Voltar

Não Deixe de Cumprir seus Compromissos

Publicado em | 0 comentários

KieferPix/Shutterstock Cumprir seus compromissos mostra que você tem organização, respeito e responsabilidade

Como que frequência você deixa de cumprir seus compromissos? Costuma marcar eventos e desmarcá-los ou mesmo faltar sem avisar? Se este é o seu caso, aqui vai um aviso importante: este comportamento, com certeza, está prejudicando sua vida pessoal e profissional e também social.

Digo isso porque as empresas desejam contar com seus profissionais em reuniões, congressos e apresentações. Essa também é a expectativa de um amigo, quando nos convida para um aniversário. Do mesmo modo é com nosso parceiro ou parceira, quando estes nos incluem em determinados compromissos e pedem nossa presença.

Não use os Imprevistos como Desculpas

Todos nós temos que lidar com imprevistos, afinal, eles sempre acontecem, mas desmarcar e faltar, repetidamente, na maioria das vezes, pode demonstrar total falta de compromisso e respeito da pessoa com o outro. Existem ainda os esquecidos e desorganizados, aqueles que não agendam seus eventos ou que simplesmente se esquecem deles.

Imagine o profissional que perde uma reunião importante no trabalho, por conta da desorganização ou do esquecimento! Além de prejudicar seus resultados, sua imagem e credibilidade também acabam ficando comprometidas. Isso também é negativo quando deixamos de ir a reuniões na escola dos nossos filhos ou faltamos a compromissos tradicionais, como os encontros familiares.

Nestes casos, a regra é clara: se não tem como ir, não confirme presença. Se tiver mais de um compromisso, no mesmo dia e horário, opte por aquele que achar mais importante e se, realmente você não estiver disposto a fazer social, simplesmente agradeça o convite diga que não poderá comparecer.

Estas atitudes demonstram maturidade e respeito por quem lhe convidou e garantem que ninguém “sofra” com o imprevisto de sua ausência. Em festas, por exemplo, esta atitude ajuda o anfitrião a economizar em bebidas e comidas, já que haverá um convidado a menos. No caso da empresa, possibilita que ela tenha tempo para escolher um substituto em reuniões e compromissos importantes em que você não possa participar.

De todo modo, quando você deixa de cumprir seus compromissos saiba que o maior prejudicado sempre será você. Por isso, honre sua palavra e lembre-se que se você marcou determinado evento, é porque ele tem alguma importância. Caso não, não assuma o que não pode cumprir!

Ainda assim, não deixe de ir ao médico, de fazer seu check-up anual, de comparecer aos cursos e workshops que sua empresa oferece, de encontrar seus amigos de vez em quando e marcar presença nos encontros de família.

Busque ser organizado, um profissional pontual, assertivo, e lembre-se que você é querido e importante para estas pessoas. Por isso, tente conciliar as suas responsabilidades profissionais com as de pai, mãe, marido, esposa, amigo ou filho. Honre seus compromissos, aprenda, interaja, cresça, inteire-se, divirta-se!

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!