O período de preparação antes de uma prova pode ser bastante desafiador se a pessoa não estiver motivada o suficiente para ter disciplina e foco. Se você está sempre pensando “não consigo estudar” precisa rever algumas atitudes que podem estar prejudicando a sua capacidade de concentração e o seu ímpeto em obter bons resultados e, urgentemente, mudar esta mentalidade.

Para isso, é importante desenvolver estratégias efetivas para vencer esta ansiedade gerada pela seriedade das decisões que devem ser tomadas, buscar ter boas horas de estudo para assim conquistar o sucesso em suas avaliações.

Não Consigo Estudar – 5 Dicas de Como se Organizar!

Confira minhas dicas para organizar seus estudos, disciplinar-se e assim, caminhar na direção de alcançar seus objetivos nestas provas:

Organize-se!

Uma das grandes dificuldades no dia a dia de um estudante é conseguir incluir tudo o que precisa ser revisto nas horas que tem disponível. O tempo sempre parece muito mais curto em relação à quantidade de matérias que devem ser estudadas. Antes de se entregar ao desespero, monte um cronograma com o que precisa ser estudado e a quantidade de horas previstas para cada item. Pense que será necessário estar pronto para contornar eventuais atrasos que podem acontecer no meio do caminho.

Elimine o “Não Consigo Estudar”

O pensamento negativo tem grande influência em nossa capacidade de resolver situações problemáticas. Enquanto você mantém sua mente focada na ideia de que não dará conta do estudo e que não está conseguindo render, terá grandes problemas em conseguir dar fim à lista de tarefas. Então, mude a sua forma de pensar e sempre que um pensamento ruim surgir troque-o por um pensamento positivo, do tipo – “eu sou capaz; vou conseguir estudar; vou me preparar muito bem; vou ter sucesso na prova…”.

Registre Seus Progressos

O fator mais motivador para alguém que precisa estudar é verificar os resultados, e você pode fazer isso diariamente. Ao final de cada dia de estudo, anote numa folha tudo o que aprendeu em cada disciplina. Realizando essa tarefa simples você estará tanto revendo o conteúdo estudado, como se munindo de motivação para continuar investindo o seu tempo em se preparar. Se possível, faça essas anotações num caderno, de maneira que possa verificar os resultados continuamente.

Cuide Bem de Si

PSC

Independente da dificuldade da prova para qual você está se preparando, é fundamental entender que seu corpo não é uma máquina, que sua mente precisa de descanso e o seu sistema de uma boa alimentação. O erro mais comum entre estudantes é virar noites estudando e não se alimentar corretamente. Um corpo cansado acompanha uma mente que não consegue focar no que está sendo estudado. Tenha boas noites de sono, mantenha uma alimentação saudável e, se possível, tire um tempo do seu dia para a prática de uma atividade física.

Faça uma Projeção Mental do Resultado

Para se motivar e deixar de lado o pensamento de “não consigo estudar”, faça sempre uma projeção mental positiva e alimente o pensamento de que sim, o resultado virá do seu esforço. Quando pensamos no que desejamos realizar e, nos conectamos intimamente com este objetivo, temos mais facilidade para vencer o cansaço e continuar nos esforçando. A motivação é como uma planta que precisa ser regada todos os dias para crescer, se manter viva e bonita.

Gostou das minhas dicas de como se motivar para conseguir estudar e conquistar grandes resultados? Coloque-as em prática, aproveite compartilhe com os seus amigos!