Como que frequência você deixa de cumprir seus compromissos? Costuma marcar eventos e desmarcá-los ou mesmo faltar sem avisar? Se esse é o seu caso, aqui vai um aviso importante: esse comportamento pode trazer grandes prejuízos para a sua vida pessoal e, também, profissional.

Digo isso porque as empresas desejam contar com seus profissionais em reuniões, congressos e apresentações. Essa também é a expectativa de um amigo, quando nos convida para um aniversário ou para ajudá-lo em algo que precisa. Do mesmo modo acontece com nosso parceiro ou parceira, quando estes nos incluem em determinados compromissos e pedem nossa presença.

A forma como nos comportamos perante essas situações mostra para os demais se somos ou não confiáveis, por isso é tão importante cumprir seus compromissos. Siga a leitura para continuar essa reflexão.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Importância de cumprir seus compromissos

Você conhece alguma pessoa que sabe que pode contar? Aquela em que você confia para te ajudar nos momentos mais delicados. Pense em como nasceu essa relação, em como a confiança foi se fortalecendo entre vocês. Geralmente, o que ocorre é que o comportamento do outro vá, ao longo do tempo, demonstrando que se trata de alguém que é realmente verdadeiro e que lhe inspira segurança.

Isso também se aplica à visão dos outros em relação a você, as suas atitudes são como pontos, que podem ser somados ou subtraídos, determinando com o passar do tempo se você é digno de confiança. Cumprir seus compromissos é uma ótima maneira de somar pontos, da mesma forma que simplesmente faltá-los, sem qualquer justificativa, representa pontos negativos e compromete a sua credibilidade perante os demais.

PSC

Essa lógica se aplica às amizades, ao trabalho, ao relacionamento com clientes. As pessoas estão o tempo todo sentindo o comportamento umas das outras para fortalecer ou enfraquecer os laços de confiabilidade. Por isso é tão importante honrar os seus compromissos, para demonstrar aos outros e, também, a si mesmo que é digno de confiança.

Evite usar os imprevistos como desculpas

Todos nós temos que lidar com imprevistos, afinal, eles sempre acontecem, mas desmarcar e faltar, repetidamente, pode demonstrar total falta de compromisso e respeito da pessoa com o outro. Existem ainda os esquecidos e desorganizados, aqueles que não agendam seus eventos ou que simplesmente se esquecem deles.

Imagine o profissional que perde uma reunião importante no trabalho por conta da desorganização ou do esquecimento. Além de prejudicar seus resultados, sua imagem e credibilidade também acabam ficando comprometidas. Isso também é negativo quando deixamos de ir a reuniões na escola dos nossos filhos ou faltamos a compromissos tradicionais, como os encontros familiares.

Nesses casos, a regra é clara: se não tem como ir, não confirme presença. Se tiver mais de um compromisso no mesmo dia e horário, opte por aquele que achar mais importante e, se realmente não estiver disposto a fazer social, simplesmente agradeça o convite diga que não poderá comparecer.

Estas atitudes demonstram maturidade e respeito por quem lhe convidou e garantem que ninguém “sofra” com o imprevisto de sua ausência. Em festas, por exemplo, essa atitude ajuda o anfitrião a economizar em bebidas e comidas, já que haverá um convidado a menos. No caso da empresa, possibilita que tenham tempo para escolher um substituto em reuniões e compromissos importantes em que você não possa participar.

De todo modo, quando você deixa de cumprir seus compromissos, saiba que o maior prejudicado sempre será você. Por isso, honre sua palavra e lembre-se que se marcou determinado evento, é porque ele tem alguma importância. Caso não, não assuma o que não pode cumprir.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

Atitudes para cumprir seus compromissos e se mostrar digno de confiança

Se deseja ser uma pessoa que passa confiança para as outras, comece adotando as atitudes a seguir, elas irão demonstrar que você cumpre seus compromissos e, quando não consegue, encontra formas de resolver da melhor maneira possível com respeito e consideração.

1 – Evite assumir compromissos apenas por obrigação

Sempre que se deparar com um convite, evite agir por impulso e reflita antes de aceitar. Isso é importante porque, no calor do momento, pode acontecer de você dizer “sim” e, quando chegar a hora de cumprir o combinado, acabar desistindo. Por outro lado, quando toma decisões conscientes e de modo assertivo, dizendo “sim” ou “não” com convicção e segurança, garante que irá honrar o que acordou com as outras pessoas envolvidas.

2 – Seja sempre verdadeiro com as pessoas e consigo mesmo

A verdade é sempre o melhor caminho e você deve buscar colocá-la no centro das suas relações com os outros e consigo mesmo. Dessa maneira, todas as suas ações irão expressar isso, permitindo que crie conexões poderosas com familiares, amigos, clientes, colegas de trabalho. Sendo assim, seja sincero ao fazer promessas, para que as pessoas sintam que podem mesmo confiar no que diz.

3 – Coloque-se no lugar do outro

Sempre que for selar um compromisso com alguém ou pensar em desistir de algo que foi previamente combinado, coloque-se no lugar do outro. Ao fazer esse exercício de enxergar a situação através de outra perspectiva irá evitar fazer com os outros aquilo que não quer que façam contigo, isso é ter empatia. Essa é uma postura capaz de transformar o mundo em que vivemos, promovendo o respeito e a compreensão.

4 – Avise com antecedência quando não puder comparecer

Como mencionado ao longo do artigo, é totalmente natural que algum imprevisto aconteça e não possa comparecer a um compromisso. Nesses casos, é fundamental avisar com a máxima antecedência que puder, de preferência oferecendo alguma solução, como uma data para remarcar ou a indicação de alguém para ir no seu lugar. Esse tipo de cuidado demonstra respeito e empatia.

5 – Organize a sua rotina

Por fim, para que consiga cumprir todos os seus compromissos, é essencial que mantenha a sua rotina organizada, com horários predefinidos para cada tarefa e pontualidade. Assim, terá maior controle sobre o seu tempo, evitando se perder em meio a uma grande quantidade de atividades. Lembrando, mais uma vez, que imprevistos sempre podem acontecer, entretanto, o fato de ter esse controle irá facilitar a realização de adaptações, minimizando os danos.

Para finalizar, te pergunto: em uma escala de 0 a 10, o quanto costuma cumprir seus compromissos? É do tipo que as pessoas podem confiar ou costuma deixá-las desamparadas quando precisam? Reflita sobre isso e identifique os pontos em que pode melhorar, afinal, sempre é tempo de aprender e evoluir.

Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar este conteúdo através das suas redes sociais!