Quando você tem iniciativa e muda, as coisas em você e ao ser redor mudam também. Conseguimos dar aquele passo adiante que tanto adiamos e nos libertamos das velhas crenças e comportamentos negativos que apenas escravizavam a nossa mente e nos impediam de evoluir pessoal e profissionalmente.

A maioria das pessoas passa toda uma vida acreditando que o seu jeito é o jeito certo, quando, na verdade, o melhor modo de viver é aquele que verdadeiramente nos traz um autoconhecimento capaz de nos fazer pessoas mais felizes melhores a cada dia. Neste artigo, você vai compreender a importância de tomar iniciativa e conferir algumas dicas para fazer isso da melhor maneira possível. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

É hora de tomar iniciativa!

Mudar de postura e tomar iniciativa é tentar entender onde você pode melhorar e evoluir, quais crenças você precisa eliminar, quais experiências ressignificar, a quem perdoar e como construir em você sentimentos e ideias mais positivos. Porém, consciente ou inconscientemente, evitamos isso o tempo todo. Não gostamos de mexer nas feridas e não gostamos de enfrentar os nossos dilemas, pois temos medo de nos ferir e de ferir o outro ainda mais.

Nem sempre o tempo cura sozinho os buracos da nossa alma. Por isso, precisamos fazer a nossa parte e tomar iniciativa para resolver os nossos problemas, sendo eles profissionais, pessoais, familiares ou afetivos. A angústia só vai embora quando convidamos a paz para morar dentro da gente, pois, enquanto as desordens internas forem constantes, não há nenhum espaço para viver bem. Mas o que é mesmo tomar iniciativa? Como entrar em ação?

Perguntas poderosas sobre a sua iniciativa

Vamos compartilhar algumas perguntas poderosas para você compreender melhor o que é tomar atitude:

  • Sabe aquele problema familiar, aquela dificuldade entre irmãos ou com os seus pais, que você ignora há anos? Será que já não está na hora de resolver essa questão?
  • Será também que não é o momento de assumir uma postura mais proativa no seu trabalho, mostrar mais as suas competências e o seu valor à empresa?
  • Será que não é hora de assumir os seus sentimentos por aquele amigo por quem é apaixonado há tempos?
  • Será que não é o momento de parar de reclamar da sua empresa e finalmente começar a procurar um trabalho melhor?
  • Ou, ainda, será que já não é tempo de finalizar o relacionamento com aquele parceiro ou parceira que você não ama mais e que só o maltrata e o faz infeliz?

Esses são exemplos de perguntas de reflexão que nos levam a conhecer melhor quem somos e o que queremos, bem como a tomar uma atitude diferente para mudar algo que nos incomoda e não nos faz bem.

PSC

Quando estamos insatisfeitos, apenas nós mesmos, e mais ninguém, podemos mudar essa situação. Para isso, é preciso mudar a mentalidade e mudar os comportamentos para, enfim, mudar os seus resultados em qualquer esfera da sua vida.

5 dicas fundamentais para tomar iniciativa

Confira, na sequência, 5 passos fundamentais para ser uma pessoa mais proativa em todas as áreas da sua vida.

1. Identifique as suas insatisfações

Em primeiro lugar, analise tudo aquilo que está gerando insatisfações na sua vida. Lembre-se de que as insatisfações são sinas de que você está “grande demais” para a sua zona de conforto, indicando que deve sair dela e promover mudanças. Por isso, as insatisfações devem ser um impulsionamento a novos desafios, e não motivo de reclamações constantes. Dessa forma, analise o seu estado atual e verifique as mudanças que se fazem necessárias.

2. Saia da posição de vítima

Entenda que quem está no controle da sua vida é você. Você não pode controlar as atitudes do outro ou os fatores externos que afetam o seu dia a dia, mas pode controlar as suas atitudes frente a tudo o que acontece. Portanto, saiba que os seus resultados sempre serão consequências dos seus pensamentos, dos seus sentimentos e das suas atitudes. Assim, entenda que a mudança que você deseja depende, acima de tudo, de você mesmo.

3. Defina objetivos realistas

Além de compreender o seu estado atual, você deve definir um estado desejado, isto é, um objetivo a ser alcançado. Esse objetivo precisa ser relevante, mensurável, específico e realista. É importante definir essas metas para que você tenha, de fato, a iniciativa para melhorar e progredir. Contudo, essa iniciativa depende da motivação, o que será muito difícil de encontrar se você definir para si mesmo um objetivo inalcançável. Sonhe, mas mantenha os pés no chão, OK?

4. Trace um plano estratégico

Depois de definir um objetivo realista, trace um plano estratégico. Em outras palavras, faça uma lista com tudo aquilo que você precisa fazer para chegar ao seu estado desejado. Por exemplo, se você deseja trabalhar em uma multinacional, há algumas ações importantes a serem colocadas em prática: aprender novos idiomas, fazer uma especialização na sua área de atuação, participar de eventos do setor para fortalecer o seu networking etc.

5. Adquira conhecimento e desenvolva competências

Para colocar o seu plano estratégico em prática, você deverá estudar, conversar com pessoas mais experientes no assunto em questão e efetivamente colocar as ações da sua lista em prática. Isso pode demandar o desenvolvimento de novas competências, como relacionamento interpessoal, resiliência, inteligência emocional, além da aquisição dos conhecimentos específicos referentes ao objetivo que você pretende alcançar. Por isso, nunca deixe de estudar e evoluir!

O coaching no processo da mudança

Falando em tomar iniciativa para resolver os seus problemas, uma poderosa metodologia para essa finalidade é o coaching, que atua exatamente no processo de mudança e evolução do ser humano. Esse método ajuda o indivíduo a expandir o seu mindset, a identificar e vencer as suas crenças limitantes, a superar as suas atitudes sabotadoras e a desenvolver sempre novas competências e habilidades, produzindo pensamentos mais positivos e produtivos.

Permita-se conhecer esse método transformador, faça coaching, mude a sua vida, tenha mais iniciativa e proatividade e prepare-se para construir resultados extraordinários. Esse processo o ajudará a colocar em prática todas as dicas apontadas acima!

E você, querida pessoa, como avalia a sua iniciativa para solucionar problemas? O que pode melhorar? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!