A carência afetiva é um problema bastante atual e que aflige um grande número de pessoas em todo o mundo. A solução para essa questão está dentro de cada indivíduo, pois, apenas quando cada um se conhece, passa a entender seus sentimentos e, assim, é possível colocar fim nessa sensação de vazio e falta de afeto. Vencer esse desafio é indispensável para conseguir se sentir completo e levar uma vida plena e feliz.

Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio
“Detox da Mente”!

O Que é a Carência Afetiva?

Antes de apresentar a definição de carência afetiva, permita-me lhe fazer uma pergunta: numa escala de 0 a 10, o quanto você se sente verdadeiramente completo e amado pelas pessoas com as quais convive? Se a sua resposta for abaixo de 5, acredito que esse seja um ponto de melhoria que precisa ser trabalhado para que consiga atingir o nível máximo de autossatisfação. Entender a razão das suas carências é a chave para eliminar, de uma vez por todas, as crenças limitantes que estão lhe impedindo de ser feliz em suas relações.

O sentimento de carência afetiva é marcado por sensações de solidão, abandono, desmotivação e desilusão. Um indivíduo carente é aquele que sofre com a falta de afeto mais do que os outros. Quando a vida lhe apresenta uma situação em que ficar sozinho é necessário, ele se sente triste e pode chegar até o estado de depressão. Vale lembrar que esse sentimento de ausência também pode ocorrer mesmo quando existe a presença física de outras pessoas, se tornando assim um ponto de alerta, pois mesmo com toda atenção e carinho do mundo, a pessoa ainda não se sente segura ou apreciada pelos demais.

É bastante comum que um quadro de carência afetiva tenha início na infância, quando a criança começa a ter os primeiros entendimentos sobre os seus sentimentos e a importância do relacionamento com familiares, colegas e amigos. Situações de abandono, falta de atenção, separação ou falecimento dos pais, são exemplos que podem desencadear no sentimento de carência afetiva, que, se não for tratado, pode perdurar até a vida adulta.

Os Sintomas da Carência Afetiva

Como disse anteriormente, se conhecer e entender a origem do seu sentimento de carência é fundamental para tratar essa questão em seu interior. Comece a observar em seu comportamento se costuma apresentar alguma das características que citarei a seguir:

  • Aceitar situações que não concorda apenas para agradar outras pessoas.
  • Conviver com o medo de agir de forma que desagrade os outros.
  • Acreditar que apenas conseguirá ser feliz se estiver ao lado de determinada pessoa.
  • Sentir ciúme excessivo das pessoas que gosta, chegando ao ponto de sufocá-las.
  • Não ter sonhos próprios e basear a sua vida nos desejos de terceiros.
  • Sentir um medo muito grande da solidão e da perda.
  • Achar que é inferior aos outros e não reconhecer seus talentos.
  • Fazer chantagem emocional o tempo todo para conseguir o que quer.
  • Ter determinadas atitudes apenas para chamar a atenção (falar alto, dar muitos presentes, se mostrar demasiadamente solícito) ganhar um carinho e se sentir amado.
PSC

Dedique alguns minutos para refletir, pensar na sua vida e nas situações que descrevi acima. Pense no que te leva a sentir solidão, ciúme, insegurança, inferioridade e medo de não ser querido, reconhecido e importante para os demais. Identificar a razão de cada sentimento vai te ajudar a buscar a solução e a cura para as dores causadas pela carência e, o mais importante, a entender as experiências negativas que desencadearam este comportamento e vencer suas consequências emocionais.

Dicas Para Superar a Carência Afetiva Definitivamente

O poder de mudar está dentro de você, acredite! Confira algumas dicas poderosas que vão te ajudar a se sentir uma pessoa completa, que valoriza o amor e o carinho daqueles que o cercam, mas que não é dependente deles para ser feliz.

Assuma o Controle Sobre Suas Atitudes

A carência afetiva causa no indivíduo uma sensação de dependência e faz com que aja sempre responsabilizando os outros pelas suas tristezas ou felicidades. O primeiro passo para acabar de vez com essa sensação de vazio é assumir a responsabilidade sobre o que sente e faz e não terceirizar mais sua satisfação.

Quando sentir um ciúme excessivo do seu cônjuge, por exemplo, pense na razão desse sentimento. Lembre-se sempre que o que está em seu interior é responsabilidade sua e não dos outros. Então, não há como exigir que outra pessoa pare de te fazer sentir de determinada maneira, pois esse poder é seu.

Racionalize as situações, ou seja, e não deixe que a carência destrua suas relações. Não temos posse sobre ninguém e muito menos somos objetos de alguém. As relações alcançam outro patamar quando o casal entende a importância um do outro em sua vida, mas tem a consciência de que é fazendo sua parte e, não sufocando o outro e lhe obrigando a ser, pensar e agir como cada um quer, que eles enfim podem conquistar sua felicidade plena.

Se Conheça Por Completo

Todo mundo tem suas qualidades e aqueles pontos que precisa trabalhar para melhorar, e com você não é diferente. Comece a refletir a respeito das suas qualidades e faça uma lista. Por mais que pareça óbvio que todos conheçam as características de sua personalidade, saiba que grande parte das pessoas não se conhece. Isso acontece porque muitos vivem sem parar para pensar em suas atitudes e comportamentos e sem entender a origem de cada ação.

Buscar o autoconhecimento, além de te ajudar a se valorizar, irá mostrar, também, quais são os pontos de melhoria que precisa considerar para se tornar uma pessoa menos carente e mais dona de si. Você é um ser extraordinário e precisa ter a consciência disso! Assim, ao entender quem você é, quais são suas qualidades e onde precisa melhorar, conseguirá encontrar as ferramentas certas para eliminar os sentimentos de carência e viver relacionamentos com amigos, familiares, parceiros, companheiras e colegas de trabalho de forma muito mais saudável e positiva.

Mantenha a Atenção aos Sinais de Carência

Eliminar a sensação de carência afetiva é possível, mas é algo que deve ser conquistado todos os dias, pouco a pouco. Então, é importante manter a atenção sobre os sinais que podem desencadear uma crise causada por ela. Quando notar que começou a sentir tristeza pela ausência de alguém, ciúme sem motivo, inferioridade e todos aqueles sentimentos nocivos relacionados à carência, pare e mude o foco da sua mente.

Encontrar atividades que lhe deem satisfação é uma ótima maneira de combater os sentimentos que te perturbam. Fazer uma caminhada, praticar um esporte, meditar, brincar com o seu animal de estimação, são exemplos de situações que promovem o bem-estar e ajudam a eliminar pensamentos negativos da mente. Lembre-se que tudo faz parte de um processo de mudança e, com dedicação e comprometimento em se tornar alguém melhor para si mesmo, com certeza, você conseguirá evoluir, se libertar do excesso de carência e viver relações mais produtivas.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Observe as Relações Que Tem Com as Pessoas

O ser humano é um ser social e, mesmo os mais reservados, precisam da convivência com outras pessoas. Antes de focar apenas em uma relação, comece a observar ao seu redor, os seus amigos, colegas de trabalho, vizinhos e familiares. Perceba que existem inúmeras formas de afeto e que todas elas têm uma importância na história e na saúde mental do ser humano.

Outro ponto importante a considerar é que cada indivíduo tem a sua forma peculiar de demonstrar o que sente. Então, não pense que alguém não gosta de você apenas porque não fala isso claramente. Muitas pessoas são mais reservadas e, por isso, demonstram os seus sentimentos de outras maneiras. Comece a observar as atitudes ao invés de palavras e perceberá que é muito mais querido e amado do que imagina.

E aí, gostou das dicas? Vê como a carência pode ser trabalhada e superada? Bem, espero que coloque as dicas em prática e consiga mudar esta sensação daqui em diante. Tenho a certeza de que, assim, conseguirá ter relacionamentos muito mais saudáveis, positivos e entenderá que a felicidade está em seu interior. Encontre seu melhor caminho e se permita construí-la. Você merece!

Copyright: 614925839 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mukhina%20viktoriia