Segundo o lendário cantor e guitarrista estadunidense Jimi Hendrix: “A música não mente. Se há algo a ser mudado neste mundo, então só pode acontecer por meio da música”. O Coaching também é um processo de autoconhecimento e mudança. Portanto, ao uni-lo a grandes trilhas, os resultados, com certeza, são extraordinários.

A música tem um poder muito forte de despertar sentimentos, emoções, ideias e reflexões. O ritmo, a letra, o momento: tudo pode ser combinado de diferentes formas, gerando resultados únicos. Neste artigo, vamos compreender melhor o impacto da música sobre o desenvolvimento humano — e mais especificamente sobre o coaching. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Os impactos da música nas nossas vidas

Música e coaching: eu particularmente amo essa parceria, pois sei o quanto ela é poderosa. Tanto é que, nos meus cursos de coaching, tenho como trilhas sonoras várias canções belíssimas, sensíveis, fortes, com mensagens únicas, motivacionais e que dão, a cada momento, um sentido ainda mais especial às vivências dos meus alunos.

Se não bastasse tudo isso, a música sempre traz uma memória afetiva para todos nós. Assim, quanto mais positivas e estimulantes, mais elas ajudam a pessoa no seu processo de empoderamento pessoal e profissional, bem como no autoconhecimento. E sabe o que é mais interessante? Nem sempre é preciso ter alguém cantando para emocionar, pois a simples e fantástica combinação de instrumentos, já nos causa arrepios, emociona e consegue nos inspirar.

O poder da música no coaching

Para mim, a mais bela canção é a da evolução humana. Quando ouço os meus coachees, os meus alunos, conversando durante a sua sessão de coaching, trocando experiências e aprendizados, vivenciando sentimentos, fazendo um rapport de almas, entrando em flow e indo além no seu processo evolutivo, percebo o quanto a música é poderosa em diferentes contextos.

Para eles, as músicas que eu sempre coloco ao fundo fazem parte também da sua conexão, trazem sensações de relaxamento e bem-estar, promovem paz interior e ajudam a criar um ambiente seguro, de que todos precisam para dar e receber do outro, o seu melhor.

PSC

Tudo isso, para quem ainda não fez um treinamento de coaching comigo, pode parecer uma imagem distante, mas, acredite, dentro de uma sala de qualquer uma das minhas formações, as canções sempre dão o tom do treinamento e ajudam as pessoas a conectar as suas ideias, metas, objetivos, sentimentos e sonhos — que, muitas vezes, são descobertos ali.

Eu mesmo tenho algumas melodias, sinfonias e sons que são as minhas marcas pessoais e que eu uso, criteriosamente, em momentos importantes dos meus processos de desenvolvimento humano. Quem já fez a minha formação PSC — Professional and Self Coaching conhece bem algumas músicas especiais da minha playlist. Quem não fez está convidado a fazer o melhor curso de coaching do Brasil e a conhecer as canções que embalam tudo isso.

A utilização da música nos processos de desenvolvimento humano

A música é utilizada em sessões de coaching, em formações de desenvolvimento humano, em palestras e eventos sobre o tema e até mesmo em sessões de psicoterapia. Não é à toa que isso ocorre. A música sensibiliza e, por isso, permite que seja mais fácil compreender as nossas emoções. Confira, na sequência, 3 utilizações práticas para as músicas nesses processos, inclusive nas minhas formações.

1. Motivação

Muitas músicas apresentam mensagens motivacionais. Seja nas letras, seja nos ritmos, elas ajudam as pessoas a descobrirem a sua própria força. São canções que falam sobre o amor, sobre a felicidade, sobre a vitória, sobre a superação, enfim, sobre as qualidades fundamentais da vida e dos seres humanos.

Muita gente recorre às ferramentas do desenvolvimento humano, como o coaching e a psicoterapia, justamente porque se encontra em um momento de fragilidade e dor. Por isso, a música auxilia na recuperação dessas pessoas, desenvolvendo a resiliência e a coragem para passar por todas essas adversidades.

2. Energia e integração

Quem já participou de alguma das minhas formações certamente já percebeu que a música é utilizada também em momentos de descontração e energia. Na recepção dos participantes, no encerramento dos eventos, ou mesmo depois de um longo período de aprendizados, a música é utilizada para manter a energia em alta.

Letras interessantes, coreografias e até mesmo a interação com outras pessoas participando das formações fazem com que esses momentos sejam muito especiais. Isso evidencia outro poder incrível da música: a integração. Podemos dançar com outras pessoas, perceber o corpo em movimento e identificar como a própria mente se alegra e se enche de motivação diante desses momentos.

3. Calma e meditação

Por fim, também não podemos deixar de citar a importância da música nos momentos mais tranquilos. Uma letra mais sóbria e um ritmo mais leve têm o poder de acalmar os corações, de despertar a espiritualidade e até mesmo de favorecer a entrada no estado meditativo.

A meditação, utilizada em muitos processos de coaching e psicoterapia, é importante para favorecer o relaxamento, a reflexão, a visualização de imagens mentais, a concentração e a compreensão das próprias emoções e pensamentos. É um momento mais introspectivo, de muito autoconhecimento, que também é embalado pela música.

Como você pode notar, a música e o coaching têm uma relação mais estreita do que se imagina, podendo se revelar de diferentes formas e em diversos contextos. Ela beneficia o corpo e a alma, potencializando todos os processos de autoconhecimento e de desenvolvimento humano.

Por fim, se você quer se desenvolver de forma sistêmica, se tornar um coach profissional e aumentar as suas chances de sucesso na carreira, eu convido você a conhecer a formação Professional & Self Coaching e a criar a trilha sonora das mudanças que vão levar mais longe em todas as áreas da sua vida!

E você, querida pessoa, como sente a importância da música nas diferentes situações da sua vida? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!