua felicidade, é hora de descobrir como colocar isso em prática. Através de cada uma das atitudes a seguir, você irá adquirir cada vez mais consciência sobre o seu papel de protagonista da sua história.

1 – Descubra Qual é o Caminho Para a Sua Felicidade

PSC

A primeira atitude a ser tomada é descobrir qual é o caminho para a sua felicidade. Por mais que a sociedade demonstre que existe um padrão pré-estabelecido, como se casar, ter filhos, estabilidade financeira e uma carreira de sucesso, trata-se de algo completamente subjetivo. Assim, o que é uma grande realização para mim pode não ser para você e vice-versa. Nesse sentido, procure voltar a sua atenção para si, a fim de se conhecer melhor e descobrir o que te motiva a ir além.

2 – Comprometa-se a Seguir Por Esse Caminho

Depois de descobrir o mapa da sua felicidade, é hora de começar a sua busca. Vale lembrar que aproveitar a jornada é tão importante quanto comemorar a chegada ao destino. Portanto, agradeça por cada dia vivido e alegre-se por cada passo dado, pois, por menores que sejam, eles também farão parte das suas conquistas. Vale lembrar que é completamente natural realizar modificações na rota no decorrer da vida, portanto, permita-se sempre rever os seus conceitos e mudar de ideia, pois isso é sinal de amadurecimento.

3 – Proteja-se das Energias Negativas

Talvez encontrará pelo caminho pessoas que tentem despejar suas frustrações e suas energias negativas sobre você. Para evitar que críticas e comentários ruins te desanimem, mantenha-se fiel aos seus valores e ao que acredita ser o melhor para ti. Claro que ouvir conselhos das pessoas que te amam e torcem pela sua felicidade é importante, apenas é necessário tomar cuidado para separar esses verdadeiros seres de luz daqueles que querem apenas te desestabilizar.

4 – Deixe as Comparações de Lado

Lembre-se sempre que a sua felicidade é algo que diz respeito apenas a você, portanto, as comparações devem ser completamente esquecidas. As histórias de vida de outras pessoas podem ser positivas quando utilizadas como fonte de inspiração e motivação. Mas nunca para fazer com que se sinta inferior ou incapaz. Lembre-se que o sucesso alheio é apenas a ponta do iceberg, e, muitas vezes, não podemos ver todo o trabalho que foi realizado e todas as falhas que foram cometidas até que ele fosse alcançado.

5 – Seja Assertivo ao Tomar Decisões

Assim como não se deve depender de ninguém para ser feliz, é necessário se libertar da responsabilidade pela felicidade alheia. Dessa forma, evite tomar decisões apenas para agradar aos outros. Claro que é natural querer fazer algo de bom para aqueles que amamos, mas jamais faça isso se essa atitude for contra o que acredita e deseja. Ser assertivo é, basicamente, dizer “sim” e “não” com sinceridade, sem aceitar ou negar coisas apenas por pressões externas.

6 – Jamais Se Anule Por Alguém

Mesmo que não possam ser responsabilizadas pela sua felicidade, as pessoas que te amam certamente torcem para que seja feliz e se realize em todas as áreas da vida. Nesse sentido, quando alguém com quem está se relacionando te força a ser alguém que não é, é necessário ligar o sinal de alerta e refletir a respeito. Se alguém deseja estar ao seu lado, que seja para agregar e para te apoiar a ir em busca dos seus sonhos e compartilhar contigo a felicidade.

7 – Se Aceite Como é

Por fim, a última dica para assumir o controle em relação à busca pela sua felicidade é que se aceite como é. A minha intenção com isso não é, de maneira alguma, te levar ao comodismo, muito pelo contrário. Apenas nos sentimos verdadeiramente motivados a transformar algo que amamos. Portanto, se quer emagrecer, ame seu corpo, se quer mudar sua vida ou realizar qualquer outra coisa, seja grato pelo que já possui. Assim, já começará a ser feliz desde já e as conquistas virão para agregar.

Espero que este artigo tenha te inspirado a assumir o controle sobre a sua vida e, assim, escrever uma linda história de desenvolvimento e realização. Lembre-se sempre que a busca pela felicidade é algo apenas seu, mas que compartilhá-la com quem ama tornará tudo mais especial.

 

Copyright:   520066774 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nd3000