A música é, sem dúvida, uma das melhores formas que temos de nos conectar com a nossa essência, com a nossa personalidade e com nosso “eu verdadeiro”. Estas melodias e arranjos se transformam num bálsamo nos dias mais complicados e estressantes e também num ponto a mais de tranquilidade e equilíbrio nos dias que queremos apenas relaxar.

Neste sentido, a música instrumental para vídeo motivacional é escolhida a dedo e num processo de seleção bastante cuidadoso, afinal, além da mensagem que estamos querendo passar a quem nos assiste; as canções escolhidas fazem toda diferença para que ela acerte exatamente nos alvos que desejamos atingir: o coração e a mente de quem nos ouve.

Motivação na Música

Num vídeo motivacional para que a música realmente traga as emoções positivas e que levem a impulsionar os ânimos das pessoas que estão lhe assistindo; é essencial que o roteiro e letra de ambos combinem. Se, por exemplo, as imagens apresentadas são de carinho, perdão e reflexão; nada de colocar um rock pesado, não é mesmo?

Para estes trechos prefira trilhas mais suaves, introspectivas e refletivas. Do mesmo modo, se eu quero motivar, animar e engajar a plateia, eu não posso colocar uma canção lenta e desanimadora. Por isso, lembre-se sempre, ao apresentar, criar ou escolher para seus colaboradores um vídeo motivacional de que sua música deve sempre acompanhar cada ação.

Benefícios de ouvir música instrumental

Quem ouve música instrumental faz um bem a si mesmo. Vou deixar aqui vários benefícios de ouvir esse tipo de música principalmente no ambiente de trabalho:

Aumenta a produtividade – A música de fundo pode aprofundar seu foco enquanto você trabalha. Se você estiver concentrada em alguma tarefa, em um local de trabalho, o uso de fones de ouvido para ouvir música fornece um estímulo consistente que elimina as distrações do seu ambiente. Já, a música vocal, no entanto, pode adicionar outra distração, chamando sua atenção para as letras das músicas e, consequentemente, tirando sua atenção do trabalho. 

Energia mental – A música instrumental dá ao seu cérebro tempo para refletir e percorrer vários tópicos. Quando você gasta tempo processando seus pensamentos, sua mente se torna mais quieta e mais pacífica. Esse tipo de reflexão pode ser rejuvenescedor. O tempo de inatividade mental permite que você recupere a perspectiva e a energia mental antes de focar no que você precisa fazer. Música instrumental pode ser usada durante as sessões de yoga ou massagem para invocar calma e serenidade. Nos cultos de adoração, a música vocal pode ser usada para comunicar mensagens sobre Deus, mas a música instrumental pode ser usada para permitir ao adorador tempo para reflexão e oração.

PSC

Inspiração e definir um clima – Música instrumental pode definir um clima e trazer uma emoção. Você pode usar a música como inspiração para criar suas próprias imagens mentais, histórias ou filmes. Você pode usar a música para se colocar no estado mental e físico necessário para o desempenho máximo.

Concentração – Ouvir música instrumental permite que você se concentre apenas na música. Você pode contemplar os acordes, melodias, ritmos e design musical, ou pode simplesmente contemplar o que quiser, uma paisagem, a natureza, os pássaros, ou até mesmo a construção de sua cidade. Esta é uma razão convincente para ouvir música instrumental. Acredite ou não, mas usar a música de várias maneiras torna-a mais valiosa. Mas se você não tiver tempo para ouvir música em primeiro plano, experimente. Você pode se surpreender ao descobrir o que está perdendo.

Diminui a pressão arterialJá pensou em manter seu coração saudável? De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, ouvir música instrumental e clássica pode ajudar a reduzir a pressão arterial. A música instrumental é eficaz na redução da pressão sanguínea do participante, enquanto outros estilos como rap, o pop e o techno aumentam a pressão sanguínea.

Aumenta a memóriaPode realmente ajudar a melhorar a aumentar sua memória. Estudos comprovam que, as pessoas que ouvem música instrumental com frequência, demonstram um aumento na atividade das ondas cerebrais que está diretamente ligada à memória. Então, da próxima vez que você tiver que memorizar um grande discurso ou apresentação, coloque um pouco música instrumental enquanto pratica.

Estimula a criatividadePara fazer sua criatividade fluir, ouça música instrumental. Embora escutar música instrumental não o torne criativo instantaneamente, isso ajudará a criar uma mentalidade mais criativa. E lembre-se! Da próxima vez que você precisar fazer um brainstorming, tente ouvir um pouco desse tipo de música para pensar fora da caixa.

Reduz os níveis de estresseSe você está se sentindo estressado, ouça algumas músicas instrumentais. Para mulheres grávidas isso fará com que elas se mantenham em um nível de estresse controlado enquanto aguarda a chegada de seu bebê. Os cientistas afirmam que o ritmo da música clássica é semelhante ao do coração humano, o que facilita tanto a ansiedade quanto a depressão.

Potencializa a inteligênciaSe você tem um projeto importante para finalizar, ouvir música instrumental vai melhorar sua inteligência. Em um estudo, pesquisadores franceses descobriram que os alunos que ouviram uma palestra em que a música instrumental foi tocada ao fundo tiveram uma pontuação melhor em um teste em comparação com outros estudantes.

Combate a depressão – Quando você estiver se sentindo deprimido, pare de beliscar ou comer incessantemente e dê ouvidos à música instrumental. Vários estudos provaram que a música clássica ajuda a aliviar a depressão e a melancolia.

Sono mais tranquilo – Ouvir música instrumental antes de dormir fará com que você para de virar de um lado para outro, por isso, em vez de ligar sua TV e assistir qualquer coisa, ouça música instrumental que fará você ter uma noite de sono tranquila. De acordo com estudos com pessoas com problemas de sono, ouvir música clássica por apenas 45 minutos antes de dormir pode ajudar a melhorar a qualidade do sono

Alivia a dorEm vez de tomar um analgésico, quem sabe se você começar a ouvir uma seleção de músicas clássicas e instrumentais poderá ajudar a aliviar sua dor?! É provado que ouvir esse tipo de música alivia também a dor. 

Faz você mais feliz – Quer sair desse mau humor que você está? Ouvir música instrumental pode ajudar a aumentar a secreção de dopamina, que ativa o centro de recompensa e prazer do cérebro, colocando as pessoas num humor mais elevado. 

Enquanto a música vocal provavelmente será sempre a mais popular, ouvir música puramente instrumental tem seu próprio valor. Em nossa cultura moderna e muito corrida, podemos nos beneficiar fazendo uma pausa nas palavras e simplesmente curtindo a música.

Exemplos de Músicas Instrumentais para Vídeos Motivacionais

We Are The Champion – Queen

Tema Rocky – Gonna Fly Now

Missão Impossível –

Let It Go (Disney’s “Frozen”) – ThePianoGuys

O Gladiador – “The Battle

Tema da Vitória Ayrton Senna 

Conquistando o Impossível 

The Mission / How Great Thou Art – ThePianoGuys 

 

Estes são alguns exemplos de músicas motivadoras instrumentais bastante conhecidas e que sempre ajudam a motivar plateias pelo Brasil e o mundo. Estas canções, temas de filmes e de bandas famosas, são o perfeito exemplo de como, em nosso dia a dia, temos muitas referências de canções que anos motivam a ir além.

Toda música que tenha uma mensagem positiva pode ser usada para aumentar a motivação, o entusiasmo e o engajamento das pessoas. Podem ainda ser um convite à reflexão, e acessar seu eu interior e descobrir-se como alguém que deseja lutar em prol de suas próprias causas, de sua evolução como ser humano ou mesmo do crescimento da empresa, dos colaboradores e líderes de uma empresa.

Inspire-se nestas canções, motive-se e deixa fluir o seu melhor!

Copyright: Grant Johnson/Shutterstock